Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Martim MonteiroAna SantosAalyah OliveiraJoyce Gulamo

Familias portuguesas

Novos tipos de familias portuguesas

-Família Reconstruída: Formada por um ou ambos os cônjuges que se casaram novamente, trazendo filhos de relacionamentos anteriores para a nova união. -Família Homoparental: Composta por pais do mesmo sexo e seus filhos, seja por adoção, fertilização in vitro ou outros meios. -Família de Acolhimento: Famílias que acolhem temporariamente crianças ou jovens que foram removidos de suas famílias biológicas por razões de segurança ou bem-estar. -Família Unipessoal: Quando uma pessoa vive sozinha, sem cônjuge ou filhos. -Família Bipessoal: Composta por um casal sem filhos.

-Família Nuclear: Composta por pais e filhos biológicos ou adotivos que vivem na mesma casa. -Família Monoparental: Uma família liderada por um único pai ou mãe, que assume a responsabilidade de cuidar dos filhos. -Família Extensa: Inclui membros de várias gerações que vivem sob o mesmo teto, como avós, pais, filhos e, por vezes, tios e primos.

Tipos de familia

-Famílias de Acolhimento

-Famílias Multiculturais

-Cuidado Intergeracional

-Famílias Monoparentais e Reconstruídas

-Flexibilidade no Trabalho e na Família

-Famílias Homoparentais

-Cooperação Parental

-Equidade de Gênero

Os papéis familiares têm evoluído ao longo do tempo, refletindo mudanças nas sociedades modernas, incluindo Portugal. Alguns dos novos papéis familiares que têm emergido incluem:

A taxa de divórcio em Portugal tem vindo a aumentar ao longo dos anos. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2019 houve um total de 23.729 divórcios, o que corresponde a uma taxa de divórcio de 2,3 divórcios por cada mil habitantes.

Taxa de divórcio em Portugal

Portugal em contraciclo, com a média europeia, com o indicador a recuar para 1,35 filhos por mulher

Número de filhos por casal

Fim