Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

ITÁLIA

Feito por:João Costa 6ºC Nº11 Disciplina:HGP Professora:Sandra Batista

Nos séculos XIV e XV, o centro-norte da Itália foi dividida em várias cidades-Estados em guerra, sendo o restante da península ocupada pelos Estados Papais e pelo Reino da Sicília, até então designado Reino de Nápoles. Embora muitas dessas cidades tenham sido muitas vezes subordinadas formalmente a governantes estrangeiros, como no caso do Ducado de Milão, que era oficialmente um Estado constituinte do Sacro Império Romano-Germânico, elas geralmente conseguiram manter a independência que haviam conquistado em terras italianas após o colapso do Império Romano do Ocidente. .

A história da Itália influenciou fortemente a cultura e o desenvolvimento social, tanto na Europa como no resto do mundo. Foi o berço da civilização, da Magna Grécia, da civilização romana, da Igreja Católica, das repúblicas marítimas, do humanismo, do Renascimento e do fascismo. Foi o lugar de nascimento de muitos artistas, cientistas, músicos, literatos, exploradores.

A sUA ORIGEM hISTÓRICA

A Itália tornou-se uma república, após um referendo realizado em 2 de junho de 1946, sendo este um di comemorativo como o Dia da República. Esta foi também a primeira vez que as mulheres italianas tiveram direito ao voto. O filho de Vítor Emmanuel III, Humberto II, foi forçado a abdicar e foi exilado. A constituição republicana entrou em vigor em 1 de janeiro de 1948. Nos termos dos Tratados de Paz de Paris de 1947, a área da fronteira oriental foi perdida para a Iugoslávia e, mais tarde, o Território Livre de Trieste foi dividido entre os dois Estados..

A sUA ORIGEM hISTÓRICA

A turbulência que se seguiu à devastação da Primeira Guerra Mundial, inspirada pela Revolução Russa de 1917, levou à turbulência e anarquia. O governo liberal, temendo uma revolução socialista, começou a apoiar o pequeno Partido Nacional Fascista, liderado por Benito Mussolini. Em outubro de 1922, as milícias fascistas camisas negras tentaram um golpe de Estado (a "Marcha sobre Roma"), que apesar de ter falhado, levou o rei Vítor Emanuel III a nomear Mussolini como primeiro-ministro. Nos anos seguintes, Mussolini proibiu todos os partidos políticos e liberdades pessoais, instituindo assim uma ditadura.

+ Info

a sUA LÍNGUA NATIVA

O idioma oficial é o italiano, falado por quase toda a população. O italiano padrão é uma língua derivada do dialeto da Toscana, sobretudo aquele falado na região de Florença. Existem diversas línguas e dialetos falados no dia a dia pela população italiana, como o sardo (na Sardenha), napolitano (em Campânia), calabrês em duas variações (na Calábria), vêneto (no Vêneto), friulano (em Friuli-Venezia Giulia), francês (no Vale d'Aosta), alemão (na Província autónoma de Bolzano), esloveno (em Trieste), entre outras.

+ Info

A origem da bandeira da Itália remonta a 1794, quando o norte da Península Itálica foi ocupado pelas tropas napoleônicas. Os franceses, liderados por Napoleão Bonaparte, derrotaram os austríacos que eram os senhores da região. Em novembro de 1796, Napoleão entregou um estandarte, nestas três cores, a um corpo de voluntários da região Lombarda. Estes voluntários ganharam este estandarte após a incorporação ao exército francês.

Alguns historiadores atribuíram um significado particular às cores, e uma interpretação habitual é de que o verde representa as planícies e as colinas do país; o branco, o topo dos Alpes; e o vermelho, o sangue derramado nas Guerras da Independência Italiana. Uma interpretação de natureza mais religiosa, é a de que o verde representa a esperança o branco a fé, e o vermelho a caridade; estas representam as três virtudes teologais

a hISTÓRIA DA SUA bANDEIRA

A bandeira nacional da Itália (por vezes referida como il Tricolore), é formada por três cores (tricolor) de igual dimensão vertical: verde, branco e vermelho, com o verde posicionado no lado esquerdo. A sua forma actual data de 19 de junho de 1946, e foi formalmente adotada em 1 de janeiro de 1948.

+ Info

Por séculos dividida pela política e pela geografia até sua unificação em 1861, a Itália desenvolveu uma cultura única, moldada por uma infinidade de costumes regionais e centros locais de poder e mecenato. Durante a Idade Média e a Renascença, várias cortes magníficas competiram por atrair os melhores arquitetos, artistas e estudiosos, produzindo assim um imenso legado de monumentos, pinturas, música e literatura.

Cultura

oS SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES

+ Info

A literatura italiana começou após a fundação de Roma no século VIII a.C. A literatura latina era, e ainda é, altamente influente no mundo, com vários escritores, poetas, filósofos e historiadores, tais como Plínio, o Velho, Plínio, o Jovem, Virgílio, Horácio, Propércio, Ovídio e Lívio. Os romanos também eram famosos por sua tradição oral, poesia, drama e epigramas.Nos primeiros anos do século XIII, São Francisco de Assis foi considerado o primeiro poeta italiano pelos críticos literários, com sua canção religiosa Cântico das Criaturas.

Literatura

oS SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES

+ Info

O país é conhecido por suas consideráveis realizações arquitetônicas, como a construção de arcos, cúpulas e estruturas afins durante a Roma antiga, ser o fundador do movimento arquitetônico renascentista do final do século XIV ao século XVI e a terra natal do Palladianismo, um estilo de construção que inspirou movimentos como o da arquitetura neoclássica e influenciou o desenho usado nas casas de campo de nobres em todo o mundo, nomeadamente no Reino Unido, Austrália e Estados Unidos desde o final do século XVII até o início do século XX. Várias das mais belas obras da arquitetura ocidental, como o Coliseu, a Catedral de Milão, a Catedral de Florença, a Torre de Pisa ou os projetos de construção de Veneza, encontram-se na Itália

Arquitetura

oS SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES

+ Info

A história das artes visuais italianas faz parte da história da pintura ocidental. A arte romana foi influenciada pela da Grécia Antiga e pode, em parte, ser tomada como um descendente da pintura grega antiga. No entanto, a pintura romana tem importantes características únicas; as sobreviventes são pinturas murais, muitas delas das vilas da Campânia, no sul da Itália. Essa pintura pode ser agrupada em 4 "estilos" ou períodos principais e pode conter os primeiros exemplos de trompe-l'oeil, pseudo-perspectiva e paisagem pura.

Artes visuais

oS SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES

+ Info

Luciano Pavarotti, um dos mais famosos tenores de todos os tempos

A Itália é amplamente conhecida por ser o berço da ópera. Acredita-se que a ópera italiana tenha sido fundada no início do século XVII, em cidades italianas como Mântua e Veneza. Mais tarde, obras e peças compostas por compositores italianos do século XIX e início do século XX, como Rossini, Bellini, Donizetti, Verdi e Puccini, estão entre as mais famosas óperas já escritas e hoje são apresentadas em óperas do mundo todo. Cantores famosos de ópera italiana incluem Enrico Caruso e Alessandro Bonci.

Da folclórica à clássica, a música sempre desempenhou um papel importante na cultura italiana. Instrumentos associados à música clássica, incluindo o piano e o violino, foram inventados na Itália, e a origem de muitas das formas de música clássica predominantes, como a sinfonia, o concerto e sonata, remontam às inovações de música italiana dos séculos XVI e XVII.

Música

oS SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES

+ Info

Durante o século XVI e até o XVIII, a Commedia dell'arte era uma forma de teatro improvisado e ainda hoje é realizada. Grupos de músicos itinerantes montavam um palco ao ar livre e divertiam o público com malabarismo, acrobacias e, mais tipicamente, peças humorísticas baseadas em um repertório de personagens estabelecidos com um enredo difícil, chamado canovaccio.

O teatro italiano pode ser rastreado até à tradição romana. O teatro da Roma Antiga era uma forma de arte diversificada e próspera, variando de apresentações em festivais de teatro de rua, dança nua e acrobacia, até à encenação das comédias de Plauto, até as tragédias de alto estilo e elaboradas verbalmente de Sêneca.

Teatro

oS SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES

+ Info

A moda italiana tem uma longa tradição e é considerada uma das mais importantes do mundo. Milão, Florença e Roma são as principais capitais da moda da Itália. De acordo com o Top Global Fashion Rankings 2013 da Global Language Monitor, Roma ficou em sexto lugar no mundo, enquanto Milão estava em décimo segundo lugar. As grandes grifes italianas, como Gucci, Armani, Prada, Versace, Valentino, Dolce & Gabbana, Missoni, Fendi, Moschino, Max Mara, Trussardi e Ferragamo, para citar algumas, são consideradas das melhores casas de moda do mundo. Além disso, a Vogue Italia é considerada uma das mais conceituadas revistas de moda do mundo.

Moda

oS SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES

+ Info

Um fator chave no sucesso da culinária italiana é sua forte dependência de produtos tradicionais; o país possui as especialidades mais tradicionais protegidas pela legislação da UE.Queijos, frios e vinho (que são uma parte importante da culinária italiana, com muitas declinações regionais e rótulos de denominação de origem protegida ou indicação geográfica protegida) e junto com o café (especialmente café expresso) compõem uma parte muito importante da cultura gastronômica italiana.

A culinária italiana se desenvolveu através de séculos de mudanças sociais e políticas, com raízes desde o século IV a.C. A cozinha local, por si só, sofre influências diversas, incluindo de etruscos, gregos antigos, romanos antigos, bizantinos e judeus

Culinária

oS SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES

+ Info

Foi considerado um dos cinco melhores desportistas mundiais da primeira década do terceiro milénio (2000-2009).

Valentino Rossi (Urbino, 16 de fevereiro de 1979) é um ex–motociclista profissional e vencedor de vários títulos mundiais de MotoGP. Com 9 campeonatos mundiais de motociclismo.

Valentino Rossi nasceu em Urbino (Itália) Filho de Graziano Rossi, um ex-piloto de motociclismo, teve o seu primeiro contacto com as motos ainda aos 2 anos.

Valentino Rossi

cURIOSIDADES

+ Info

Ponte dos Suspiros de Veneza

Fontana di Trevi em Roma

Fórum Romano de Roma

Coliseu em Roma

A Itália é um país com um forte poder histórico e cultural, com muitos passeios e atrações incríveis para quem visita Itália.

Os sitios mais visitados pelos turistas

Pontos turísticoS

+ Info

Queres conhecer mais de Itália? É só marcar uma viagem até lá....

Arena de Verona

Torre inclinada de Pisa

Catedral de Milão

Praça de São Marcos de Veneza

Os sitios mais visitados pelos turistas

Pontos turísticoS

+ Info

Fim!

E Obrigado pela vossa atenção