Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

História

Beatriz Pereira N1 8C

Renascimento e Reforma

Renovação cultural dos séculos XV e XVI

1

Os novos valores e atitudes do Renascimento

2

A nova produção literária e o papel da imprensa

3

A arte renascnetista: arquitetura

4

A arte renascentista: escultura e pintura

5

A arte em Portugal nos séculos XV e XVI

6

7

A rutura e reforma religiosa do século XVI 1

8

A rutura e reforma religiosa do século XVI 2

9

A reação da igreja Católica ao protestantismo

10

A situação religiosa na Península Ibérica

O que foi o Renascimento?

O renascimento foi um movimento de renovação cultural nos séculos XV, e XVI nas Europa. Foi influenciado pela expansão marítima e trouxe um,a nova forma d entender o ser humano, o mundo e a natureza. Rompendo com a tradição mediaval, o Renascimento colocou o ser humano no centro do pensamento,valorizando suas capacidades. Inspirado na cultura clássica da Grécia e Roma, esse período marcou o início da Era Moderna. Foi uma época de grandes mudanças e avanços intelectuais, artísticos e científicos, que moldaram a história europeia. O Renascimento foi uma verdeira renovação cultural que resgatou os valores da Antiguidade Classica.

Onde surgiu e porquê?

No Renascimento, as cidades italianas como Florença, Génova, Milão e Veneza se tornaram centros de cultura. O mecenato era comum, com príncipes e burgueses apoiando financeiramente os artistas. A presença de sábios gregos e bizantinos preservou a cultura clássica. As escolas de arte e universidades foram focos de cultura. Os vestígios e monumentos romanos inspiraram os artistas. O Renasciemento espalhou se para outras partes da Europa, incluindo Portugal durante os reinados de D. Manuel I e D. João III.

Que novos valores e atitudes se desenvolveram no Renascimento?

O Humanismo no Renascimento alorizou o estudo do ser humano, inspirado na cultura clássica. Os humanistas defendiam valores como o classicismo, individualismo, espírito crítrico e valorização da experiência. Eles buscavam conhecimento rigoroso baseado na ciência e razão. A observação da natureza contribuiu para o desenvolvimento de várias ciências. Em 1543, Copérnico desafiou a teoria geocêntrica de Ptolomeu, afirmando ue o Sol era o centro do universo.

Qual foi o impscto do Humanismo na produção literária da época?

Os humanistas do Renascimento estudaram autores e obras da Antiguidade Classica, traduziram e comentaram muitas obras importantes. Eles foram protagonistas de uma renovação literãria, valorizando a superioridade do Homem, a razão e o espírito crítico. Erasmo de Roterdão foi um dos humanistas mais importantes, criticando a corrupção e defendendo valores como humildade e caridade em sua obra "Elogio da Loucura", e muitos mais. Esses escritores contríbuiram para a valorização das Línguas nacionais.

Que papel desempenhou a impresa na difusão da nova mentalidade?

A invenção da imprensa por Gutenberg em 1455 foi essencial para a disseminação das ideias humanistas. Vom a impressão de livros mais baratos e em maior quantidade, as ideias puderam chegar a várias cidades eropeias como Paris, Roterdá, Oxford, Cambridge, Lovaina e Vitemberga. Foi uma revolução na forma como as ideias eram compartilhadas e permitiu que mais pessoas tivessem acesso ao conhecimento.

Oque distigue a arquitetura renascentista?

As principais característica da arquitetura renascentista são:

  • o uso de arcos de volta perfeita ou redondos;
  • a utilização de cúpulas e de coberturas em abóbadas de berço;
  • a aplicação de frontões triangulares nas fachadas;
  • o uso de colunmas e pilastras com capitéis clássicos (ordens dórica, jónica e coríntica);
  • o uso de cornijas e balaútres a coroar os terraços;
  • a impressão de horizontalidade nas construções.

Quais são as principais características da pintura renascentista?

  • a inspiração clássica - utilização dos modelos clássicos greco-romanos, destacando-se o gosto pela representação do nu e estátuas equestres;
  • o naturalismo - o corpo humani é representado com rigor anatómico, graças ao maior interesse pela figura humana ( rosto, gestos, emoções);
  • o realismo - representação ds figuras com harmonia e respeitp pelos cânones, inseridas em formas geométricas (pirâmides, quadrados, retângulos).

Principais características da escultura do renascimeno

Na pintura do Renascimento destacam-se as seguintes características:

  • pintura a óleo
  • técnica do sfumato
  • realismo
  • perspetiva
  • proporcionalidade

Como está representada a arte renancentista em Portugal?

Que elementos identificam o estilo manuelino?

  • elementos marítimos (redes, conchas, cabos);
  • elementos maturalistas (raízes, troncos, folhagens);
  • e símblos nacionais (esfera armilar, cruz da Ordem de Cristo, escudo real)

O renascimento e Portugal teve um desenvolvimento posterior, mas deicou obras arquitetônicas e influêmcias artísticas significativas. Destacam-se a Ermida de Nossa Senhora da Conceição em Tomar, a igrja da Graça em Évora, os claustros do Convento da Assunção em Faro. Nas catedrais de Miranda de Douro, Portalegre e Leiria também há influências renancentistas. A pintura foi influenciada pelos pintores flamengos e a escultura italianas.

o que explica a crise da Igreja da igreja Católica?

Como se iniciou a Reforma prostetante?

Nos séculos XIV e XV, a Igreja Católica enfrentou uma crise devido a disputas políticas, o Cisma do Ocidente e críticas ao seu poder. Movimentos de contestação surgiram, exingindo mudanças e criticando a inetrferência da Igreja em assuntos polítcos, comportamentos imorais e a falta de formação religiosa de alguns membros do clero. A situação se intensificou com a Bula das Indulgências.

Martinho Lutero, monge alemão, revelou-se contra a Igreja Católica no século XVI, questionando as indulgências. Foi excomingado, mas funfou o luteranismo, uma nova doutrina cristã.

Que príncipios ideológicos definem a Igreja Luterana?

Depois de ser excomungado, Lutero criou o luteranismo, uma niva doutrina cristã que valorizava a fé e a leitura da Bíblia. Sua influência se espalhou rapidamente, levando ao surgimento de outras igrejas protestantes.

O que distingue a Igreja Calvinista?

O calvinismo foi fundado por João Calvino, um humanista francês que teve que fugir para Genebra por ser protestante. Ele pregava princípios semelhantes aos do lutenismos, mas com ênfase na predestinação.

Como surgiu a Igreja Anglicana?

Como reagiu a Igreja Católica?

O anglicanismo foi estabelecido por Henrique VIII, na Inglaterra, devido a um conflito com o Papa. Ele se tornou o líder da Igreja inglesa, que se separou de Roma. Mesmo assim, os rituais do anglicanismo são parecidos com os do catolicismo.

Em vários países desencadearam-se conflitos entre católicos e protestantes. Nos fins do século XVI, a Europa concentrava-se dividida: os países do Norte e Centro eram maioritariamente protestantes e os do Sul continuavam católicos.

Que medidas marcaram a Reforma Católica?

A Igreja Católica reagiu ao protestantismo com a Reforma Católica e a Contrarreforma. No Concílio de Trnto, reafirmaram-se os dogmas da fé, criaram-se seminários e proibiu-se a acumlação de cargos religiosos. Os Jesuítas foram fundados e evangelizaram povos em diferentes partes do mundo.

Para que serviu a Contrarreforma?

A Contrarreforma foi uma resposta da Igreja Católica ao avanço do protestamtismo. O Concílio de Trento tomou decisões importantes, reforçou a Inquisição e criou o Índex, uma lista de livros proibidos.

Qual foi o impacto da rutura religiosa na Peníncula Ibérica?

Na Península Ibérica, Portugal e Espanha tiveram uma situação social e religiosa diferente do Centro e Norte da Europa. A Inquisição lutou contra heresias e perseguiu judeus, muçulmanos e cristãos-novos. Muitos fugiram para países protestantes, prejudicando a economia e a cultural da região.

Como se manifestou a intolerância religiosa?

Os cristãos-novos enfrentaram muito intolerância em Portugal. Ees eram vistos como rivias no comércio e muitas vezes eram condenados pela Inquisição. O Índex também censurou obras de autores protestantes e humanistas.

O Império Português e a concorrência inetrnacional

Renovação cultural dos séculos XV e XVI

1

Que fatores contribuíram para a crise do Império Português no Oriente?

No século XVI, Portugal viveu uma grande prosperidade, mas enfrentou desafios. O país tinha um vasto império, mas poucos recursos para administrá-lo. Os ataques de corsários e naufrágios causaram perdas significativas. Além disso, a concorrência dos holandeses, franceses e ingleses ameaçava o monopólio português nos mares. Os muçulmanos recuperaram rotas terrestres, diminuindo o comércio português no Oriente. A corrupçâo dos funcionários coloniais também foi um problema. Portugal teve que abandonar alguas praças militares e feitorias. Enquanto isso, o Império Espanhol prosperava.

Fim

Beatriz Pereira N1 8C