Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
MEDIEVAL PRESENTATION
Lucia Sencio
Created on March 18, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Farsa de Inês Pereira
Cenas
Conteúdo
Protagonista
Cómico
Recurso Expressivo
Índice
01 e 02
Cenas e Conteúdo
Cena 4
Desde a didascália anterior ao verso 891-939Inês Pereira e Moço Moço traz uma carta de Arzila a informar morte do escudeiro Inês fica feliz com a notícia e deseja encontrar um novo marido manipulável
Cena 3
Desde a didascália anterior ao verso 862-890 Inês Pereira A letra da canção é uma reflexão da sua vida O marido maltrata Inês mas não é de facto forte e corajoso na luta contra os mouros.
Cena 2
Desde a didascália anterior ao verso 853-861 Inês Pereira e Moço O moço mostra tristeza e tranca Inês
Cena 1
Desde a didascália anterior ao verso 778-852 Inês Pereira, Escudeiro e Moço Inês lavra e canta Reclama da relação abusiva Escudeiro agressivo, controla Inês Pereira Não vê mal nessas ações
Cenas e conteúdo
03
Protagonista
Viúva
Feliz pelo fim do casamento, procura um marido submisso e pouco inteligente
Protagonista- Inês Pereira
Segundo marido
Feliz e realizada, arranjou um marido que a trata bem e é obediente. Também arranjou um amante
Primeiro marido
Esperançosa com a mudança de vida e está vingativa
Vida de solteira
Pouco trabalhadora, ansiosa por se casar, ingénua
04
Cómico
Clicar aqui
Clicar aqui
Clicar aqui
Cómico carácter
"Moço às partes dalém me vou fazer cavaleiro." Vv. 826-827
Cómicolinguagem
"nam seria senam bem." Vv. 829
Cómico situação
"Mas que nova tam suave." V. 925
05
Recurso expressivo
O recurso expressivo "[...] malino e sotrancão." (v. 934) é uma dupla adjetivação, cujo objetivo é, neste caso, descrever Brás da Mata como homem cruel e muito maldoso, destacando o mau caráter do escudeiro.
Recurso expressivo
Esperamos que tenham gostado
Obrigado!
Cómico de situação
O cómico de situação selecionado ridiculariza Inês Pereira, pela sua reação à morte do seu então esposo, Brás da Mata.De acordo com as convenções sociais da época (e que neste caso permanecem atuais), Inês Pereira deveria ter ficado de luto, profundamente desgostosa. No entanto, a protagonista mostra-se indiferente, até satisfeita pela morte do escudeiro com quem estava casada, o que considerou uma "nova tam suave".
Cómico de linguagem
O cómico de linguagem identificado como, "nam seria senam bem", é um comentário em tom irónico do moço, que trabalhava ao serviço do primeiro marido de Inês Pereira.Com este comentário, a principal intenção do moço é destacar a inaptidão de Brás da Mata nas atividades relacionadas com a guerra, pelo que o sucesso do escudeiro estaria dependente da sorte, tal como possuir ou não dinheiro, destacando o moço que não acreditava nesses tipos de sorte e, assim, descredibilizando o escudeiro.
Cómico de caráter
O cómico de caráter que foi observado critíca e expõe Brás da Mata ao ridículo, quando este menciona que irá para "partes dalém" fazer-se cavaleiro, dada a sua ausência de talento e bravura do escudeiro, cuja vida pessoal (na qual se verificam abusos a Inês Pereira) não correspondia de todo ao que um cavaleiro deveria na época ser e fazer, nomeadamente proteger as mulheres e agir com integridade.Assim, criticam-se traços psicológicos de Brás da Mata, ou seja, uma parte relevante do seu caráter.