apresentação português
Martina Faria
Created on March 15, 2024
More creations to inspire you
ASTL
Presentation
ENGLISH IRREGULAR VERBS
Presentation
VISUAL COMMUNICATION AND STORYTELLING
Presentation
GROWTH MINDSET
Presentation
BLENDED LEARNING
Presentation
INTRO INNOVATE
Presentation
SUMMER ZINE 2018
Presentation
Transcript
"Olha-me rindo uma criança"
Martina Faria nº15 9A_N
Índice
1. Biografia do autor
2. Leitura/Análise do poema
3. Estrutura externa do poema
4. Conclusão
Biografia de Fernando Pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta, nasceu a 13 de junho de 1888, na cidade de Lisboa, Portugal. Viveu parte da infância e sua adolescência em Durban, na África do Sul. Em 1905, voltou a morar em Portugal, onde escreveu a sua obra, criou heterónimos, fundou duas editoras, trabalhou como tradutor e conheceu sua única namorada. O poeta, que morreu a 30 de novembro de 1935, em Lisboa, é um dos principais autores do modernismo português. Pertencente à Geração de Orpheu, o mesmo produziu textos caracterizados pelo nacionalismo crítico e pela liberdade formal, além de conterem traços do simbolismo, cubismo e futurismo.
"Olha-me rindo uma criançaE na minha alma madruga.Tenho razão, tenho esperançaTenho o que nunca me basta.Bem sei. Tudo isto é um sorrisoQue é nem sequer sorriso meu.Mas para meu não o precisoBasta ser de quem mo deu.Breve momento em que um olharSorriu ao certo para mim...És a memória de um lugar,Onde já fui feliz assim."
- Este poema é composto por 3 estrofes, cada estrofe com 4 versos (quadras);- Versos heptassilábicos e octossilábicos (sete e oito sílabas métricas); - Rima cruzada;- Esquema rimático: ABAB/CDCD/EFEF.
Estrutura externa
Em síntese, este poema é bastante nostálgico no que toca a infância, pois aborda a reflexão de uma infância perdida numa tentativa constante de evasão da melancolia presente. Nesta concessão ilusória, o passado é um paraíso perdido, contrastando á infelicidade que está a viver.
Conclusão
Fim