Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Apresentação realizada pelos alunos: Íris Pimenta, Lucas Amaral, Martim Gavazzi e Wanna Coimbra

Bactérias e Corais

Estudo da Simbiose entre

Exame de 2022,Fase 2, versão 1

Texto 3 do grupo 1

Foi estudada uma experiência que envolvia o uso de diferentes antibióticos em corais, da espécie A. cervicornis. Na medida de impedir o desenvolvimento da doença WBD (white band disease) que pode estar a ser causada por bactérias nocivas. Assim foram estudadas as relações simbióticas entre bactérias e corais.

Baseado em: M. J. Sweet, A. Croquer e J. C. Bythell, «Experimental antibiotic treatment identifies potential pathogens of white band disease in the endangered Caribbean coral Acropora cervicornis», Royal Society Publishing, 2014.

- Colocaram-se «ramos» de corais saudáveis (ND) e «ramos» de corais com doença (WBD) em cinco aquários, contendo igual volume de água do mar extraída do local de proveniência desses corais.- Mantiveram-se os corais nos aquários por um período de 24 horas antes do início da experiência, para aclimatação e para posterior monitorização da progressão das lesões.- Adicionaram-se a três dos aquários três antibióticos diferentes, a cada 12 horas, em dosagens iguais.- Fizeram-se avaliações do efeito da aplicação dos antibióticos 2 vezes por dia, às 10 horas e às 16 horas, durante os 6 dias da experiência.

Prodecimentos realizados:

Corais com Doença (wbD) sem adição de antibióticos

Corais saudáveis (ND) sem adição de antibióticos

ND Corais saudáveis (ND) sem adição de antibiótico

RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA:

Corais com doença submetidos a tratamento com 100 µg mL−1 do antibiótico metronidazol(met), que intervém na desativação de enzimas necessárias à respiração anaeróbia.

Corais com doença submetidos a tratamento com 100 µg mL−1 do antibiótico ampicilina (amp),que impede a formação da parede bacteriana.

ND Corais saudáveis (ND) sem adição de antibiótico

RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA:

Corais com doença submetidos a tratamento com 100 µg mL−1 do antibiótico paromomicina(para), inibidor da síntese proteica.

ND Corais saudáveis (ND) sem adição de antibiótico

RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA:

No Gráfico I, está apresentado a quantidade total de bactérias (nocivas e não nocivas) detetadas nos cinco grupos de corais, no final da experiência.

ND Corais saudáveis (ND) sem adição de antibiótico

RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA:

A testagem dos antibióticos nos corais saudáveis antes do estudo teve como objetivo verificar se os antibióticos têm algum efeito adverso nos corais. Isso foi importante para garantir que os corais utilizados na pesquisa não fossem prejudicados pelo tratamento com antibióticos, pois qualquer efeito adverso poderia comprometer a validade dos resultados do estudo.

Opcão correta: ( B )
17. A testagem dos antibióticos nos corais saudáveis, antes da realização do estudo, teve como objetivo (A) assegurar a existência de corais saudáveis para o estudo.(B) verificar se os antibióticos têm efeitos adversos nos corais. (C) estimar a dosagem adequada a utilizar nos tratamentos. (D) impedir o crescimento das algas simbiontes.

Resolução e Explicação das perguntas de exame

Os dispositivos de controle em um experimento são aqueles onde nenhuma intervenção é feita, servindo como uma referência para comparar com os grupos que estão a receber tratamentos ou manipulações. No experimento descrito, os aquários 1 e 2 são os dispositivos de controle, pois neles não foi feita nenhuma adição de antibióticos aos corais.

Opcão correta: ( B )
18. Os dispositivos de controlo foram os aquários(A) 3 e 4. (B) 1 e 2. (C) 2 e 4. (D) 1 e 3.

Resolução e Explicação das perguntas de exame

A variavel dependente deste estudo é a que esta sujeita as mudancas que ocorrem no resultado da manipulacao ou intervencao que se realiza na experiência, (ou seja é o resultado obtido da experiência). Neste caso, a variável dependente é o resultado que esta a ser avaliado da aplicação dos antibióticos nos corais Logo,a quantidade de bactérias, no final, é a variável dependente pois é crucial para avaliar se a aplicação dos antibióticos teve algum efeito na redução das bactérias associadas à white band disease (WBD) nos corais.

Opcão correta: ( C )
19. Uma variável dependente neste estudo foi (A) a hora a que é avaliado o efeito do antibiótico. (B) o número de corais utilizados em cada tratamento. (C) a quantidade de bactérias, no final, por amostra. (D) o número de aplicações de antibiótico por coral.

Resolução e Explicação das perguntas de exame

Tópicos importantes:- Nos corais tratados com ampicilina e nos corais tratados com paromomicina, não se verificou progressão da doença.(Figura 3)- A quantidade de bactérias nos corais saudáveis é semelhante à quantidade de bactérias nos corais tratados com ampicilina, mas superior à quantidade de bactérias existente nos corais tratados com paromomicina.(Gráfico I)- A utilização da ampicilina é vantajosa por, possivelmente, apenas eliminar bactérias nocivas. OU A utilização da paromomicina não é vantajosa por, possivelmente, não eliminar apenas bactérias nocivas.
20. Justifique, com base nos resultados do estudo, a vantagem da utilização antibiótico ampicilina (amp) em vez do antibiótico paromomicina (para) no tratamento da WBD.Na sua resposta, deverá utilizar os dados da Figura 3 e os dados do Gráfico I.

Resolução e Explicação das perguntas de exame

Obrigado!