Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Materiais de reforço e ampliação
Maria João Manhente
Created on March 15, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
FOSSILIZAÇÃO
Maria Manhente nº19Mariana Dias nº20 Núria Costa nº23
Start
FOSSILIZAÇÃO
01
Flip card
Sabem o que é um Fóssil?
Os fósseis são restos de antigos organismos ou vestígios da sua atividade que foram preservados, de forma natural, principalmente, em rochas sedimentares
Eu não sabia, mas já aprendi!
Eu sabia! Vamos para a próxima!
01
Sabem o que é um fóssil?
FOSSILIZAÇÃO
01
Flip card
A idade relativa
A presença de fósseis nas formações rochosas pode indicar a idade relativa das formações em que se encontram, tal como no caso dos organismos marinhos extintos, tal como as trilobites e as amonites, que se sabe terem vivido em períodos de tempo específicos da história da terra. Uma vez que alguns grupos de fósseis são característicos de determinados períodos da história da terra-fósseis de idade-então, se em estratos geograficamente distantes estiverem presentes os mesmos grupos de fósseis, pode concluir-se que esses estratos têm a mesma idade ou seja o princípio da identidade paleontológica.
Vamos para a próxima!
01
Idade Relativa
02
Flip card
os fósseis podem ser classificados em dois tipos:
Tipos de Fósseis
Fósseis de ambiente Fósseis de idade
Vamos para a próxima!
01
TIPOS DE FÓSSEIS
02
Flip card
Sabem o que é a fossilização?
E agora que sabem o que é um fóssil...
A fossilização é um processo lento e complexo, em que estão envolvidos fatores físicos, como a temperatura e pressão, fatores químicos como o tipo de elementos químicos presentes nos sedimentos, e biológicos com ação de seres decompositores sobre o organismo
Eu não sabia, mas já aprendi!
Eu sabia! Vamos para a próxima!
02
Sabem o que é a fossilização?
-Ambientes anaeróbios(sem oxigénio) e com temperaturas baixas: Ambientes com estas características ajudam a preservar os restos do organismo.- Corpo com partes duras: Os seres vivos com partes duras,como ossos,dentes,conchas e carapaças têm maior probabilidade de fossilizar do que os organismos com partes moles,pois estas decompõem-se mais facilmente.-Rápido enterramento após a morte do organismo: A cobertura do organismo por sedimentos,preferencialmente finos,protege-o de predadores,de decompositores,e de ambientes ricos em oxigénio.
Vamos à próxima
02
Sabem o que é a fossilização?
03
Flip card
CONHECEM OS PROCESSOS?
E como se formam?
1- INCRUSTAÇÃO 5- MUMIFICAÇÃO 2-MINERALIZAÇÃO 6- MOLDAGEM 3-RECRISTALIZAÇÃO 7- MARCA OU IMPRESSÃO 4-CARBONIZAÇÃO OU INCARBONIZAÇÃO
03
Vamos para a próxima!
OS PROCESSOS
Eu sabia! Vamos para a próxima!
Para acabar...
a mineralização ocorre quando as substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.
2- MINERALIZAÇÃO
ocorre quando o ser vivo fica aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização, mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas acerca do ser vivo. O ser vivo neste tipo de fossilização fica conservado (conservação)logo, apresenta apenas alterações mínimas na sua composição.
5- Mumificação
- Este é o processo mais vulgar, resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo. (Para ter a noção do ser vivo é necessário ter o molde e o contra molde).
6- MOLDAGEM
ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono. É mais frequente nos restos de seres vivos contendo quitina, celulose ou queratina.
4- CARBONIZAÇÃO OU INCARBONIZAÇÃO
Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade, como por exemplo a transformação de aragonite em calcite.
3- RECRISTALIZAÇÃO
Neste processo ocorre a conservação de vestígios dos seres vivos, como pegadas, marcas de folhas entre outros. Basicamente, existem dois tipos de fósseis, os somatofósseis (fósseis de dentes, carapaças, folhas, conchas, troncos entre outros) e os icnofósseis (fósseis de pegadas, de mordidas, de ovos ou de cascas do mesmo, excrementos).
7- MARCA OU IMPRESSÃO
Ocorre quando substâncias trazidas pelas águas se infiltram no subsolo e se depositam em torno do animal ou planta, revestindo-o. Como por exemplo, acontece em animais que morreram no interior de cavernas. Os materiais mais comuns são calcite, pirite, limonite e sílica.
1- INCRUSTAÇÃO
1. o organismo morre 2. as partes moles dos organismos são decompostas 3. Os sedimentos finos que cobrem e preservam o esqueleto,sofrem diagénese,tornando-se rochas consolidadas.O esqueleto fica mineralizado (os minerais presentes no meio substituem a matéria orgânica). 4. Os movimentos tectónicos permitem o afloramento da rocha que contém o fóssil. 5. A erosão da rocha permite a exposição do fóssil à superfície
2.1 ETAPAS DA MINERALIZAÇÃO
Estes fósseis fornecem informação acerca do ambiente que existia na época e no local onde viveram,permitem reconstruir o ambiente passado(paleoambiente), e além disso fornecem informações sobre a distribuição das áreas marinhas e continentais e sobre as condições climáticas existentes no passado.
Fósseis de fácies/ambiente
São fósseis que nos fornecem indicações quanto à idade dos sedimentos e estes podem encontrar-se em regiões diferentes devido a discordâncias de sedimentação ou erosão.