Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Taxa de Alcoolémia no sangue (TAS)

Investigo e comunico

1.

A ação do etanol no sistema nervoso origina efeitos nefastos que prejudicam a condução: O estado de euforia e sobrevalorização das próprias capacidades, quando, na realidade, estas já se encontram diminuidas. Diminuição da atenção e da concentração do condutor. as capacidades sensoriais ficam perturbadas, especialmente a visão. Há uma perturbação das capacidades perceptivas, sendo que há um aumento do tempo de reação, uma desaceleração da resposta reflexa e uma diminuição da resistência à fadiga.

2.

A concentração máxima de etanol no sangue, permitido por lei, para a condução de veículos em Portugal, é a seguinte: Generalidade dos condutores - 0,5g/l Recém-encartados - 0,2g/l condutores profissionais - 0,2g/l

3.

Com uma taxa de etanol de 0,5g/l no sangue, o risco de acidente duplica. Com uma taxa de concentração de etanol de 1,2g/l, o risco de acidente aumenta 16 vezes.

4.

O órgão do corpo humano responsável pela decomposição do etanol no organismo é o fígado. Em média, o fígado demora uma hora a processar 0,1g de etanol.

Webgrafia: www.ansr.pt www.prp.pt www.acp.pt www.invicta.pt

Helena Vieru, nº15, 7ºB