Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

RUGBY WORLD CUP 2019

Horizontal infographics

GRETA THUNBERG

Horizontal infographics

FIRE FIGHTER

Horizontal infographics

VIOLA DAVIS

Horizontal infographics

LOGOS

Horizontal infographics

ALEX MORGAN

Horizontal infographics

Transcript

#3

#1

#4

#5

#2

COMPORTAMENTOS DE RISCO

O QUE E QUAIS SÃO?CONSEQUÊNCIAS?

1.SUBSTÂNCIAS ÍLICITAS

5.EXERCÍCIO FISICO EXCESSIO E SEDENTARISMO

4.COMPORTAMENTO SEXUAL

3.FALTA DE ACOMPANHAMENTO MÉDICO

2.PERIGOS AO VOLANTE

+info

+info

+info

+info

+info

A depressão/ansiedade pode levar a comportamentos de risco ainda superiores ou ser agravada por eles. Por exemplo, indivíduos com depressão podem recorrer ao uso de álcool ou drogas como uma forma de autoprescrição para tentar aliviar os seus sintomas, o que pode resultar em dependência e outros problemas. Neste caso, o acompanhamento médico é escasso tal como noutras situações, como em indivíduos que se recusam a ser vistos por um médico ou a fazer exames de rotina, o que acaba por levar também ao agravamento ou mesmo á morte.

Em Portugal há mais de 300 mil cidadãos sem serviço de medicina familiar. O esforço de procurar um no sistema nacional de saúde requere tanta energia que maior parte das pessoas acaba por não fazê-lo.

Já foi muito comum, e ainda é, adolescentes tomarem certas medidas como se auto-magoarem para tentar lidar com certas situações por não terem como ir a um psicólogo.

O consumo de álcool e drogas está sempre no topo da lista quando se trata de comportamento de risco Ambos são viciantes e, a curto, comprometem a capacidade de julgamento do índividuo, podendo levá-lo a se envolver em situações perigosas, como acidentes e ações violentas. O tabaco é considerado outro comportamento de risco, isto devido a todas as consequências que tem na saúde do índividuo. Desde 2000 tem-se vindo a registar um maior número de fumadores, principalmente adolescentes, o que tem vindo a ser uma preocupação constante para o sistema nacional de saúde.

A utilização do telemóvel na estrada aumenta em 4 vezes a probabilidade de ocorrência de acidentes. Por sua vez, a troca de mensagens pode aumentar esta probabilidade em 23 vezes. Para além do telemóvel, existem outros perigos como beber enquanto se conduz ou antes, fumar enquanto ou estar de fones enquanto se conduz. O alcóol no sangue aquando a condução leva a um aumento do tempo de reação do condutor o que leva á maior ocorrência de acidentes pois o condutor não consegue reagir nem controlar o volante. Já o cigarro na mão torna dificil a manobra no caso de prevenção de acidente, tal como os fones pois inibem a audição do condutor.

A pressão pelo corpo perfeito leva muitas pessoas a desejarem emagrecer a qualquer custo, nem que, para isso, precisem ficar sem comer ou praticarem exercício até á exaustão, isto pode gerar doenças graves, como é o caso da anorexia.

Sedentarismo: a falta de atividade física regular aumenta o risco de obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, depressão, entre outros problemas de saúde

O exercício excessivo, também conhecido como overtraining, compulsão por exercício, ou dependência de exercício, ocorre quando uma pessoa se envolve em atividade física intensa além da capacidade de recuperação do corpo, levando a efeitos negativos sobre a saúde física e mental.

Here you can include a relevant fact to highlight

  • pressão dos pares;
  • baixa auto-estima:
  • acesso limitado a métodos contracetivos;
  • álcool e drogas;

O comportamento sexual de risco refere-se a práticas que aumentam a probabilidade de contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo HIV/AIDS, e de gravidez não planejada. Este tipo de comportamento é particularmente preocupante durante a adolescência e a juventude, uma fase em que muitos jovens começam a explorar a sua sexualidade. Fatores que contribuem para este comportamento de risco:

O QUE SÃO? CONSEQUÊNCIAS?

Atitudes ou práticas que elevam as chances de uma pessoa enfrentar problemas de saúde, sofrer lesões ou se colocar em situações perigosas; Tais ações podem resultar em consequências adversas sérias para a saúde e para a qualidade de vida de uma pessoa.

- Doenças Crônicas - Problemas de Saúde Mental - Infeções e doenças sexualmente transmissíveis; - Lesões e Mortalidade - Problemas Sociais e Legais - Complicações na Gravidez - Impacto Econômico