Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

ANO LETIVO 2023/24
TRABALHO DE FÍSICO-QUÍMICA

EVOLUÇÃO DO MODELO ATÓMICO

Representação de um átomo

O desenvolvimento do modelo atômico é uma história fascinante na ciência, marcada por uma série de marcos históricos que ajudaram a moldar nossa compreensão da estrutura e comportamento dos átomos.

MARCOS DO MODELO ATÓMICO

Demócrito, um filósofo grego antigo, propôs pela primeira vez a ideia de que a matéria é composta de partículas indivisíveis chamadas átomos. Embora essa teoria não tenha sido apoiada por evidências experimentais na época, foi um ponto de partida importante para o desenvolvimento futuro da teoria atómica.

Teoria Atómica de Demócrito (século V a.C.)

Demócrito de abdera

John Dalton formulou sua teoria atómica, que incluía várias ideias-chave, como: os átomos são esferas indivisíveis; todos os átomos de um elemento são idênticos; compostos são formados por combinações específicas de átomos em proporções definidas. Embora simplista em comparação com a compreensão atual, a teoria de Dalton ajudou a estabelecer a base para futuras investigações sobre a estrutura atómica.

Teoria Atómica de Dalton (início do século XIX)

JOHN DALTON (1766-1844)

Joseph John Thomson (1856-1940)

A descoberta dos raios catódicos por William Crookes e seu estudo posterior por J.J. Thomson foram importantes para o desenvolvimento do modelo atômico. Thomson determinou que os raios catódicos eram constituídos por partículas negativas, que ele chamou de eletrões, sugerindo assim que os átomos eram divisíveis e continham partículas subatômicas. Em síntese, Thomson descobriu os eletrões que são partículas que orbitam em volta do átomo.

Descoberta dos Raios Catódicos (final do século XIX)

Ernest Rutherford (1871-1937)

O modelo atómico de Rutherford divide-se em três partes: o átomo é um espaço vazio com uma zona central, o núcleo, bastante pequeno, denso e com carga elétrica positiva, é onde se concentra também quase toda a massa do átomo; os eletrões giram em órbitas circulares à volta do núcleo; é conhecido como modelo planetário, porque os eletrões descrevem uma órbita à volta do núcleo.

Modelo atómico de Rutherford (1911)

Niels Bohr desenvolveu um modelo atômico que incorporava a ideia de níveis de energia quantizados para os eletrões. Nesse modelo, os eletrões só podiam ocupar órbitas discretas ao redor do núcleo, e a transição entre essas órbitas estava associada à emissão ou absorção de energia.

Modelo Atômico de Bohr (1913)

Niels Bohr (1885-1962)

Wolfgang Pauli
Erwin Schrödinger
Werner Heisenberg
O modelo atômico moderno é uma síntese de várias teorias e descobertas, incluindo a mecânica quântica. Ele descreve o átomo como um núcleo central composto de protões e neutrões, com eletrões orbitando em torno do núcleo em regiões chamadas orbitais. Destacaram-se vários físicos no desenvolvimento da ideia de Bohr, como Werner Heisenberg (1901-1976), Erwin Schrodinger (1887-1961) e Wolfgang Pauli (1900-1958), entre outros.

Modelo Atômico Atual (século XX)

Trabalho realizado por: João Aleixo Nº9 9ºIRodrigo Dias Nº14 9ºITiago Silva Nº19 9ºI

OBRIGADO!