Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Genially sem título
ana rocha
Created on March 23, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
HUNGRIA
ola, eu nesta apresentação vou falar sobre a hungria , espero que gostem e que divirtam-se
trabalho de geografia realizado pelo aluno Pedro Rocha Gomez
"Himnusz", conhecido pelo primeiro verso, "Isten, áldd meg a magyart" (Deus, abençoa os húngaros) é o hino nacional da Hungria, adoptado em 1844, com texto de Ferenc Kölcsey e música composta por Ferenc Erkel.[1][2][3][4]
hino nacional hungaro
Himnusz
Família linguística: Línguas urálicas, Línguas fino-úgricas, Línguas úgricas Escrita: Alfabeto latino (húngaro) Família: Urálica; Fino-úgrica; Úgrica; Húngaro Pronúncia: ˈmɒɟɒr ˈɲɛlv
Atualmente, o húngaro é a língua oficial da República da Hungria, com aproximadamente 10,5 milhões de falantes (98% da população).
Atualmente, 58% da população declara-se católica e 24%, protestante. Depois de longa dominação estrangeira, por diversos ocupantes (principalmente turcos e austríacos) os desfechos da I Guerra Mundial propiciaram tanto a independência quanto a proclamação da república, em 1918.
os busó
Feriados importantes na Hungria Dia Nacional da Hungria – 15 de Março. Festa da Constituição e de São Estevão – 20 de Agosto. Dia da República e Dia de São João de Capistrano – 23 de Outubro. Segunda-feira de Páscoa – 13 de Abril (em 2020) Natalna Hungria. Ano Novo na Hungria. Carnaval do Danúbio.
Carne e peixe O salame húngaro ('téliszalámi') é mundialmente conhecido. Goulash (gulyás é qualquer sopa de carne com paprika e legumes) Bográcsgulyás (a forma mais antiga de Kesselgulasch) Pörkölt - pedaços de carne com caldo de pimentão e outras especiarias, servido com uma massa denominada tarhonya Halászlé - sopa picante de peixe Bajai halászlé Szegedi halászlé~ (sopa de peixe de Szeged) Hurka (véres hurka: morciea, májas hurka: paté de fígado, especialidades caseiras de porco, hurka e kolbász conhecidos como disznótoros) Fogasch (húngaro: "fogas") Libamáj - fígado de ganso Lecsó - pimentos fritos com cebola e batatas (acompanhamento) Hortobágyer - recheio de goulash Debreziner (salsichas de Debrecen)
Folclore Húngaro O Folclore Húngaro se baseia em danças tradicionais que se conservaram há séculos nos pequenos povoados da Hungria. Através da apresentação dessas danças, você terá uma visão mais ampla da música, da dança, das roupas e dos costumes da Hungria. Budapeste tem três claros representantes do folclore húngaro. Esses grupos atuam há mais de meio século tanto na Hungria quanto no exterior:
trajes hungaros
O nome 'húsvét' tem um significado literal em húngaro. Com o fim da Quaresma e com ela o jejum de 40 dias após a época festiva, significa que você pode comer carne novamente. É uma palavra composta de 'hús', que significa 'carne' e 'vét' neste contexto significa 'consumir, comer'. Please use the sharing tools at the bottom of the articles. Copying articles for sharing with others is a breach of the Daily News Hungary Copyright Policy.
A Páscoa, ou 'húsvét' em húngaro, está chegando, mas o que exatamente estamos comemorando? Presunto, ovos, um grande banquete matinal, homens regando mulheres com água, crianças mergulhando em algumas guloseimas de chocolate, mas por que realmente fazemos isso? Para a Igreja Cristã, este é considerado um dos feriados mais importantes, sua história remonta a cerca de 2,000 anos, e há muitos costumes associados a ele que não sabemos mais o motivo por trás ou simplesmente não o seguimos hoje. Magyarországom tentou coletar alguns e explicar seus antecedentes. Please use the sharing tools at the bottom of the articles. Copying articles for sharing with others is a breach of the Daily News Hungary Copyright Policy.
atividades produtivas
A Hungria, com cerca de 10 milhões de habitantes e um PIB per capita de 17 750 USD, é uma das economias mais integradas e abertas da União Europeia. O seu setor produtivo é muito direcionado para as exportações e, comparativamente aos restantes países da Europa Central e Oriental, representa um dos maiores beneficiários de investimento direto estrangeiro. Depois de alguns anos de crescimento económico robusto, em 2020 o PIB contraiu 5,2%, como resultado da crise provocada pela Covid-19. Em 2021, verificou-se uma recuperação acentuada da atividade económica de 7,1%, tendo, em 2022, ocorrido uma ligeira desaceleração (4,6%). Com a guerra na Ucrânia e consequente pressão inflacionária (14,6% em 2022, devendo, em 2023, aumentar para 17,4%), a economia húngara deverá contrair em 2023 (-1,1%), segundo projeções da EIU- Economist Intelligence Unit,. O país tem registado défices consecutivos na balança corrente (balança comercial + balança de rendimentos + balança de transferências corretes), atingindo, em 2022, o maior défice (-8,1% do PIB) desde a crise financeira 2007-08. Prevê-se que haja uma inversão da balança nos próximos anos (-0,1% do PIB em 2023 e positivos posteriormente), com a esperada adoção das medidas que permitirão liberar os fundos europeus até à data congelados. Numa estratégia de diversificação no contexto dos mercados europeus, a Hungria pode ter uma importância acrescida para as exportações portuguesas. Entre as principais indústrias, destacam-se como oportunidades de negócio o setor automóvel, eletrónica, informática, metalurgia, materiais de construção, química e farmacêutica, e alimentar.