Projeto Final Educação Superior Dinâmico
Guilherme Tavares [Aluno(a)]
Created on March 15, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
SANTIAGOVR_EN
Presentation
WWII TIMELINE WITH REVIEW
Presentation
BLENDED LEARNING
Presentation
TAKING A DEEPER DIVE
Presentation
WWII JUNE NEWSPAPER
Presentation
AUSSTELLUNG STORYTELLING
Presentation
HISTORY OF THE EARTH
Presentation
Transcript
Trabalho proposto no ambito da disciplinade geografia C
Desigualdades Mundiais a nivel demográfico
Itália e Burkina Faso
Ano letivo: 2023/2024 Turma : 12CAlunos: Guilherme Tavares , Eduardo Soares , Mariana MartinsNúmeros: 6 , 19 , 13
- Introdução(02)
- Desenvolvimento(03)
- Conclusão/opinião do grupo(04)
- Agradecimentos(05)
- Bibliografia/Webgrafia(06)
Indice
Italia e Burkina Faso
01
Itália: Localização: Sul da Europa.Capital: Roma.Fronteiras: França, Suíça, Áustria e Eslovénia.Língua oficial: o Italiano.Identificado como País Desenvolvido.População total: 61 Milhões.Dimensão do território: 302 km².
Introdução
Itália e Burkina Faso
02
Burkina Faso:Localização: África Ocidental.Capital: Uagadugu.Fronteiras: com Níger, Mali, Costa do Marfim, Gana, Togo e Benim.Línguas oficiais: Fula, Bissa e Diúla.Identificado como País em DesenvolvimentoPopulação total: 23 Milhões.Dimensão do território: 274 km².
Introdução
Itália e Burkina Faso
02
Questão 1.3: Identificação dos 3 países que registaram:A) Maior taxa de natalidade- Burkina Faso, Marrocos, Irão.B) Maior esperança média de vida- Austrália, Itália, Irlanda. C) Menor taxa de mortalidade infantil- Austrália, Alemanha, Itália. D) Menor taxa de mortalidade- Irão, Turquia, México.
Desenvolvimento
Resolução da questão 1.3 e 1.4
03
Questão 1.4: Duas causas para os resultados obtidos na alinea C) da questão anterior:Duas causas para os resultados obtidos na alinea C) são o facto de estes serem países desenvolvidos e terem acesso a um sistema hospitalar gratuito e desenvolvido.
Desenvolvimento
Resolução da questão 1.3 e 1.4
03
Desenvolvimento
Análise das pirãmides etárias
03
Questão 2.5: Leitura de cada uma das piramides etárias: Itália (alinea A): A Itália ao ser um país mais desenvolvido tem um balanço entre a juventude e a velhice.Itália (alinea B): A Itália tem uma natalidade baixa, ou seja , é negativa.Itália (Consequencias sociais e parte economica na Alinea C): O Aumento do numero de casos de solidão e de isolamento dos idosos, a importância dos idosos no auxilio dos filhos. Agravamento das contas publicas e o aumento da carga fiscal sobre a população ativa.
Desenvolvimento
Resposta a questão 2.5 e respetivas alineas
03
Questão 2.5: Leitura de cada uma das piramides etárias: Itália (alinea D): Na Itália, politicas demográficas podem focar em incentivos a natalidade , como beneficios fiscais para familias com filhos e apoio a conciliação entre trabalho e a vida familiar.Itália (alinea E): Suplementar e incentivar as famílias a ter mais que um filho, seja com suporte económico ou social.Itália (alinea F):Gasto extra do saldo governamental em famílias.
Desenvolvimento
Resposta a questão 2.5 e respetivas alineas
03
Questão 2.5: Leitura de cada uma das piramides etárias: Burkina Faso (alinea A): O Burkina Faso, sendo um país em desenvolvimento, tem uma população mais jovem do que envelhecida, o que cria uma desigualdade entre eles.Burkina Faso (alinea B):O Burkina Faso tem uma taxa de natalidade elevada, ou seja, é positiva.Burkina Faso (Consequencias sociais e parte economica na Alinea C): O aumento dos bairros de lata, incremento do número de casos de fome e subnutrição. Elevados encargos económicos com a educação e a formação e elevado desemprego e subemprego.
Desenvolvimento
Resposta a questão 2.5 e respetivas alineas
03
Questão 2.5: Leitura de cada uma das piramides etárias: Burkina Faso (alinea D): No Burkina Faso, as políticas podem centrar-se na promoção do planeamento familiar, no acesso à saúde materna e na educação sobre o controlo da natalidade para gerir um rápido crescimento da população.Burkina Faso (alinea E): Instaurar a política de filho único.Burkina Faso (alinea F): Envelhecimento populacional crescente, diminuição da população.
Desenvolvimento
Resposta a questão 2.5 e respetivas alineas
03
Após isto tudo, foi possível identificar as posições demográficas destes dois países, sendo estes dois casos completos opostos. A Itália, é um país europeu com uma economia ascendente e níveis de vida superiores , já Burkina Faso, é um país no Oeste Africano, sem acesso ao Mar Atlântico, e com uma economia a deixar a desejar, apresenta estatísticas claramente influenciadas pela falta de medidas e estruturas sociais.
Conclusão
Itália e Burkina Faso
04
05
Agradecemos a vossa atenção.
Guilherme Tavares , Eduardo Soares , Mariana Martins
- https://www.census.gov/programs-surveys/international-programs/about/idb.html
- https://www.populationpyramid.net/
- Manual páginas: 193,194,200, 201 e 202.
- Imagens utilizadas: https://thetruesize.com/
sites e outros recursos onde procuramos informação: