Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Presentación Histórica

Rafael Freire

Created on March 15, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

25 de abril

rAfael FREIRE

7.º C D.

Começar

Resumo

Hoje eu irei apresentar o meu trabalho de História, em que falarei sobre o vinte e cinco de abril.

Eu vejo o dia 25 de abril como um dia que marca o início da vida democrática em Portugal. Um dia de muita alegria porque acabou uma epoca de muita tristeza em que ninguém tinha liberdade de fazer o que desejassem ou pensassem.

Como vejo o 25 de abril?

``acordei sem televisão, não havia imagem, mesmo sendo a preto e branco. Só se ouvia as canções do Seca Afonso, que eram proibidas pelo governo.Ninguém sabia nada do que se estava a passar, em Lisboa, só mais tarde se soube que tinha acontecido um golpe de estado. O meu coração ficou apertado e aflito, com um sentimento de alegria, mas ao mesmo tempo de preocupação, na altura tinha o meu marido na guerra (Guiné-Bissau), já tinha ido para a guerra á dois anos, e eu fiquei com um bebé de 11 meses e grávida de sete meses de uma menina, eu não sabia o que iria acontecer dali para a frente. Naquele momento só sabíamos que Lisboa tinha sido invadida pelas forças armadas e que o regime de Salazar tinha caído. A minha situação estava complicada com o meu marido na guerra sem apoio do homem de família e ainda existiam muitos fascistas, não havia previsão dos soldados regressarem a casa. Desde Abril até Agosto, todos os dias estava com o coração nas mãos á espera de o ver a entrar pela porta. Só a 11 de Agosto, chegou um navio com os primeiros militares.´´ Portugal

-Elvira Rosa Tavares 25/04/1974

´´houve um ataque ao aquartelamento onde cairam vários Rockets e atingiram mortalmente um soldado e ficaram 4 soldados bastante feridos mesmo ao meu lado, os estilhaços atingiram tudo á nossa volta. Também estive dentro de uma vala de água gelada desde as 23h até ás 5h da manhã para me proteger de um ataque ao aquartelamento. Também me lembro de uma situação onde estivemos sem mantimentos durante 2 semanas porque não tivemos reabastecimento por causa dos ataques.´´ Gine Bissau

-Artur Tavares Freirefevereiro de 2023

Um dos mais importantes acontecimentos históricos em Portugal. A Revolução dos cravos foi o "movimento" que fez cair o regime salazarista, que na altura era um regime de censura onde ninguém podia falar mal do governo ou seja não tinham a liberdade de dizerem o que pensavam. Por isso é que hoje é importante que as pessoas votem, porque um dia alguém lutou para que podessemos ter esse direito e dever.

Para mim 25 de abril é:

O 25 de abril é uma oportunidade de comemorar a história de Portugal mas também de pensar nos desafios que ainda enfrentamos hoje em dia. A celebração desta data é um momento de união e de renovação e de esperança no futuro. Também é uma data que faz vir á memória, muita tristeza e tempos difíceis, mas também a memória de um dia com muita alegria e Amor ao próximo.

Porque devemos comemorar o 25 de abril?

"A colocação de cravos nas espingardas dos militares é um dos símbolos mais conhecidos da Revolução dos Cravos. A história conta que uma mulher chamada Celeste Caeiro ofereceu cravos aos soldados que estavam a guardar a entrada do quartel do Carmo, em Lisboa. Os soldados colocaram os cravos nas espingardas, e o gesto tornou-se um símbolo de paz e de união."

Revolução dos cravos

FIM