Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

"Olha-me rindo uma criança"

Martina Faria nº15 9A_N

Índice

1. Biografia do autor

2. Leitura/Análise do poema

3. Estrutura externa do poema

4. Conclusão

Biografia de Fernando Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta, nasceu a 13 de junho de 1888, na cidade de Lisboa, Portugal. Viveu parte da infância e sua adolescência em Durban, na África do Sul. Em 1905, voltou a morar em Portugal, onde escreveu a sua obra, criou heterónimos, fundou duas editoras, trabalhou como tradutor e conheceu sua única namorada. O poeta, que morreu a 30 de novembro de 1935, em Lisboa, é um dos principais autores do modernismo português. Pertencente à Geração de Orpheu, o mesmo produziu textos caracterizados pelo nacionalismo crítico e pela liberdade formal, além de conterem traços do simbolismo, cubismo e futurismo.

"Olha-me rindo uma criançaE na minha alma madruga.Tenho razão, tenho esperançaTenho o que nunca me basta.Bem sei. Tudo isto é um sorrisoQue é nem sequer sorriso meu.Mas para meu não o precisoBasta ser de quem mo deu.Breve momento em que um olharSorriu ao certo para mim...És a memória de um lugar,Onde já fui feliz assim."

- Este poema é composto por 3 estrofes, cada estrofe com 4 versos (quadras);- Versos heptassilábicos e octossilábicos (sete e oito sílabas métricas); - Rima cruzada;- Esquema rimático: ABAB/CDCD/EFEF.

Estrutura externa

Em síntese, este poema é bastante nostálgico no que toca a infância, pois aborda a reflexão de uma infância perdida numa tentativa constante de evasão da melancolia presente. Nesta concessão ilusória, o passado é um paraíso perdido, contrastando á infelicidade que está a viver.

Conclusão

Fim