Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Sequência didática idiomas
Silvia Moreno
Created on March 20, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Formadora:Rita Laranjos Silvania Gomes 1ºAno-Nº9864-TAS
start
cadeia de sobrevivênciasuporte básico de vida suporte avançado de vida
- PASSOS PRA A REALIZAÇÃO DO SAV
- OS PASSOS PARA SEGUIR O SBV - QUANDO DEVE SER APLICADO O SBV - OS RISCOS AO REALIZAR O SBV
ÍNDICE
SUPORTE AVANÇADO DE VIDA
SUPORTE BÁSICO DE VIDA
SUPORTE AVANÇADO DE VIDA PRECOCE
DESFIBRILAÇÃO PRECOCE
IINICIAR O SUPORTE BÁSICO DE VIDA
ACESSO A SIEM
-O QUE É ?-OS SEUS ELOS-QUAL A SUA IMPORTÂNCIA
CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Question 4/5
No âmbito da disciplica de UFCD 6570, irei realizar este presente trabalho proposto pela formadora Rita Laranjos, na qual irei falar sobre a cadeia de sobrevivência, suporte básico de vida e suporte avançado de vida, bem como os seus conseitos.
Cadeia de sobrevivência representa um conjunto de procedimentos e ações que permitem salvar vítimas de uma paragem cardiorrespiratória. EXISTE 4 ELOS DA CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA : -Acesso ao SIEM -Iniciar o SBV -Disfibrilação precoce -SAV precoce Todos esses elos são de extrema importância no salvamento de uma vida humana.
CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA
ACESSO A SIEM
INICIAR O SBV
Permite ganhar tempo, mantendo alguma circulação e ventilação na vitíma, até a chegada de equipa diferenciada. Desta forma a vitíma tem mais hipótese de sobrevivência, se for iniciada de imediato, no local onde ocorre a situação.
ELOS DA CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA
É um sistema composto que tem ações que permitem salvar uma vitíma em caso de perigo de vida. Na qual apresenta as seguintes fases: detenção, alerta, pré-socorro, socorro no local do acidente, transferência e tratamento definitivo e cuidados no transporte.
DESFIBRILAÇÃO PRECOCE
SAV PRECOCE
Permite conseguir tempo através da entubação endotraqueal, fazer com que haja uma ventilação e circulação mais eficas. Exige mais habilidades e conhececimentos envolvidos nesse tratamento. Deve ser iniciado na fase pré-hospitalar e continuado no hospital.
ELOS DA CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA
Trata-se da aplicação de um choque elétrico, ao nível do tórax da vitíma, fazendo com que esta corrente eléctrica passe pelo coração, parando a atividade conturbadora apresentada. Deve ser feito mais precoce possível.
O suporte básico de vida é um conjunto de procedimentos muito bem defenidos que tem como objectivos: -reconhecer as situações em que há risco de vida eminente; -saber quando e como pedir ajuda; - saber iniciar, sem recurso a qualquer equipamento, manobras que contribuem para preservar a oxigenação e circulação até chegar a equipa de apoio.
SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Os possívens ricos que podem acontecer é ao realizar as compressões, que pode causar fratura de articulações condrocostais, lesão dos orgãos internos, rotura do pulmão, do coração ou do fígado. E na Ventilação como é a insuflação de ar para o estômago, que pode provocar a saída do conteúdo do mesmo para a via aérea,provocando a elevação do diafragma.
O suporte básico de vida é feito quando a vitíma tiver inconsciência e não representar nenhuma respiração.Para as vitímas consciênte e sem suspeita de trauma basta colocar na posição lateral de segunça e ligar ao 112.
1º Condições de segurança; 2º Avaliar a consciência; 3º Gritar por ajuda; 4º Permeabilizar a via aérea; 5º Respiração normal?; 6º Ligar 112; 7º 30 Compressões torácicas; 8º 2 Insuflações; 9º Manter 30/2
Os riscos ao realizar o suporte básico de vida
Os passos para seguir nas manobras do suporte básico de vida
Quando deve ser aplicado o suporte básico de vida
SUPORTE AVANÇADO DE VIDA
É um conjunto de habilidades que antecedem ao suporte básico de vida. Dando mais apoio a circulação e fornece mais a ventilação. Envolve intervenções mais complexas e procedimentos invasivos, feitos pelos profissioais de saúde.
PASSOS PARA ATENDER UMA VITÍMA COM PARAGEM CARDIORRESPIRATÓRIA
1º Reconhecer uma PCR; 2º Fazer RCP de alta qualidade a nível de SAV; 3º Identificar o rítimo eletrocardiográfico manulmente através de um desfibrilador manual; 4º Utilizar os medicamentos para PCR; 5º Os cuidados pós PCR quando a vítima retorna para uma circulação espontánea. Mas temos que lembrar que tudo começa pelo suporte básico de vida, na qual dá sequência ao suporte avançado de vida.
Ao elaborar este trabalho apliquei o meu conhecimento, sobre o suporte básica de vida, o suporte avançado de vida e cadeia de sobrevivência. Hoje em dia a paragem cardíaca de repente, representa a principal causa de morte em uitos adultos. E estas paragem cardiorrespiratória maioria das vezes acontece em ambiente extra-hospitalar, logo é de extrema importância que qualquer cidadão esteja apto para realizar as manobras de reanimação.
Conclusão
BIBLIOGRAFIA
https://www.cardio365.pt/cuidar/manobras-de-suporte-basico-de-vida-passo-a-passo/
https://www.google.com/search?q=elos+da+cadeia+de+sobreviv%C3%AAncia-
https://www.inem.pt/2017/05/30/cadeia-de-sobrevivencia-2/