Full screen
Share






Grupo 2
Sara Palma
Created on November 23, 2021
Over 30 million people create interactive content in Genially
Check out what others have designed:
12 PRINCIPLES OF ANIMATION
Vertical infographics
HOW TO CREATE THE PERFECT VIRTUAL WORKSPACE
Vertical infographics
WHY WE LIKE INFOGRAPHICS
Vertical infographics
BOOKFLIX
Vertical infographics
Transcript
bolor visto ao microscópio; ampliação=400x
bolor visto à lupa binocular
leveduras vistas ao microscópio; ampliação =400x
Registos:
Nesta atividade laboratorial pretendemos observar através do microscópio ótico dois processos de reprodução assexuada, a esporulação no bolor do pão e a gemulação nas leveduras de forma a compará-las e compreendê-las. A reprodução assexuada é uma capacidade fundamental de alguns seres vivos, permitindo a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem ocorrer a fusão de gâmetas (fecundação) e assegurando a perpetuação das espécies em codições em que a reprodução sexuada não é possivel ou em organismos adaptados apenas a este tipo de reprodução. Neste tipo de reprodução, os descendentes desenvolvem-se a partir de uma célula ou de um conjunto de células do progenitor, pelo que todos os indivíduos são geneticamente iguais. Assim, a partir de um só indivíduo podem formar-se numerosos indivíduos geneticamente idênticos, tendo a designação de clone. Os indivíduos apenas têm modificações genéticas quando ocorre uma mutação.Existem vários processos de reprodução assexuada, os mais comuns são: bipartição, divisão múltipla, fragmentação, gemulação, partenogénese, multiplicação vegetativa e esporulação. A pergunta à qual pretendemos dar resposta é "Que estratégias de reprodução têm o bolor do pão e as leveduras?"
Introdução:
Atividade laboratorial-Relatório
Reprodução assexuada
Esta atividade laboratorial de observação do bolor do pão e da gemulação de leveduras dá continuidade ao estudo da reprodução assexuada, sendo esta uma reprodução sem gâmetas e sem fecundação. Pudemos observar as estratégias diferentes de reprodução assexuada em leveduras e no bolor do pão e concluir assim que estas têm estruturas morfológicas diferentes bem como formas diferentes de se reproduzirem. As leveduras reproduzem-se através da gemulação. Formam-se uma ou mais saliências, os gomos ou gemas, desenvolvendo-se e separando-se posteriormente originando novos seres. O bolor do pão reproduz-se com a formação de células reprodutoras, os esporos, cada um dos quais pode originar um novo indivíduo. Os objetivos foram atingidos e conseguimos dar resposta ao problema.
Maria Freitas Nº14Rafaela Cabral Nº15 Sara Palma Nº18
Conclusão:
Bibliografia: SILVA, Amparo Dias da [et al.]. 2004. Terra, Universo de Vida 1a Parte Biologia Biologia e Geologia 11oAno. Porto Editora. Porto. ISBN: 972-0-42155-X.
Observações: