Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Apresentação: Marquês de Pombal

Tomás Branco, David Santos, Luís Bernardes

8ºC

Biografia: Marquês de Pombal

Marquês de Pombal nasceu no dia 13 de Maio de 1699, em Lisboa. Ingressou no curso de direito na Universidade de Coimba e dedicou-se depois ao estudo da história e da política. Foi embaixador de Portugal na corte de Viene, onde ganhou prestigio. No dia 31 de Julho 1750, faleceu o Rei D. João V e assumiu o trono o seu filho,

No dia 2 de Agosto do mesmo ano, Pombal foi nomeado Secretário de Estado do Reino, virando, inesperadamente, o membro mais influente da corte. Com a morte de D. José I em 1777, o poder de Pombal ruiu. Foi demitido, acusado de abuso de poder e peculato. Faleceu no dia 8 de Maio de 1782.

D. José I

Marquês de Pombal: Reformas

Durante o Início do reinado de D. José I, Portugal vivia uma crise económica devido à quebra das remessas de ouro do Brasil, e a diminuição das receitas do comércio. Para equilibrar a balança comercial e proteger a economia, Marquês de Pombal recorreu a medidas mercantilistas, renovou e criou novas manufaturas, criou companhias monopolistas para controlar o comércio do Brasil e fundou a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, e ainda fez uma

reforma no ensino.

Reformas: Terremoto de 1755.

No dia 1 de Novembro de 1755, um violento terremoto, seguido de um tsunami e um incêndio destruiu grande parte da cidade de Lisboa. Com os poderes reforçados, numa fase inicial, a reconstrução de Lisboa foi uma das prioridades de Pombal. A reconstrução teve por base um projeto urbanístico inovador, incluia a praça do comércio, um conjunto de ruas largas e retilínias, com passeios, rede de esgotos e blocos de prédios idênticos. Os prédios tinha uma estrutura de madeira interna, que conferia maior resistência sismica (Gaiolas).

D. José I

D. José I nasceu em Lisboa no dia 6 de Junho de 1714. Quando subiu ao trono, D. José tinha à sua disposição infraestruturas desatualizadas, e uma situação económica defecitária herdada do reinado de D. João V, o que o levou a nomear novos nomes para a corte. Faleceu no dia 24 de Fevereiro de 1777.

Reformas no ensino:

  • Mandou criar escolas menores e escolas régias;
  • Ordenou a reforma da universidade de Coimbra;
  • Fundou o colégio dos nobres.

Marquês de Pombal levou a cabo reformas para modernizar o ensino, dentro do espírito iluminista: