Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

MÓDULO DIDÁCTICO HISTORIA

Guilherme Valério Oliveira Sousa

Created on March 18, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Estado Novo

Como começou o Estado Novo;
Cultura do país
Vivências do povo português neste período;
O posicionamento de Portugal face à política internacional;
A importância das colónias ultramarinas e a sua relação com a metrópole;
A oposição política, durante o Estado Novo;

Índice

Como começõu o Estado Novo

Em 1928, o Presidente da República, general Óscar Carmona, nomeou António de Oliveira Salazar, para ministro das finanças.Salazar reorganizou as finanças do país, conseguindo equilibar o orçamento e reduzir a dívida externa, sendo considerado o "salvador da pátria". Em 1932, Salazar foi nomeado chefe do governo, apresentando em 1933 uma nova constituição.

Durante o Estado Novo em Portugal, a oposição política foi severamente reprimida. O Estado Novo suprimiu partidos políticos de oposição.Para controlar a oposião foi criada a PIDE( Polícia Internacional de Defesa do Estado), que madou milhares de opositores políticos para a prisão e que matou centenas de pessoas.

A oposição política

Durante o Estado Novo em Portugal, as colônias ultramarinas desempenharam um papel crucial na economia e na ideologia do regime sendo exploradas economicamente.A exploração dos recursos naturais e mão-de-obra das colônias contribuíram significativamente para a economia portuguesa, especialmente em setores como agricultura e comércio.

A importância das colónias ultramarinas e a sua relação com a metrópole

Durante o Estado Novo, Portugal adotou uma política externa caracterizada por uma forte neutralidade.O país tentou manter relações cordiais com as potências ocidentais, especialmente com o Reino Unido, mas evitou envolver-se em alianças internacionais, como a NATO.

O posicionamento de Portugal face à política internacional

Vivências do povo português neste período

As pessoas viviam sob um sistema repressivo, com censura à imprensa, limitações à liberdade de expressão e restrições aos direitos políticos.O Estado controlava muitos aspectos da vida pública e privada, como a economia, a educação e a cultura.Muitos portugueses enfrentavam dificuldades econômicas, com baixos salários e más condições de trabalho.

Cultura do país

Durante o Estado Novo em Portugal, a cultura refletia fortemente os valores e as políticas do regime autoritário de Salazar.No cinema, a produção estava sujeita a forte censura.Os filmes frequentemente promoviam valores conservadores e glorificavam a história portuguesa. Na música o fado continuou sendo uma forma de expressão popular, no entanto, o regime tentou promover uma cultura mais nacionalista.

1936

Foram criadas duas organizões juvenis.

1934

Assembleia nacional foi eleita por sufrágio direto.

1933

Nova constituião

1932

Salazar nomeado chefe de governo.

Trabalho realizado por: Afonso Cavaleiro, nº1, 9ºA Guilherme Azevedo, nº7, 9ºA Guilherme Sousa, nº8, 9ºA Miguel Correia, nº18, 9ºA

Fim