Baixa da Cidade de Santarém
Ana Santos
Created on March 18, 2024
More creations to inspire you
THE HISTORY OF THE VIOLIN
Interactive Image
HACKING SCHOOL LIBRARIES
Interactive Image
THANKSGIVING TRADITIONS
Interactive Image
KING KONG VFX
Interactive Image
BANFF NATIONAL PARK
Interactive Image
JUDO
Interactive Image
THE HAMBURG PLANETARIUM
Interactive Image
Transcript
Baixa da Cidade de Santarém
23/24Geografia A - 11ºJAna Santos n1Duarte Patrício n9
Planta da Baixa da Cidade de Santarém de 2006 Localização: Santarém é uma cidade situada no centro de Portugal (NUTS II - Centro), às margens do rio Tejo (NUTS III - Médio Tejo), a aproximadamente 80km a nordeste de Lisboa. Dados Demográficos (censos 2021):
- Área - 6 718 km2
- População Residente - 58.662
- Densidade Populacional - 106,2
- Jovens - 12,8%
- População em Idade Ativa - 60,9%
- Idosos - 26,2%
- Índice de Envelhecimento - 204,7
Baixa da Cidade de Santarém 73 Rua Capelo e Ivens Funções: comércio (piso térreo) e residencial (piso superior) Um aspeto comum em todas as cidades, é que a área central é normalmente a mais antiga, por razões históricas, mais valorizada em virtude da maior acessibilidade. Com efeito, o elevado número de acessos a esse lugar, torna o mesmo atrativo para a implantação das diferentes atividades, aumentando o seu valor fundiário e imobiliário. Por isso, as principais razões da localização destas funções são:
- Acessibilidade;
- Concentração de serviços;
- História e tradição;
- Economia e comércio;
- Visibilidade e prestígio.
História de Santarém: Santarém tem uma história rica que remonta à era romana, quando era conhecida como Scalabis. Durante o período romano, foi um importante centro administrativo e comercial. Com a queda do Império Romano, a região foi conquistada pelos mouros no século VIII, que a fortificaram e a tornaram-na um centro cultural e militar. No século XII, Santarém foi reconquistada pelos cristãos durante a Reconquista Cristã. Tornou-se um centro importante do reino de Portugal, sendo frequentemente visitada por monarcas e funcionando como local de residência real em várias ocasiões. Durante a Idade Média, a cidade prosperou como um importante centro comercial e cultural. No século XV, Santarém foi palco de importantes eventos históricos, incluindo a celebração do casamento de D. Afonso V e a batalha de Alfarrobeira. Durante os séculos seguintes, a cidade manteve sua importância como centro administrativo e comercial, embora tenha sido afetada por terremotos e outras calamidades naturais. No século XX, Santarém experimentou um crescimento económico significativo, especialmente com o desenvolvimento da agricultura e da indústria. Hoje, é uma cidade conhecida pela sua arquitetura histórica, gastronomia regional e festividades tradicionais, mantendo-se como um importante centro cultural e turístico em Portugal. Santarém no séc. XIV
Obrigado pela vossa atenção!
Planta irregular: O traçado das ruas é aleatório, não havendo um critério comum de sentido e largura Características: - Vantagens: 1. Promove as relações de vizinhança; 2. Habilita percursos a pé; 3. Reduz a utilização do automóvel; 4. Adapta-se bem à função comercial; - Desvantagens: 1. Dificulta a circulação automóvel; 2. Grande número de obstáculos a transpor.
Morfologia urbana da cidade de Santarém