Portfolio
Raquel Pacheco
Created on March 19, 2024
More creations to inspire you
POLITICAL POLARIZATION
Presentation
WATER PRESERVATION
Presentation
PROMOTING ACADEMIC INTEGRITY
Presentation
ARTICLES
Presentation
AGRICULTURE DATA
Presentation
THE OCEAN'S DEPTHS
Presentation
C2C VOLUNTEER ORIENTATION
Presentation
Transcript
Jimena Roevros - 12ºI - nº 11
AÇÃO!
Ponto de partida
Persistência Retiniana
'Roda de Ilusão'
Fenacistoscópio
Zootrópio
Brinquedos óticos
. 3.
Associando a roda a um relógio, e sendo o tempo também um dos temas principais presentes em Corre Lola Corre, a estrutura tomou forma de um relógio de pêndulo.
Proposta inicial
Câmaras e Cinema
- acaso determina conceito
- peça pensada para vitrine
- proporcionou um outro olhar sobre a aparencia da peça
Depois de estabelecer a estrutura da peça, faltava definir a animação. Procurei inspiração em todo o lado, encontrando-a no lasso, o companheiro fiel de qualquer ‘cowboy’ nos antigos Westerns americanos.
Animação - O LaSSO
Clique na imagem para ver a animação!
Processo
Clique na imagem para ver o movimento!
montação da exposição
Aquilo que eu quero transmitir com a minha peça é, de forma muito sintetizada, a alienação do povo, um povo que não alcança outros pontos de vista.
conceito
Clique na imagem para ver a peça em AÇÃO!
Ação!
2024
Para a nossa formação em contexto de trabalho foi nos pedido uma peça para ser exposta no Cinema São Jorge durante a 23ª edição da Monstra, o Festival de Animação em Lisboa. Foi assim que decidi que um bom ponto de partida seria rever o único filme que até então tinha assistido neste cinema - o filme Lola Rennt, ou Corre Lola Corre, de Tom Tykwer, que vi durante o Festival de Cinema Alemão.
'A persistência da visão tradicionalmente se refere à ilusão de ótica que ocorre quando a percepção visual de um objeto não cessa por algum tempo depois que os raios de luz provenientes dele deixaram de entrar no olho.''Desde a sua introdução, acredita-se que o termo "persistência da visão" seja a explicação para a percepção do movimento em brinquedos ópticos como o fenaquistoscópio e o zootrópio, e mais tarde no cinema.'
https://pt.wikipedia.org/wiki/Persist%C3%AAncia_da_vis%C3%A3o
Persistência retiniana
Não estava completamente satisfeita com a estrutura do relógio. Queria tomar partida das primeiras imagens animadas e seguir o caminho do cinema. Para mais inspiração, decidi visitar a Cinemateca Portuguesa - Museu de Cinema. Foi então que, associando a roda de ilusão a uma bobine de filme, decidi explorar uma estrutura semelhante a câmara de cinema.
Uma máquina criada em 1834 por William George Horner, composta por um tambor circular com pequenas janelas recortadas, através das quais o espectador olha para desenhos dispostos em tiras. Ao girar, o tambor cria uma ilusão de movimento aparente.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Zootropo
Zootrópio
'Do grego espectador ilusório, é um dispositivo inventado por Joseph Plateau para demonstrar a sua teoria da persistência na retina em 1829.'
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fenacistosc%C3%B3pio
Fenacistoscópio
Simbolicamente, o laço representa o poder. Com este poder nas mãos, até o que uma vez foi oprimido, pode se tornar opressor.
A animação que criei segue duas personagens em loop. A 1a atira uma corda em laço e prende a 2a. A 1a personagem sai de plano enquanto a 2a se consegue soltar e, quando se levanta, vemos pela sua posição e pela sua cor (a 2a vai ficando da cor da 1a, criando mais contraste entre as personagens, sem quebrar o loop) que se torna na 1a, atirando de novo o laço.