Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Genially sem título
Hillary Cruz
Created on March 23, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Família Nuclear Família Extensa
– Promover o envolvimento da família; – Otimizar padrão de ligação; – Negociar estratégias de coping com a família.
– Avaliar a sobrecarga do cuidador segundo a Escala de Zarit; – Auxiliar o prestador de cuidados; – Orientar a família para a existência de uma unidade de longa duração e manutenção ou descanso do cuidador; – Educar a família para a gestão do esforço do prestador de cuidados; – Estimular os elementos da família [Sérgio, Ana] a participar mais na prestação de cuidados [da D. Maria].
Rendimento Familiar Insuficiente
– Entrevistar os diversos elementos da família para colheita de dados;– Avaliar o rendimento familiar segundo a Escala de Graffar; – Orientar a família para os serviçossociais; – Promover a gestão do rendimento familiar.
Rendimento Familiar Insuficiente
Rendimento Familiar Insuficiente
-Sérgio encontra-se ausente durante longos períodos de tempo, não demonstrando grande disponibilidade paraajudar os pais; – O casal refere que gostaria que a Ana fosse mais presente; – Único cuidador de D. Maria é oSr. José
– O marido auxilia a D. Maria na satisfação de algumas NHB – Marido possui uma idade avançada – Único cuidador da D. Maria é o Sr. José – O Sérgio não demonstra grande disponibilidade para ajudar os pais. – O casal refere que gostaria que a Ana fosse mais presente
– “D. Maria refere que os rendimentos familiares não permitem recorrer a este apoio”.
Intervenções de enfermagem
Síntese de dados
Diagnósticos de enfermagem
Síntese de dados
Aspetos ético-legais
Artigo 101.º Do dever para com a comunidade do Código Deontológico da Ordem dos Enfermeiros a) Conhecer as necessidades da população e da comunidade em que está profissionalmente inserido; b)Participar na orientação da comunidade na busca de soluções para os problemas de saúde detetados; c)Colaborar com outros profissionais em programas que respondam às necessidades da comunidade.” (OE, 2023, p.7)
Plano de Cuidados
Referências Bibliográficas •Agostinho, M. (2007). Ecomapa. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 23(3), 327–30. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i3.10366 •MindOnMap. (2022, Julho 28). Um guia para iniciantes sobre o que é genograma com explicação abrangente. https://www.mindonmap.com/pt/blog/what-is-a-genogram/ •Ordem dos Enfermeiros. (2023). Código Deontológico. https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/legislacao/Documents/LegislacaoOE/CodigoDeontologico.pdf •Silva, F. (2013). Relatório. [Tese de mestrado, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa]. Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa. https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/14637/1/%C2%A0203013816.pdf •Santos, E., & Fernandes, A. (2004). Prática Reflexiva: Guia para a Reflexão Estruturada (59-62). Revista Referência. https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2064&id_revista=5&id_edicao=10.
Negativos
Positivos
Subsistema Leis e Política
Subsistema Económico
Subsistema Saúde e Segurança
Variáveis Psicológicas
Variáveis Socioculturais
Variáveis de Desenvolvimento
Variáveis Fisiológicas
Stressores
Contexto interssistémico
Modelo Teórico de Betty Neuman
Contexto intrassistémico
Ecomapa
Genograma
Como é constituída a família Torres ?
Modelo Dinâmico de Intervenção e Avaliação Familiar
A família Torres é constituída pela D. Maria (73 anos) e o Sr. José (74 anos). A D. Maria possui limitações de mobilidade, que se têm vindo A agravar, pelo que o seu marido a auxilia na satisfação de algumas NHB. Para além disso, o Sr. José também está encarregue pelas aquisição dos bens essenciais (supermercado), medicamentos e gestão financeira.Este casal apresenta uma boa relação com ambos os filhos, a Ana (33 anos) e o Sérgio (38 anos). Apesar do Sérgio residir com os seus pais, este encontra-se ausente durante longos períodos de tempo devido à sua profissão, não demonstrando grande disponibilidade para ajudar os pais. Para além disso, o casal refere que gostaria que a Ana fosse mais presente. A Ana encontra-se casada com o André (37 anos) com o qual tem um filho, chamado Duarte (2 anos), e vivem numa aldeia próxima à da D. Maria e do Sr. José. Neste sentido, temos presentes três gerações: a primeira representada pela D. Maria e pelo Sr. José, a segunda por Sérgio, Ana e o seu marido. A terceira geração é representada pelo Duarte.
FAMÍLIA TORRES- COMUNIDADE DO PINHÃO
aaa
Contextualize your topic with a subtitle
Variáveis Socioculturais
- D. Maria tem o quarto ano de escolaridade, Sr. José possui o sexto ano de escolaridade, Sérgio tem o nono ano de escolaridade e a Ana concluiu uma licenciatura.
- D. Maria e Sr. José são reformados Ana é professora do primeiro ciclo de ensino básico e o Sérgio é camionista
Variáveis Fisiológicas
- D. Maria diagnosticada com Diabetes Tipo II, sendo Insulinodependente há dez anos,retinopatia há dois anos, hipertensão Arterial há dez anos e apresenta uma ferida na zona plantar do pé direito.
- D. Maria apresenta limitações na mobilidade, necessitando de auxílio do marido na satisfação de algumas NHB.
- Sr. José apresenta Hipertensão Arterial há cinco anos.
Subsistema económico
– Não há apoio económico para os cidadãos
Variáveis de Desenvolvimento
- A família é constituída por 2 idosos, 3 adultos e 1 criança .
- A média de idades é 42,83 anos.
Subsistema saúde e segurança
– Recurso de apoio Domiciliário – Programa de reabilitação urbana – Aumento de policiamento – Definição de estratégias preventivas adequadas
Subsistema leis e política
– Recurso de apoio Domiciliário – Programa de reabilitação urbana – Aumento de policiamento
Negativos
– Intrapessoais: número de comorbilidades, o grau de dependência da D. Maria, rendimentos familiares diminuídos, receio de colocar pessoas estranhas em casa por parte da D. Maria – Interpessoais : presença e disponibilidade reduzidas dos filhos, sentimento de insegurança entre os moradores – Extrapessoais: residir numa comunidade suburbana problemática, com situações de luta e furto/roubo nas ruas
Positivos
– Interpessoais: Auxílio do Sr. José na satisfação das necessidades de D. Maria, boa relação com os filhos – Extrapessoais: Programa de reabilitação urbana, aumento do policiamento e a definição de estratégias preventivas adequadas.
Variáveis Psicológicas
- Gostariam de contar com a presença da filha com mais regularidade
- D. Maria tem muito receio em colocar pessoas estranhas em casa