Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Leymah Gbowee

Leandra Rocha 8B

go!

Biografia

Nascimento: 1 de Fevereiro de 1972 Monróvia,Libérica) (52 anos)Nacionalidade: Liberiana Ocupação: AtivistaEmpregadora: Universidade ComlubiaReligião: Luteranismo

Informação

Leymah Gbowee nasceu na zona central da Libéria. Aos 17 anos mudou-se para Monróvia, a capital, quando a Segunda Guerra Civil rebentou. Formou-se como terapeuta durante a guerra civil e trabalhou com crianças que foram meninos-soldados do exército de Charles Taylor.

Premios

Prémio Living Legends por Serviços à HumanidadePrémio Gruber por los Derechos de la Mujer, 2009Medalha John Jay for JusticeWomen's eNews 2008 Leaders for the 21st Century Award

Prémio Nobel da Paz

Recebeu o nobel pelo seu contributo pacífico para pôr fim a guerras civis que ocorreram na Libéria até 2003 Tal conduziu à eleição de Ellen Johnson-Sirleaf como a primeira mulher presidente de um país africano. Gbowee foi em 2011 uma das três personalidades galardoadas com o prémio Nobel da paz junto com a sua compatriota Sirleaf e a iemenita Tawakkol Karman.

O que defedeu

Galardoada com o Prémio Nobel da Paz de 2011, Leymah Roberta Gbowee é uma ativista da paz liberiana, assistente social e defensora dos direitos das mulheres. Recebeu o nobel pelo seu contributo pacífico para pôr fim a guerras civis que ocorreram na Libéria até 2003.

Vídeo