Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Essential quiz mobile

Renato Scortenschi

Created on March 15, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Nas zonas costeiras, lagunares, florestas e lagos havia uma grande diversidade de recifes que enfrentavam frequentes tempestades que, por vezes, os danificavam parcialmente. Como resultado eram dispersos em uma vasta área mas nunca no si local de origem. Muitos elementos do caos de blocos e dos lapiás que podemos observar nesta áera, são blocos de coral espalhados pelo terreno ou aglomerados de outros fósseis.

A Ribeira de Quarteira escavou e aprofundou o seu vale nas rochas do Jurássico Superior, formadas no antigo Oceano Tethys. Os sedimentos depositados incluem argila, areia e calcário, que se acumulam em sequências sedimentares, com os mais antigos na base. Nesta área, encontramos a Formação de Peral, composta por sedimentos depositados na plataforma continental do Oceano Tethys, sendo provável encontrar moldes de amonites e belemnites, cefalópodes que viveram nesse oceano.

A Formação de Peral e a Formação de Jordana estão lado a lado. A Formação de Arenitos e Conglomerados do Moinho do Cotovio é semelhante à Formação de Jordana, indicando que se formaram ao mesmo tempo, mas em ambientes diferentes. Enquanto a Formação de Peral é marinha profunda, as Formações de Jordana e de Arenitos e Conglomerados do Moinho do Cotovio são menos profundas e fluviais, respectivamente. Os arenitos da Formação de Jordana foram depositados na plataforma continental intermédia do Oceano Tethys, enquanto os da Formação de Arenitos e Conglomerados do Moinho do Cotovio têm origem fluvial. Na plataforma continental intermédia, fragmentos de esqueletos de organismos habitantes de áreas menos profundas eram transportados pelas correntes, resultando na presença ocasional de fragmentos de coral nos sedimentos, apesar da baixa abundância de fósseis. Um aspecto notável da Formação de Jordana são as frequentes estruturas microbianas que se assemelham à pele de elefante.

O Planalto do Escarpão é uma formação geográfica singular, esculpida pela combinação de processos fluviais, cársicos e tectónicos. Elevando-se até aos 130 metros de altitude, é atravessado pela Ribeira de Quarteira, permitindo, ao longo das suas margens íngremes, a observação das formações geológicas que testemunham ambientes antigos, desde o mar profundo até aos ambientes costeiros. Este local, contém a secção geológica mais completa do Jurássico Superior do leste algarvio, composta por formações calcárias, geralmente muito fossilíferas, com a presença de diversos grupos de macrofósseis de organismos marinhos, como belemnites, amonites e vários moluscos e corais. O Planalto do Escarpão, onde a água se infiltra para alimentar o aquífero de Albufeira-Ribeira de Quarteira, é ainda um local onde se evidencia a intervenção humana na utilização do solo e da água, com destaque para os magníficos muros de pedra seca, as levadas e os açudes.

Rochas Sedimentares Planalto do Escarpão

Quiz 1/10

Contextualize your topic with a subtitle

End of the quiz!

Here you can include a text to congratulate and wish your audienceluck at the end of the quiz.

🎉