Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Start

trabalho realizado por: Matilde Nº13, Leonor Nº9, Joana Nº7

etnia cigana

Fontes

10

Conclusão

09

Importancia da etnia no mundo

06

Em que países existe esta etnia

05

Hábitos de alimentação

04

Costumes

03

imagens da etnia

08

Video sobre a etnia

07

De que origem é?

02

Introdução

01

Tópicos

Neste trabalho realizado pela disciplina de Geografia do Turismo, vamos abordar sobre o tema da Etnia Cigana, onde vamos falar um pouco sobre ela.

Introdução

A origem da etnia cigana, atualmente considera-se que é a Índia, especialmente a região do Punjab, que é a terra natal mais provável. Dali teriam passado ao Egito, e depois para o continente europeu.

De que origem é?

Leitura das mãos

A Leitura de Mão Cigana é muito mais do que uma adivinhação, ela mistura a arte da previsão com a minuciosidade que somente a cultura cigana carrega em desvendar as mais diversas mensagens do destino.Desta forma, podemos afirmar que o Oráculo de Leitura de Mãos Cigana é muito diferente da Quiromancia Tradicional que costumamos encontrar na internet.

Costumes

Petição e casamento

Um casal cigano que decide se casar tem que passar por duas fases: primeiro, a petição e depois o próprio casamento. O pedido é o pedido de uma mão para a cigana e começa com os aplausos ou pedido de uma mão, algo que acontece entre o casal. Se tudo correr conforme o esperado, a aprovação deve ser oficializada e comunicada à família por meio de petição.Os casamentos ciganos acontecem pelo evangelista ou rito católico pela manhã. Além disso, de acordo com a tradição cigana, os dois membros do casal devem chegar virgens no casamento, o que é conhecido como pureza.

Costumes

Petição e casamento

A virgindade da mulher é tão importante para a comunidade cigana que a ligação é feita no dia do casamento teste de lenço. Este ato, que é realizado por uma mulher que recebe o nome de ajuntaora, consiste em introduzir um lenço à noiva na vagina para verificar se o lenço está ou não manchado de sangue (as chamadas "três rosas").Na prova do lenço, além da "ajuntaora", várias mulheres convidadas para o casamento atuam como testemunhas. O lenço usado tem geralmente meio metro de comprimento, é branco e é decorado com rosas e uma faixa bordada.

Costumes

Ritual do lenço

Para atestar a virgindade da noiva, é normal recorrer a uma das mulheres mais idosas e respeitadas da tribo para fazer o teste do lenço ou do lençol, uma exibição pública da mancha de sangue provocada pelo rompimento do hímen durante a primeira relação sexual. Uma situação que já foi retratada em vários filmes e documentários sobre este povo.

Costumes

Respeito pelos falecidos

A morte é outro dos pilares fundamentais na vida de um cigano e, por isso, a dor do indivíduo é um dos acontecimentos mais respeitáveis da comunidade. Quando um membro da família ou amigo próximo morre, os ciganos costumam usar preto por até 12 meses como forma de expressar sua dor.Os homens devem usar uma pequena fita preta em sua camisa durante o período de luto e queimá-la no final.Além de usar preto, os familiares do falecido devem cumprir uma série de restrições para cumprir o luto:

  • Não use sabão
  • Não fazer a barba
  • Não ouça música ou dança
  • Não usar roupas novas
  • Não vai a festas da comunidade

Costumes

  • Ao preparar a comida, os ciganos deve fazer com muito amor, a cantar e a sorrir, para que os bons fluidos abençoe a refeição.
  • Por causa da energia benéfica, a maioria das colheres de preparo da comida são de madeira. Antes da refeição, eles dão aos seus visitantes chás, bolachas e mimos em geral.
  • Servem chás às senhoras e bebidas alcoolicas aos senhores.
  • Quando estão na cozinha, principalmente em reuniões festivas, existem algumas regras a serem seguidas. Para começar, quem trabalha na cozinha são as mulheres, os homens devem estar todos em outro lugar, trabalhar ou conversar.
  • As comidas grelhadas são responsabilidade dos homens. Mulheres menstruadas não podem cozinhar, para que não passem energia aos alimentos e sofram perda energética.
  • Se a mulher começa a fazer a comida, ela deve ir até o fim. Essa panela não pode ser mexida por outra mulher, para que as energias misturadas não cheguem à comida.

Regras da cozinha cigana

Hábitos da alimentação

  • Muitas frutas variadas, especialmente as vermelhas, como a framboesa, morango, uva, maçã, ameixas, etc… Figos secos, frutas cristalizadas, e as sementes, como nozes, castanhas, amendoins e avelãs. Entre os doces, são muito apreciados pelos ciganos a marmelada, o doce de abóbora, e o bolo de coco, entre outros.
  • As bebidas mais usadas são o vinho, o champanhe, a cerveja, a água, o chá (quente ou frio), sumos diversos.
  • São usadas diversas variedades de pães, como o poquatá (tipo de broa), o pão francês, as torradas, as broas e os pães de sementes e raízes.

O que não pode faltar na cozinha cigana?

Espanha

Portugal

Brasil

Estados Unidos

Romênia

Alguns países que existe esta étnia

A identidade étnica é um aspecto fundamental da nossa personalidade e cultura. Ela representa a nossa origem, história e tradições, ajudando a moldar quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.Ela é formada a partir da conexão com a comunidade de origem e das experiências vividas ao longo da vida. A identidade étnica é importante porque ajuda a construir a autoestima e a autoconfiança, além de promover a valorização da diversidade cultural.

Importancia da étnia no mundo

Imagens da étnia

Podemos concluir com este trabalho que todo o tipo de etnia é diferente, com costumes diferentes etc.. Podemos também tomar mais conhecimento nesta etnia.

Fontes

Imagens: Google e https://www.bing.com/images/search?view=detailV2&ccid=ShlHmg1j&id=18797F8155B8D0570E2261BD552EF11D66225E76&thid=OIP.ShlHmg1jTzbaA47aW5R1_gHaF5&mediaurl=https%3a%2f%2f2.bp.blogspot.com%2f-hObvTpcqtr0%2fTcihvHc4maI%2fAAAAAAAAAHM%2fkt9eirKKn1I%2fs1600%2fgypsy.jpg&cdnurl=https%3a%2f%2fth.bing.com%2fth%2fid%2fR.4a19479a0d634f36da038eda5b9475fe%3frik%3ddl4iZh3xLlW9YQ%26pid%3dImgRaw%26r%3d0&exph=525&expw=660&q=Povos+Ciganos&simid=608044009795773047&FORM=IRPRST&ck=E04C8764AAFCB9021EA96E9975541316&selectedIndex=58&itb=0&ajaxhist=0&ajaxserp=0Vídeo: https://youtu.be/lqqGpQWXO3Q?si=pVdWBcqZ6uDSzSSMInformações: http://povocigano.com/culinaria-cigana-regras-o-que-nao-pode-faltar-e-pratos-tradicionais/https://pt.astelus.com/costumes-ciganos/

Fontes