Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

InteligênciaArtificial - CHATGPT

O ChatGPT (sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”) é um modelo de linguagem baseado em deep learning (aprendizagem profunda), um braço da inteligência artificial.

Info

A ferramenta foi desenvolvida em 2019 pela empresa norte-americana OpenAI, que funciona como um laboratório de pesquisa em IA. A ferramenta tem Elon Musk como um de seus fundadores, embora o bilionário não faça mais parte do quadro diretivo.

O ChatGPT é uma ferramenta conversacional online que pode ser acessada por meio do site oficial:

como funciona ?

como aceder ao ChatGPT?

Quais são as versões do ChatGPT?

2019

2019

GPT-1

GPT-2

2020

GPT-3

BENEFICIOS E CONTRAS

CHATGPT

Com a crescente popularidade do ChatGPT, os seus utilizadores devem saber seus benefícios e desafios. A habilidade do ChatGPT de entender e produzir respostas similares a humana tornou-o uma ferramenta valiosa no processamento de linguagem natural.

+INFO

Perigos do ChatGPT

Apesar de todas as utilidades do chatgpt, algumas questões relacionadas ao seu uso podem ser controversas. Uma delas é o fato de que, por apresentar um texto muito fidedigno à escrita humana e com aparente coerência e coesão, o chatgpt pode fornecer respostas falsas que soam verdadeiras, impulsionando a propagação de "fake news". Um outro perigo é o mau uso do sistema para gerar códigos maliciosos e e-mails de phishings, que podem infectar dispositivos com malwares.

Info

Um outro tema divergente é a questão dos direitos autoriais, já que o robô pode criar textos completos e que “imitam” o formato de linguagem de diversos autores. Nesse caso, ainda não há um acordo na lei que estabeleça a quem a produção seria atribuída – isto é, se ao autor original ou ao chatgpt.

O ChatGPT agora conta com uma aplicação oficial disponível para download em smartphones como Android e iPhone (iOS).

ChatGPT tem app? Como instalar ?

QUIZZ

Seleciona a resposta correta:

Paulo Brito

"Encara cada desafio como uma oportunidade para crescer e te superares."

Paulo Silva

"Acredita em ti mesmo, pois tu és capaz de alcançar grandes conquistas!"

Rui Quadros

"Lembra-te sempre: o caminho para o sucesso é pavimentado com determinação e perseverança."

Equipa

Grupo que desenvolveu este trabalho

Obrigado!

Sobre o ChatGPT concluímos que é uma ferramenta de IA fantástica que abriu as portas para novas possibilidades de interação entre humanos e máquinas. As suas capacidades de processamento de linguagem avançadas permitem que responda às perguntas dos seus utilizadores de forma precisa e personalizada. Aprendemos e adquirimos mais conhecimentos e habilidades sobre o genially à medida que progredimos e concluímos este trabalho, inclusive o desenvolvimento que fizemos quanto ao trabalho em equipa, o que nos vai ser muito útil para projetos futuros nesta àrea.

A linha do tempo do ChatGPT começa com o GPT-1, que foi lançado em 2019. Esse primeiro modelo foi treinado em uma grande quantidade de texto da internet e demonstrou habilidades impressionantes em tarefas de geração de texto, como completar frases e responder a perguntas simples.

Já em 2020 foi lançado o GPT-3, que consegue realizar diversas tarefas, como tradução, redação de código, compreensão de texto e resolução de perguntas e respostas. Porém, recentemente surgiu uma nova versão.

O ChatGPT4. Ele conta com diversas novas funcionalidades que podem proporcionar aos utilizadores uma experiência ainda mais agradável.Por exemplo, o GPT-4 consegue compreender imagens, tanto aquelas que transferimos na internet, como as que desenhamos à mão, calcular impostos, resumir documentos, além de todas as outras funções que já eram desempenhadas pelo GTP-3.

Benefícios

  • O ChatGPT pode ser útil em vários trabalhos de processamento de linguagem natural, aumentando sua eficácia e acurácia.
  • Pode responder a muitas questões de forma rápida e precisa.
  • É mais fácil escrever e-mails e redações com o entendimento e geração de linguagem natural do ChatGPT.
  • Pode melhorar as capacidades de processamento de linguagem natural de outros aplicativos e sistemas.
  • O ChatGPT ajuda a diminuir a carga de trabalho de profissionais de atendimento ao cliente, respondendo a perguntas comuns e resolvendo problemas.

Contras

  • O ChatGPT pode, ocasionalmente, fornecer informações incorretas, o que pode ser difícil de corrigir devido a falta de uma fonte verdadeira durante o treinamento.
  • Se a linguagem de entrada mudar um pouco ou o mesmo comando for repetido algumas vezes, a resposta do modelo pode precisar ser mais consistente.
  • O ChatGPT pode ser prolixo e repetir algumas frases devido a viéses nas informações do treinamento e otimização excessiva.
  • Para pedidos confusos, o modelo normalmente não faz perguntas esclarecedoras.

Na prática, a plataforma utiliza um algoritmo baseado em redes neurais que permitem estabelecer uma conversa com o utilizador a partir do processamento de um imenso volume de dados.

ChatGPT - O que é ?

  • O ChatGPT apoia-se em milhares de exemplos de linguagem humana.
Isso permite que a tecnologia entenda em profundidade o contexto das solicitações dos utilizadores e possa responder às demandas de maneira mais precisa.

  • Do ponto de vista do usuário, é possível:
Estabelecer uma conversa com a ferramenta Fazer perguntas sobre diversos assuntos Perguntar sobre qualquer conceito Demandar letras de música e poemas Pedir informações.

Funciona da seguinte forma:

O CHATGPT

Funciona a partir de uma base de conhecimento atualizada que permite decodificar palavras para oferecer respostas textuais às pessoas. Trata-se de um modelo treinado a partir de dados de textos disponíveis na internet.

¡QUIZ!

O GPT-2 teve seu lançamento em 2019 e demonstrou entender melhor o contexto apresentado pelo usuário, conseguindo trazer respostas mais satisfatórias e em uma linguagem mais natural.

Por meio de uma API, o ChatGPT também pode ser integrado a outras ferramentas, como.

  • Word
  • Bing
  • Chatbot
  • WhatsApp Business.

O modelo funciona de maneira colaborativa, já que os usuários podem corrigir as informações fornecidas pela ferramenta.Além disso, as conversas ficam armazenadas, podendo ser consultadas mais tarde, e a ferramenta é treinada para recusar solicitações inapropriadas.