Muita energia
Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially

Check out what others have designed:

Transcript

Boa maré

Mar quente

Semiárido

Muita energia

A primeira característica do mar cearense é que ele é um mar enérgico. Há muito vento e, por isso, muito dinamismo nas águas. Por isso, o mar cearense é difícil de ser navegado. "É por isso que os pescadores e jangadeiros são grandes navegadores, sempre foram ao longo da história", comenta o biólogo Marcelo Soares, do Labomar.

Muita energia

"O mar corre muito aqui"

Na zona de superficialidade, até os 100 metros de profundidade, as águas cearenses têm temperaturas entre 26ºC e 30ºC. "Não é um dos mais quentes, mas no contexto brasileiro é bem quentinho", explica Marcelo.

Mar quente

No contexto do Brasil

No Ceará, temos uma maré chamada mesomaré, ou seja, cuja diferença entre a maré alta e a baixa é superior a dois metros e inferior a quatro metros. "Não é como na região Sudeste e Sul que você tem pouca maré. Aqui tem muita", define Marcelo Soares.

Boa maré

Mesomaré

O litoral cearense também está em uma região semiárida, pelas poucas chuvas e pela salinidade da água. As dunas são uma das características desses litorais. "os pescadores dizem que quando chove no Ceará os peixes chegam mais perto da costa para comer, porque o rio está jogando um pouco de material no mar", descreve Marcelo. "Mas isso dura uns 3 a 4 meses. Depois, o mar começa a dominar nossos rios."

Semiárido

Litoral também é semiárido