Marquêsdepombal
Manuel Gonçalves
Created on March 14, 2024
More creations to inspire you
SLYCE DECK
Personalized
LET’S GO TO LONDON!
Personalized
ENERGY KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
HUMAN AND SOCIAL DEVELOPMENT KEY
Personalized
CULTURAL HERITAGE AND ART KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
DOWNFALLL OF ARAB RULE IN AL-ANDALUS
Personalized
ABOUT THE EEA GRANTS AND NORWAY
Personalized
Transcript
Apresentação: Marquês de Pombal
Tomás Branco, David Santos, Luís Bernardes
8ºC
Biografia: Marquês de Pombal
Marquês de Pombal nasceu no dia 13 de Maio de 1699, em Lisboa. Ingressou no curso de direito na Universidade de Coimba e dedicou-se depois ao estudo da história e da política. Foi embaixador de Portugal na corte de Viene, onde ganhou prestigio. No dia 31 de Julho 1750, faleceu o Rei D. João V e assumiu o trono o seu filho,
No dia 2 de Agosto do mesmo ano, Pombal foi nomeado Secretário de Estado do Reino, virando, inesperadamente, o membro mais influente da corte. Com a morte de D. José I em 1777, o poder de Pombal ruiu. Foi demitido, acusado de abuso de poder e peculato. Faleceu no dia 8 de Maio de 1782.
D. José I
Marquês de Pombal: Reformas
Durante o Início do reinado de D. José I, Portugal vivia uma crise económica devido à quebra das remessas de ouro do Brasil, e a diminuição das receitas do comércio. Para equilibrar a balança comercial e proteger a economia, Marquês de Pombal recorreu a medidas mercantilistas, renovou e criou novas manufaturas, criou companhias monopolistas para controlar o comércio do Brasil e fundou a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, e ainda fez uma
reforma no ensino.
Reformas: Terremoto de 1755.
No dia 1 de Novembro de 1755, um violento terremoto, seguido de um tsunami e um incêndio destruiu grande parte da cidade de Lisboa. Com os poderes reforçados, numa fase inicial, a reconstrução de Lisboa foi uma das prioridades de Pombal. A reconstrução teve por base um projeto urbanístico inovador, incluia a praça do comércio, um conjunto de ruas largas e retilínias, com passeios, rede de esgotos e blocos de prédios idênticos. Os prédios tinha uma estrutura de madeira interna, que conferia maior resistência sismica (Gaiolas).
D. José I
D. José I nasceu em Lisboa no dia 6 de Junho de 1714. Quando subiu ao trono, D. José tinha à sua disposição infraestruturas desatualizadas, e uma situação económica defecitária herdada do reinado de D. João V, o que o levou a nomear novos nomes para a corte. Faleceu no dia 24 de Fevereiro de 1777.
Reformas no ensino:
- Mandou criar escolas menores e escolas régias;
- Ordenou a reforma da universidade de Coimbra;
- Fundou o colégio dos nobres.
Marquês de Pombal levou a cabo reformas para modernizar o ensino, dentro do espírito iluminista: