Full screen

Share

Show pages

TAREFA 
Pesquisa em fontes de informação, a aplicação de técnicas de separação na ETA e ETAR e a sua importância para o estudo do equilíbrio dos ecossistemas. 
Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

F.Q

Over 30 million people create interactive content in Genially

Check out what others have designed:

Transcript

TAREFA

Pesquisa em fontes de informação, a aplicação de técnicas de separação na ETA e ETAR e a sua importância para o estudo do equilíbrio dos ecossistemas.

ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais - trata a água depois de utilizada por nós, ou seja, a água poluída dos esgotos domésticos e a que provém das actividades industriais e agrícolas, que, depois de tratada, será devolvida à natureza.

Podem achar que é a mesma coisa mas, na verdade, são diferentes. Ambas servem para tratar a água, mas em sentidos opostos. ETA - Estação de Tratamento de Águas Residuais - trata a água que vem da natureza e que, depois de purificada, vai para a rede pública em condições de ser consumida e utilizada pelas pessoas.

ETA E ETAR

Técnicas de separação na ETA

Captação-A água bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano) é captada de mananciais, reservatórios hídricos utilizados para o abastecimento de água. Os mananciais podem ser superfíciais ou subterrâneos. Gradagem- A águe é forçada a passar por grades, eliminando objetos de maiores dimensões, como folhas ou ramos. Floculação- Através de agentes químicos as praticulas são aglomeradas. Decantação- As particulas aglomeradas depositam-se no fundo do decantador. Filtração- A água passa por filtros compostos por areia, carvão ativado e cascalho que retêm pequenas partículas. Reservatório da água tratada- Após a desinfetação com cloro, a água é direcionada para um reservatório,estando pronta para ser distribuída.

Gradagem- Filtração de objetos de grandes dimensões. Desengorduramento- Separação de gorduras por decantação. Desareamento- Separação de areias por decantação. Decantação de lamas ativadas- As lamas ativadas, usadas para desinfetar a água, são separadas por decantação. Centrifugação de lamas ativadas- Antes de serem depositadas em atterro, as lamas ativadas são centifrugadas para lhes ser removida a água por decantação. Filtração- Antes de ser devolvida ao ambiente, a água passa por filtros de areia.

Técnicas de separação nas ETAR

Este é um parágrafo pronto para conter criatividade, experiências e grandes história

IMPORTÂNCIA DA ETA E DA ETAR PARA O ECOSSISTEMA

Melhoria da qualidade da água - Origem de água potável para abastecimento doméstico e para irrigação; filtração de partículas; biodegradação de compostos tóxicos; redução de patogénicos humanos; decomposição e acumulação de metais pesados; tratamento de águas residuais e pluviais. Funções hidrológicas e hidráulicas - Controlo de erosão e de inundação por cheias; recarga de aquíferos; hidrodinâmica dos leitos de cheia. Efeitos climáticos - Zonas tampão contra o efeito de aquecimento global; fixação de carbono e equilíbrio de CO2; influências no micro-clima. Funções de biodiversidade - Promoção da vida selvagem; zonas de alimentação para aves, peixes e invertebrados; preservação de material genético; conservação de flora e fauna. Mineração - Extracção de areia e cascalho. Desenvolvimento de aquacultura e de sistemas integrados - Pesca, caça, criação de peixes combinada com produção de arroz. Produção de energia - Hidroelectricidade, energia solar, bombas de calor, combustíveis fósseis. Usos educativos - Visitas guiadas, estudos naturais, actividades de pesquisa científica Usos recreativos - Caminhadas, vela, natação, canoagem.

Next page

genially options