Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
apresentação oral - preconceito
Alexandre Camilo
Created on March 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Escola Secundária Dom Dinis Português
Alexandre Camilo Nº 21 Turma: A
Apresentação oral
TIPOS-ENERGIAS VERDES
- Bullying
- Diferenças
- Inclusão
- Exemplos
- Como Lidar
- Iniciativa C.A.S.A.
- Caso recente
INTEGRAÇÃO DE ALUNOS NOVOS NAS ESCOLAS
INCLUSÃO DOS CIDADÃOS SEM-ABRIGO
ÍNDICE
TIPOS-ENERGIAS VERDES
Iniciativa C.A.S.A
Inclusão de cidadãos sem-abrigo
Curiosidade: Caso Recente
Como lidar
Exemplos
INTEGRAÇÃO DE ALUNOS NOVOS NAS ESCOLAS
IncLusão
Diferenças
Bullying
Espero que tenham gostado!
Concluo assim a minha apresentação.
Inclusão
Integração de alunos novos nas escolas
Sendo tão importante a inclusão de novos alunos nas escolas é necessário que esse processo se inicie desde o primeiro dia de escola. A escola deve garantir que os novos alunos se sintam bem-vindos e valorizados, devendo adaptar-se às necessidades individuais dos mesmos. Isso implica o envolvimento ativo de toda a comunidade escolar, incluindo professores e colegas de turma, de forma a criar-se um ambiente saudável para todos, no qual o aluno possa evoluir a nível escolar mas também enquanto pessoa.
Iniciativa C.A.S.A
A iniciativa C.A.S.A ou Centro de Apoio aos Sem-abrigos consiste em ajudar as pessoas em situação de sem-abrigo com comida, roupas e outras formas de ajuda simples. Cada um de nós pode ajudar também com produtos enlatados ou/e vestuário.
1. Ter empatia e respeito.2. Oferecer ajuda prática. 3. Encaminhamento para os serviços sociais. 4. Envolvimento em ações de voluntariado e apoio comunitário.
Como lidar com o indíviduo sem-abrigo
Diferenças
Integração de alunos novos nas escolas
A integração de alunos novos nas escolas é um processo essencial para facilitar a sua adaptação ao novo ambiente educacional. Existem diversas abordagens para esse processo, como métodos formais, programas de orientação e atividades planeadas. Além destas, existem também abordagens mais informais, que envolvem interações quotidianas e o envolvimento dos próprios alunos. Independentemente da abordagem adotada, o objetivo principal é garantir que os novos alunos se sintam bem-vindos, incluídos e confortáveis na sua nova comunidade escolar.
Estados Unidos fazem "ataque" ofensivo a sem-abrigos
Recentemente, os Estados Unidos para diminuirem o elevado número de sem abrigos, utilizaram uma forma hostil para retirarem os mesmo do centro das cidades, afastando-os para o campo. Isto é, através de ajustes nos bancos de rua, para que os sem abrigo não se conseguissem deitar nos mesmos. Além disso, deu-se autorização às autoridades para os agredirem caso algum sem abrigo fosse visto a pedir dinheiro.
Bullying
A integração de novos alunos nas escolas é fundamental para criar um ambiente acolhedor. No entanto, o bullying pode ser uma preocupação durante esse período. Nesse sentido, existem estratégias para prevenir o bullying e facilitar a integração desses alunos, que incluem programas de mentoria, atividades de integração, educação sobre bullying, políticas escolares claras, inclusão em atividades escolares, e comunicação aberta, isto é, falar sobre possíveis problemas de forma a conseguir encontrar soluções para resolver os mesmos. Com isto, o objetivo é criar uma comunidade escolar onde todos se sintam seguros, valorizados e respeitados.
Integração de alunos novos nas escolas
1. A escola organiza atividades de orientação antes do início das aulas para ajudar os novos alunos a familiarizarem-se com o ambiente escolar e a conectarem-se com a comunidade escolar. 2. Um aluno com algum tipo de necessidade ou deficiência, recebe suporte individualizado, como materiais adaptados, para garantir a sua participação e inclusão no ambiente escolar. 3. Durante os intervalos e as atividades extracurriculares, os colegas de turma do novo aluno aproximam-se dele, incluindo-o nas suas interações e promovendo assim, a sua inclusão social.