Devoniano
In�s Isabel Soares dos Reis 12042
Created on June 1, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
Transcript
devoniano
"A era dos peixes"
Na escala do tempo geológico, o Devoniano é o quarto período da era Paleozoica e está compreendido entre 416 milhões e 359 milhões de anos atrás .
Neste período o planeta passou por uma imensa reconstrução geológica, que resultou em uma intensa . Os continentes da Laurentia e Báltica colidem, no início do Devoniano, formando o continente da "Euramérica"
Paleogeografia
Com isso, o globo fica reduzido a três grandes continentes: Euramérica, Sibéria e Gondwana (o maior, que abrangia as regiões da Antártica, parte da África, América do Sul e Oceania).
Enquanto os microcontinentes que viriam a formar a Ásia tinham temperaturas mais altas, na Gondwana predominava o clima frio e húmido. Grande parte da superfície do planeta estava submersa por mares rasos.
Clima
Neste período, as principais transformações aconteceram na flora, com o crescimento exponencial de pequenas plantas terrestres através do desenvolvimento dos esporos (unidades flora reprodutivas compostas por uma única célula) .Com este processo, as plantas conseguiram se fertilizar com as sementes e atingir a altura de árvores. Elas formaram os primeiros bosques de que se tem registro, com o surgimento dos licopódios, samambaias e progimospermas.As florestas desenvolviam-se livremente sem a presença de animais herbívoros, deste modo aumentando os níveis de oxigênio na atmosfera e fixando dióxido de carbono.
Apesar do ambiente terrestre estar cada vez mais propício à vida, o Devoniano ainda é conhecido como a "idade dos peixes". Surgiram os primeiros tubarões, os peixes com nadadeiras lobadas, os peixes de nadadeiras raiadas e os placodermos (grupo de peixes com armadura que assumiram o topo da cadeia alimentar). Alguns peixes de água doce desenvolveram pulmões, que depois passariam a serem conhecidos como anfíbios, vivendo em ambiente terrestre e aquático.
Fauna
Feito por : Inês Reis
Obrigada