Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
6. Questões éticas da reprodução assistida
Sofia Alves
Created on March 15, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Começar
Trabalho realizado por: Sofia Alves Nº16 11º10
Questões éticas da reprodução assistida
Técnicas da reprodução assistida
Fim!
Tese
Referências bibliográficas
Objeções à tese
Argumentos a favor da tese
O que é reprodução assistida
Problema filosófico
Índice
O que é a reprodução assistida
A reprodução assistida é o conjunto de técnicas utilizadas por médicos especializados em fertilidade, que tem como principal objetivo ajudar a gestação em casais com dificuldades em engravidar. São exemplos, técnicas como, a inseminação artificial, a fertilização in vitro ou a estimulação ovariana.
Estimulação ovariana
Fertilização in vitro
Inseminação artificial
Técnicas da reprodução assistida
+ INFO
+ INFO
+ INFO
Problema filosófico
O que significa ser pai ou mãe num contexto de reprodução assistida?
Quando o feto é gerado através de gâmetas pertencentes aos pais, o papel dos pais no contexto de reprodução assistida é o mesmo que na fecundação natural.
Pais biológicos
Quando um dos gâmetas do feto é proveniente de um dador. A criança só é filho biológico de um elemento do casal, mas será perfilhada pelo outro que lhe deverá ter o mesmo amor.
Um dos pais não é pai biológico
Neste contexto só existe um laço afetivo a esta criança e a relação de ambos os pais com esta criança em termos biológicos não existe.
Nenhum é pai biológico
Tese
Uma criança que é gerada num contexto de reprodução assistida é muito desejada e, portanto, deverá ter amor de ambos os projenitores, sejam ambos pais biológicos ou não. O significado de se ser pai ou mãe no contexto de reprodução assistida pode não ser o mesmo em termos biológicos, que numa situação de gravidez natural.
A favor
Contra
- O facto de não sentir a mesma ligação à criança do que se fosse pai biológico;
- Poder haver manipulação das características da criança.
- Possibilidade de haver manipulação genética para evitar certas doenças genéticas;
- Permitir que pais que desejem muito um filho e que não o possam ter naturtalmente, consigam por este meio, concretizar o seu sonho e proporcionar uma vida feliz a uma criança.
Argumentos
https://core.ac.uk/download/pdf/30362027.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3775/1/arquivo402_1.pdf
https://www.genesis.med.br/2022/03/23/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-estimulacao-ovariana-controlada/
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Forigen.com.br%2Finseminacao-artificial-o-que-e-e-como-e-realizada%2F&psig=AOvVaw2PBGtsiJHUuqW1NQ_9GS2s&ust=1713173880642000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBQQjhxqFwoTCJCunJy0wYUDFQAAAAAdAAAAABAJ
https://ivi.pt/tratamentos-procriacao-assistida/inseminacao-artificial/
https://www.tuasaude.com/reproducao-assistida/
Referências bibliográficas
Fim!
Consiste na união de um óvulo com um espermatozoide, para realizar a fecundação em laboratório. Posteriormente, transfere-se para o útero o melhor embrião
A estimulação ovariana controlada é um tratamento feito através de medicamentos para desenvolver os folículos ovarianos até torná-los maduros. Os óvulos precisam ser fecundados para gerar um embrião.
Concordo em haver reprodução assistida e defendo que ser pai ou mãe em questão de afeto, neste contexto, é exatamente a mesma coisa que se fossem pais biológicos, porque o importante é ter amor para dar a uma criança.
Esta técnica consiste na colocação de uma amostra de sémen, previamente preparada em laboratório, no interior do útero da mulher com a finalidade de aumentar o potencial dos espermatozoides e as possibilidades de fecundação do óvulo.