Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
COMPORTAMENTOS DE RISCO
ineslancao
Created on March 18, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
+info
+info
+info
+info
+info
2.PERIGOS AO VOLANTE
3.FALTA DE ACOMPANHAMENTO MÉDICO
4.COMPORTAMENTO SEXUAL
5.EXERCÍCIO FISICO EXCESSIO E SEDENTARISMO
1.SUBSTÂNCIAS ÍLICITAS
O QUE E QUAIS SÃO?CONSEQUÊNCIAS?
COMPORTAMENTOS DE RISCO
#2
#5
#4
#1
#3
A depressão/ansiedade pode levar a comportamentos de risco ainda superiores ou ser agravada por eles. Por exemplo, indivíduos com depressão podem recorrer ao uso de álcool ou drogas como uma forma de autoprescrição para tentar aliviar os seus sintomas, o que pode resultar em dependência e outros problemas. Neste caso, o acompanhamento médico é escasso tal como noutras situações, como em indivíduos que se recusam a ser vistos por um médico ou a fazer exames de rotina, o que acaba por levar também ao agravamento ou mesmo á morte.
O consumo de álcool e drogas está sempre no topo da lista quando se trata de comportamento de risco Ambos são viciantes e, a curto, comprometem a capacidade de julgamento do índividuo, podendo levá-lo a se envolver em situações perigosas, como acidentes e ações violentas. O tabaco é considerado outro comportamento de risco, isto devido a todas as consequências que tem na saúde do índividuo. Desde 2000 tem-se vindo a registar um maior número de fumadores, principalmente adolescentes, o que tem vindo a ser uma preocupação constante para o sistema nacional de saúde.
A utilização do telemóvel na estrada aumenta em 4 vezes a probabilidade de ocorrência de acidentes. Por sua vez, a troca de mensagens pode aumentar esta probabilidade em 23 vezes. Para além do telemóvel, existem outros perigos como beber enquanto se conduz ou antes, fumar enquanto ou estar de fones enquanto se conduz. O alcóol no sangue aquando a condução leva a um aumento do tempo de reação do condutor o que leva á maior ocorrência de acidentes pois o condutor não consegue reagir nem controlar o volante. Já o cigarro na mão torna dificil a manobra no caso de prevenção de acidente, tal como os fones pois inibem a audição do condutor.
O exercício excessivo, também conhecido como overtraining, compulsão por exercício, ou dependência de exercício, ocorre quando uma pessoa se envolve em atividade física intensa além da capacidade de recuperação do corpo, levando a efeitos negativos sobre a saúde física e mental.
Sedentarismo: a falta de atividade física regular aumenta o risco de obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, depressão, entre outros problemas de saúde
A pressão pelo corpo perfeito leva muitas pessoas a desejarem emagrecer a qualquer custo, nem que, para isso, precisem ficar sem comer ou praticarem exercício até á exaustão, isto pode gerar doenças graves, como é o caso da anorexia.
O comportamento sexual de risco refere-se a práticas que aumentam a probabilidade de contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo HIV/AIDS, e de gravidez não planejada. Este tipo de comportamento é particularmente preocupante durante a adolescência e a juventude, uma fase em que muitos jovens começam a explorar a sua sexualidade. Fatores que contribuem para este comportamento de risco:
- pressão dos pares;
- baixa auto-estima:
- acesso limitado a métodos contracetivos;
- álcool e drogas;
- Doenças Crônicas - Problemas de Saúde Mental - Infeções e doenças sexualmente transmissíveis; - Lesões e Mortalidade - Problemas Sociais e Legais - Complicações na Gravidez - Impacto Econômico
Atitudes ou práticas que elevam as chances de uma pessoa enfrentar problemas de saúde, sofrer lesões ou se colocar em situações perigosas; Tais ações podem resultar em consequências adversas sérias para a saúde e para a qualidade de vida de uma pessoa.