Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Jéssica Rocha nº 9Margarida Isabel nº 12

As heroínas na Revolução da Maria da Fonte

Portugal tem uma longa história de ações heroicas ao longo dos séculos. O acontecimento mais heroico que a Póvoa de Lanhoso teve foi a Revolução da Maria da Fonte. Maria da Fonte, é considerada a instigadora dos motins iniciais, que tiveram uma forte participação feminina, dando origem ao nome da revolta. Estas mulheres tentavam impedir o enterro de Custódia, que acreditavam que os mortos estavam desprotegidos do Céu.

Maria terá gritado vivas à rainha e morte aos Cabrais e às leis novas. Quando as autoridades prenderam as cabecilhas do conflito, foram presas quatro Marias da Fonte: Joaquina Carneira, Maria Custódia Milagreta, Maria da Mota e Maria Vidas. Centenas de mulheres rapidamente afugentaram os representantes da Justiça e os coveiros. Extasiadas com os poderes que tinham em mãos, marcharam, a 27 de março, do Cruzeiro até à vila, arrombando as portas da cadeia à machadada, a fim de libertarem as companheiras.

O manifesto surgiu contra o governo cartista, exercido por António Bernardo da Costa Cabral. O governo cartista centra-se na Carta Constitucional de 1826, tendo como característica o lado mais conservador do liberalismo. A revolta ocorreu devido às tensões sociais decorrentes das guerras liberais.

A sublevação alastrou-se por todo o país, resultando na substituição do governo de Costa Cabral pelo governo liderado por Pedro de Sousa Holstein. A rainha D. Maria II demitiu o governo e nomeou o marechal João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun para formar um novo ministério, reacendendo assim a insurreição. O desfecho desta revolução foi uma nova guerra civil de 8 meses que só acabou com a assinatura da Convenção de Gramido, após a intervenção de forças militares estrangeiras ao abrigo da Quádrupla Aliança.

A grande heroína que foi Maria da Fonte tornou-se um célebre símbolo da luta por justiça e igualdade. Só em 1978 uma estátua é criada na Póvoa de Lanhoso, tendo sido recolocada junto à igreja romântica de Fontarcada. Maria da Fonte é, nos dias de hoje, uma importante figura histórica.