Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

ICONS PRESENTATION

Lourenço Carneiro (2

Created on March 20, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

START

Trabalho realizado por Lourenço Carneiro e Miguel Rosales

A fermosura desta fresca serra

Índice

Next

TEMA/assunto

rECURSOSExpressivos

eSTRUTURA INTERNA

eSTRUTURA EXTERNA

Next

TEMA/assunto

A saudade e a tristeza originadas pela ausência da amada. Exemplo: «Sem ti, tudo m’ enoja e m’ avorrece...» (v.12)

O tema presente no poema é o amor, mais especificamente a necessidade da presença da mulher amada, a saudade e a tristeza originada pela ausência da mesma.

TEMA

Next

Estrutura externa

Next

O nosso poema é um soneto, pois é composto por duas quadras e dois tercetos. O esquema rimático é o seguinte: abba/abba/cde/dec e a rima é interpolada, emparelhada e cruzada. Cada verso é decassilábico , contendo 10 sílabas métricas.

Estrutura externa

Next

Rima cruzada ex: enfim, tudo o que a rara natureza. C com tanta variedade nos ofrece, me está (se não te vejo) magoando. E Sem ti, tudo m’ enoja e m’ avorrece; sem ti, perpètuamente estou passando E nas mores alegrias, mor tristeza.» C

Rima emparelhada ex: «A fermosura desta fresca serra, e a sombra dos verdes castanheiros, B o manso caminhar destes ribeiros, B donde toda a tristeza se desterra;

Rima interpolada ex: «A fermosura desta fresca serra, A e a sombra dos verdes castanheiros, o manso caminhar destes ribeiros, donde toda a tristeza se desterra;» A

Estrutura externa

Estrutura externa

Versos decassilábicos (10 sílabas métricas)

| A | fer | mo | su | ra | des | ta | fres | ca | se | rra | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Estrutura Interna

A primeira parte é composta pelas duas quadras e apresenta a descrição de uma natureza harmoniosa, verdejante, aprazível, propícia à felicidade amorosa, que circunda o sujeito poético. A segunda parte corresponde aos dois tercetos e enfatiza a irrelevância da beleza natural perante a ausência da amada. A saudade e o desgosto não permitem ao sujeito poético usufruir do que mais perfeito e belo existe na Natureza. O advérbio “enfim” sintetiza a caracterização feita nas duas quadras e introduz, simultaneamente, a conclusão do sujeito poético quanto aos efeitos dessa Natureza no seu estado de espírito.

Estrutura Interna

1.ª Parte (as duas quadras): — Descrição de uma natureza harmoniosa, verdejante, aprazível, propícia à felicidade amorosa, que circunda o sujeito poético; Exemplos: «A fermosura desta fresca serra, e a sombra dos verdes castanheiros...» «... o esconder do sol pelos outeiros, o recolher dos gados derradeiros, [...]»

Estrutura Interna

2.ª Parte (os dois tercetos): — Enfatiza a irrelevância da beleza natural perante a ausência da amada. A saudade e o desgosto não permitem ao sujeito poético usufruir do que mais perfeito e belo existe na Natureza; Exemplos: «... me está (se não te vejo) magoando.» «Sem ti, tudo m’ enoja e m’ avorrece...»

Estrutura Interna

— O advérbio “enfim” sintetiza a caracterização feita nas duas quadras e introduz, simultaneamente, a conclusão do sujeito poético quanto aos efeitos dessa Natureza no seu estado de espírito.; Exemplo: «... enfim, tudo o que a rara natureza com tanta variedade nos ofrece...»

Estrutura Interna

Recursos expressivos

Hipérbole: — enfatiza a dor sentida pelo sujeito poético devido à ausência da sua amada; Exemplo: «... sem ti, perpetuamente estou passando, nas mores alegrias, mor tristeza.»

Recursos expressivos

Adjetivação: — expressa a beleza do cenário natural, um espaço propício ao amor; Exemplo: «A fermosura desta fresca serra, e a sombra dos verdes castanheiros, o manso caminhar destes ribeiros,»

Recursos expressivos

Antítese: — remete para a amargura do eu lírico pelo facto de a amada não estar presente; Exemplo: «... nas mores alegrias, mor tristeza.»

Recursos expressivos

Obrigado pela vossa atenção

Fim