Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Jimena Roevros - 12ºI - nº 11

AÇÃO!

Ponto de partida

Persistência Retiniana
'Roda de Ilusão'
Fenacistoscópio
Zootrópio

Brinquedos óticos

. 3.

Associando a roda a um relógio, e sendo o tempo também um dos temas principais presentes em Corre Lola Corre, a estrutura tomou forma de um relógio de pêndulo.

Proposta inicial

Câmaras e Cinema

  • acaso determina conceito
  • peça pensada para vitrine
  • proporcionou um outro olhar sobre a aparencia da peça

Depois de estabelecer a estrutura da peça, faltava definir a animação. Procurei inspiração em todo o lado, encontrando-a no lasso, o companheiro fiel de qualquer ‘cowboy’ nos antigos Westerns americanos.

Animação - O LaSSO

Clique na imagem para ver a animação!

Processo

Clique na imagem para ver o movimento!

montação da exposição

Aquilo que eu quero transmitir com a minha peça é, de forma muito sintetizada, a alienação do povo, um povo que não alcança outros pontos de vista.

conceito

Clique na imagem para ver a peça em AÇÃO!

Ação!

2024

Para a nossa formação em contexto de trabalho foi nos pedido uma peça para ser exposta no Cinema São Jorge durante a 23ª edição da Monstra, o Festival de Animação em Lisboa. Foi assim que decidi que um bom ponto de partida seria rever o único filme que até então tinha assistido neste cinema - o filme Lola Rennt, ou Corre Lola Corre, de Tom Tykwer, que vi durante o Festival de Cinema Alemão.

'A persistência da visão tradicionalmente se refere à ilusão de ótica que ocorre quando a percepção visual de um objeto não cessa por algum tempo depois que os raios de luz provenientes dele deixaram de entrar no olho.''Desde a sua introdução, acredita-se que o termo "persistência da visão" seja a explicação para a percepção do movimento em brinquedos ópticos como o fenaquistoscópio e o zootrópio, e mais tarde no cinema.'

https://pt.wikipedia.org/wiki/Persist%C3%AAncia_da_vis%C3%A3o

Persistência retiniana

Não estava completamente satisfeita com a estrutura do relógio. Queria tomar partida das primeiras imagens animadas e seguir o caminho do cinema. Para mais inspiração, decidi visitar a Cinemateca Portuguesa - Museu de Cinema. Foi então que, associando a roda de ilusão a uma bobine de filme, decidi explorar uma estrutura semelhante a câmara de cinema.

Uma máquina criada em 1834 por William George Horner, composta por um tambor circular com pequenas janelas recortadas, através das quais o espectador olha para desenhos dispostos em tiras. Ao girar, o tambor cria uma ilusão de movimento aparente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zootropo

Zootrópio

'Do grego espectador ilusório, é um dispositivo inventado por Joseph Plateau para demonstrar a sua teoria da persistência na retina em 1829.'

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fenacistosc%C3%B3pio

Fenacistoscópio

Simbolicamente, o laço representa o poder. Com este poder nas mãos, até o que uma vez foi oprimido, pode se tornar opressor.

A animação que criei segue duas personagens em loop. A 1a atira uma corda em laço e prende a 2a. A 1a personagem sai de plano enquanto a 2a se consegue soltar e, quando se levanta, vemos pela sua posição e pela sua cor (a 2a vai ficando da cor da 1a, criando mais contraste entre as personagens, sem quebrar o loop) que se torna na 1a, atirando de novo o laço.

Procurei fazer algo que abordasse o tema da liberdade, sem que seja sério ou negativo demais.