Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Get started free
Apresentação Essencial
12705 Dinis Castro de Carvalho
Created on March 22, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Dinis N6 8E
A Reforma e a contrarreforma da igreja católica
A igreja catolica sofreu duras criticas no séc.xIv, devido à obeservação dos humanistas que perceberam que os mebros do clero não estariam a ter o melhor comportamento, vivendo uma vida de luxo , ostentação,corrrupeção e imoralidade. Depois das indulgências , a igreja viu a sua vida exposta por Martim Lutero que criou a Reforma Protestante e juntou a ele outros protestantes, que lhe seguiram as pisadas e também criaram novas igrejas protestantes.
Reforma católica:
- Realização do Concílio de Trento;
- Abertura de ceminários para disciplinar membros do clero;
- Criação das companhias de Jesus;
- Criação de escolas e universidades Católicas;
- Rigor e disciplina sobre o Clero e tudo relacionado com a igreja;
Medidas tomadas pela a igreja:
Para combater o avanço do protestantismo, a igreja católica serviu-se de dois instrumentos muito importantes e poderosos: A Inquisição- Tribunal dirigido pelo clero, onde condenavam e perseguiam quem não seguisse a fé cristã ou praticasse qualquer heresia ou bruxarias; A Congregação do Índex- Catálogo de obras proibidas na doutrina cristã;
O que foi a contrarreforma?
A reforma católica veio alterar e mudar mentalidades e crenças na Europa. Portugal também foi influenciado e marcado por este movimento, sofrendo algumas alterações . A Inquisição deixou marcas profundas e instalou o medo de punição e controlo que impedia a população de viver livremente. As ideias humanistas também sofreram um travão, pois a igreja não era a favor da evolução cultural. A igreja viu nesta época a sua dignidade exposta e comentada por todos e ao reagir alterou hábitos e costumes para se afirmar novamente na sociedade.
Conclusão:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/contra-reforma.htm
https://www.todamateria.com.br/contrarreforma/
https://www.infoescola.com/historia/reforma-catolica/