Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

BIO HISTORICAL CHARACTER

In�s Duarte Moreira

Created on March 16, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Marie Curie

Manya Salomee Sklodowska, mais conhecida como Marie Curie, foi uma cientista excepcional e pioneira em um campo dominado por homens em sua época e uma defensora da educação científica que nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1867, foi ela que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade e teve um papel fundamental no legado da família Curie, que acumulou cinco prêmios Nobel, mas ela teve que enfrentar muitos desafios impostos pela sociedade e pelas condições de vida, mas sempre se interessou pelo conhecimento e desejava seguir a carreira universitária.

Marie Curie

Desde de pequena que Marie Curie demonstrou um grande interesse para a aprendizagem. No entanto, como as universidades polonesas da época não aceitavam mulheres, Curie não pôde continuar os seus estudos acadêmicos no seu país de origem. Em 1891, aos 24 anos, Curie mudou-se para Paris, e foi lá que adquiriu o seu nome francês. Marie ingressou na Sorbonne (Universidade de Paris). Lá, estudou física, matemática e química, trabalhando em empregos temporários para se sustentar financeiramente enquanto frequentava a universidade. Em 1893, concluiu sua licenciatura em física e, em 1894, obteve sua licenciatura em matemática

Formação

Descobertas de Marie Corie

Em 1895, Curie conheceu Pierre Curie, um físico francês com quem se casou no mesmo ano. Após o casamento, Marie e Pierre Curie começaram a trabalhar juntos em pesquisas sobre a radioatividade. Pouco tempo depois em 1898, Marie Curie e seu esposo Pierre Curie descobriram dois novos elementos radioativos, o rádio e o polônio cujo o nome foi nomeado em homenagem à Polônio, terra natal de Marie. A identificação desses elementos não apenas expandiu a tabela periódica, mas também lançou as bases para a compreensão da radioatividade, e além disso teve também impacto noutras áreas.

Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, sendo também a primeira pessoa e a única mulher a ganhá-lo duas vezes. Além disso, ela é a única pessoa a ser premiada em dois campos científicos diferentes. Seus prêmios incluem: Prêmio Nobel de Física (1903): Compartilhado com seu marido, Pierre Curie, e com o físico Henri Becquerel, por suas pesquisas sobre radioatividade. Prêmio Nobel de Química (1911): Foi atribuido devido às suas contribuições na área da química.

Prémios de Marie Curie

Raio x

Marie Curie também desempenhou um papel crucial na aplicação dos raios-X na medicina. Durante a Primeira Guerra Mundial, ela liderou a criação de unidades móveis de raios-X, conhecidas como "petites Curies", para auxiliar no tratamento de soldados feridos. Seu trabalho ajudou a salvar inúmeras vidas e estabeleceu as bases para o uso generalizado dos raios-X na medicina diagnóstica.

Radioterapia: Junto com sua filha Irène Joliot-Curie, Marie Curie também investigou o uso de radiação para tratar tumores cancerígenos. Seu trabalho lançou as bases para a radioterapia moderna, uma forma comum de tratamento para certos tipos de câncer que usa radiação ionizante para danificar e destruir as células cancerígenas.

Radioterapia

As descobertas de Marie Curie ajudaram a desenvolver a teoria atômica e levaram os cientistas a entender que os átomos não eram indivisíveis, mas continham partículas subatômicas. Este foi um passo crucial na evolução da teoria atômica.

Teoria Atomica