Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Antiga Igreja Matriz

Júlia Gonçalves 12º A- nº12

3. Apresentação da obra

5. Curiosidades

4. Ícones/ obras a destacar

2. Estilo arquitetónico

1. História

Índice

História

A Igreja do cemitério (Antiga Igreja Matriz), data o século XVIII e segundo Pinho Leal, foi reconstruída em 1704. Ao longo dos anos, a igreja testemunhou eventos importantes na vida da comunidade, servindo como local de oração, de celebração (casamentos e batizados), enterro e residência paroquial. Atualmente serve apenas como casa mortuária.

Estilo arquitetónico

Construída no traço do barroco portugês (interior) e estilo maneirista (exterior), é um exemplo impressionante da arquitetura religiosa da época. O traço do barroco portugês caracteriza-se: pelo dramatismo e expressividade, através de expressões faciais exageradas em esculturas e pinturas, procura impressionar e emocionar; talha dourada, uso excessivo de talha dourada em elementos decorativos; curvas e formas orgânicas, utilizado na arquitetura e decoração para refletir uma preferência por elementos fluidos; contraste entre luz e sombra, para criar efeitos dramáticos e destacar elementos decorativos; narrativa religiosa, representando passagens religiosas complexas e detalhadas.

O estilo maneirista que antecede o barroco possui caracteristicas únicas como: fachadas assimétricas, apresentam elementos deslocados, criando uma sensação de dinamismo e movimento; janelas e portas decoradas, frequentemente decoradas com molduras elaboradas, muitas vezes com detalhes esculpidos, adicionando complexidade visual à estrutura; uso de colunas e pilares, para enfatizar a veticalidade dos edifícios e criar uma sensação de ritmo e proporção.

Apresentação da obra

A igreja apresenta no seu exterior uma fachada principal que termina em frontão triangular, sendo este coroado por uma cruz latina de cantaria, e é rodeda pela torre sineira. No seu interior possui uma nave e uma capela-mor e quatro pisos: o primeiro é separado por friso;o segundo possui uma cartela oval inscrita; o terceiro um óculo circular com raios e o quarto em cada face possui uma sineira em arco de volta perfeita.