Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

CATALIZADORES E POLUIÇÃO

Índice

10. Investigação em química (otimização da produção de combustíveis alternativos)

9. Funcionamento da pilha de COMBUSTÍVEL

8. Processos de valorização do petróleo através do cracking catalítico e de isomerização

6. Polaridade das moléculas

5. Principais gases de efeito de estufa; efeito de estufa e a queima de combustíveis fósseis

4. Principais poluentes e os seus efeitos na saúde humana e natureza

3. Funcionamento de um catalizador de automóvel e a sua importância

2. Importância dos catalizadores na vida e na indústria

7. Mecanismo pelo qual o co2 e o vapor de água contribuem para o efeito de estufa

1. Ação das reações químicas: Catálise homogénea e heterogénia

Índice

Ação das reações químicas: Catálise Homogénea e Heterógenea

Catalizador na mesma fase dos reagentes e produtos (se ambos estão em solução, o catalizador também está em solução com eles).Catalizador em fases distintas aos reagentes e produtos (ex: os reagentes podem estar em fase gasosa enquanto o catalizador está em fase sólida).

- Catálise Homogénea - Catálise Heterógenea

- são utilizados para acelerar reações que produzem uma ampla variedade de produtos;- permitem que as empresas aumentem a eficiência dos processos, reduzindo os custos de produção e diminuindo o tempo necessário para produzir grandes quantidades de produtos químicos;- na indústria do petróleo e gás, os catalizadores são essenciais para o refino de petróleo bruto em produtos refinados;

Importância dos catalizadores na vida e indústria

- as enzimas são catalizadores bioquímicos indispensáveis no nosso dia a dia, por exemplo, a digestão, sem enzimas, demoraria 50 anos a digerir!- exemplo de enzima temos a glicose-oxidase que acelera a oxidação da glicose e é utilizada em testes da diabetes (nas fitas de papel indicador da presença de glicose na urina)

Indústria, Petróleo e Refino de gás naturalVida (Enzimas)

- Um catalizador de automóvel é tipicamente um dispositivo em forma de cilindro, feito de material cerâmico ou metálico poroso;- Existem 2 reações principais que ocorrem no catalizador automóvel: oxidaçã-redução.

Funcionamento de um catalizador automóvel e a sua importância

N2(g)+O2(g) ------> 2NO(g) 2NO(g) -------> N2(g)+O2(g)

Principais poluentes e os seus efeitos na Saúde Humana e Natureza

- compostos orgânicos presentes nos gases de escape, resultantes da queima incompleta de combustível; - BENZENO é um poluente atmosférico, os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, HAP, caracterizam se por possuírem dois ou mais anéis benzénicos com átomos de carbono comuns. Os benzopirenos são os + estudados, por serem potentes agentes cancerígenos e mutagénicos.

Hidrocarbonetos

- origem: principalmente resultante da queima de combustíveis fósseis, especialmente em processos industriais e de geração de energia;- pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, além de contribuir para problemas respiratórios, como asma e bronquite. O SO2 pode causar danos às plantas, acidificar o solo e a água.

Dióxido de Enxofre

Principais poluentes e os seus efeitos na Saúde Humana e Natureza

- origem em produto da combustão incompleta de combustíveis fósseis, especialmente em veículos automotores e sistemas de aquecimento;- o CO interfere no transporte de oxigénio no sangue, podendo levar à asfixia e até mesmo à morte em altas concentrações.

Monóxido de Carbono(CO)

- CO2 (Dióxido de Carbono)- CH4 (Metano)- N2O (Óxido Nitroso)

Principais gases de efeito de estufa, efeito de estufa e a queima de combustíveis fósseis

- o cloro, Cl, tem elevada afinidade eletrónica e elevada energia de ionização, isto é, atrai um eletrão extra com facilidade e perde eletrões com dificuldade;- com a ligação com o hidrogénio, H, para formal HCl,os eletrões comuns responsáveis pela ligação têm maior probabilidade de se encontrarem junto ao átomo de cloro, do que junto do átomo de hidrogénio;- diz-se que o átomo de Cl é + eletronegativo do que o H e que a ligação H-Cl é uma ligação covalente polar.

Exemplo:

Polaridade de moléculas

- N2 e O2 - gases + abundantes, não provocam efeito de estufa- CO2 e H20 - gases de efeito de estufa

Mecanismo pelo qual o CO2 e o Vapor de Água contribuem para o efeito de estufa

- certos gases como, CO2 e o vapor de água, absorvem parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre;- essa absorção impede que a radiação escape para o espaço, retendo o calor e aquecendo o planeta;- sem o efeito de estufa, a temperatura média da Terra seria 33ºC mais fria.

Butano (C4H10) e Isobutano (C4H10)Butanol (C4H10O) : CH3CH2CH2CH2OHButan- 2 -ol (CH4H10O) : CH3CH(OH)CH2CH3Propanona (CH3H6O)CH3COCH3Propanol (CH3H6O)CH3CH2CHO

Processos de valorização do petróleo através do Cracking Catalítico e de Isomeração

- isomeria de cadeia- isomeria de posição- isomeria de grupo funcional

Exemplos:

Funcionamento de uma pilha de combustível

H2 ----> 2H+ + 2e-2H+ + 1/2 O2 + 2e- --->H2O

Componentes básicos:Processo:Movimento dos protões:Reação no cátodo:Geração de Eletricidade:

- os eletrões que foram disponibilizados no ânodo não podem passar através do eletrólito, então eles são forçados a seguir um caminho externo, criando corrente elétrica.

- são conduzidos através do eletrólito para o cátodo

- Ânodo: onde ocorre a reação de oxidação, normalmente com o hidrogénio.- Cátodo: onde ocorre a reação de redução, geralmente com oxigénio.- Eletrólito: um material que permite a condução de iões, mas não de eletrões, também separa o ânodo do cátodo.

Funcionamento de uma pilha de combustível

Uso da eletricidade:

-a corrente elétrica pode ser utilizada para alimentar motores elétricos, carregar baterias, fornecer energia para sistemas eletrónicos, etc.

Funcionamento de uma pilha de combustível

Vantagens da pilha de combustível de hidrogénio:

-zero emissões de poluentes locais - eficiência - versatilidade

Investigação em química

-otimização de produção de biocombustíveis;- biodiesel;- etanol;- exploração de novas fontes de energia;- energia solar;- armazenamento de energia

10

Conclusão

QA

QA

QA

QA

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like!Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.