história2p11
Carolina Bogas
Created on March 17, 2024
More creations to inspire you
HUMAN RIGHTS
Presentation
LIBRARIES LIBRARIANS
Presentation
IAU@HLPF2019
Presentation
SPRING IN THE FOREST 2
Presentation
EXPLLORING SPACE
Presentation
FOOD 1
Presentation
COUNTRIES LESSON 5 GROUP 7/8
Presentation
Transcript
A EDUCAÇÃO
AS CONQUISTAS DE ABRIL
Indíce
09 Conclusão
08 A educação pós 25 de abril
07 As desigualdades Económicas
06 As desigualdades sociais
05 Relacionamento entre alunos e professores
04 O ensino os Manuais, antes d0 25 de abril
03 Escola e Comportamento dos alunos, antes do 25 de abril
02 A Educação
01 Introdução
O Portugal do Estado Novo, era reprimido, pobre e extremamente analfabeto. A educação e a instrução do povo não era uma prioridade do Estado.
Introdução
Atualmente é definida como uma atividade com a intenção de atingir diversos objetivos, entre os quais, a transmissão de conhecimento, o desenvolvimento da compreensão, da racionalidade, da bondade, da honestidade e da critica, onde podemos seguir diversas opiniões e reforçar o nosso intelecto.Mas, como seria antes do 25 de abril de 1974?
Como é definido o conceito de Educação?
Durante o Salazarismo, as escolas seguiam a trilogia "Deus, Pátria, Família", sendo então a educação focada nesses valores.
A Escola e o Comportamento dos alunos antes do 25 de Abril
Aprendia-se a matemática, a história, língua portuguesa, a geografia, as ciências, a religião e a moral/educação cívica. Existia apenas 1 manual para cada classe, para todas as escolas, só com os conteúdos que o Estado prentendia lecionar.
O Ensino, manuais e disciplinas
Os professores mantinham uma posição autoritária perante os alunos, e tinham autorização para os castigar das mais variadas formas, quer fossem punições físicas ou psicológicas. Usavam a "palmatória", réguas de madeira, canas de bambu, ou até as chamadas "orelhas de burro".
Relacionamento entre professores e alunos
As desigualdades sociais evidenciavam--se na escola. Não havia turmas mistas, e rapazes e raparigas aprendiam em salas diferentes, muitas vezes até em edificíos separados. Os conteúdos lecionados também não eram os mesmos - o ensino feminino focava-se nos cuidados domésticos.
As Desigualdades Sociais
Após a 4ª classe, os estudantes dividiam-se entre: os mais ricos, que tinham a oportunidade de continuar os seus estudos nos Liceus; e os mais pobres, que ou iam diretamente trabalhar, ou iam para as Escolas Industriais e Comerciais, ou até Escolas Agrícolas.
As Desigualdades Económicas
Após a Revolução dos Cravos, o Ensino deixou de ser totalmente o que era. Sofreu todo o tipo de alterações, tornando a escola num local adequado para a educação de todas as crianças, promovendo a inclusão e integração social, sem a existencia de segregação social. Tornou-se numa escola para TODOS.O abandono escolar diminuiu substancialmente e o analfabetismo deixou de ser uma preocupação do país.
A Educação pós 25 de Abril
Antes do 25 de abril, Portugal apresentava níveis de analfabetismo escandalosos, que envergonhavam o país.Vemos então, que a educação foi uma das grandes conquistas de abril, e devemos um agradecimento a todos aqueles que tornaram a educação débil do Estado Novo, na educação que temos hoje.
CONCLUSÃO
Agradecemos a Atenção!
Carolina Bogas & Bárbara Mendes, 11ºH