Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Zeca Afonso

Vasco Dias, N.º15

Cantor de Intervenção

Biografia

Porquê o Zeca Afonso?

Relação entre Zeca e uma personagem do conto "Vicente"

Biografia:

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos

José Afonso foi um dos principais cantores de intervenção. Zeca nasceu dia 2 de Agosto de 1929 em Aveiro. Fez o liceu e a faculdade em Coimbra, cidade onde começou a cantar com estudantes ao som de uma guitarra portuguesa. Entre 1956 e 1964 correu o Alentejo e Algarve a dar aulas, sempre com a PIDE atrás dele. Foi em 1963 que lançou a primeira música chamada "Vampiros", abafada logo pela PIDE. Mas foi a 25 de abril de 1974 que o seu maior êxito fo lançado. Chama-se "Grândola Vila Morena", a música que marcou o início da Revolução dos Cravos.

Porquê o Zeca Afonso?

Eu escolhi o Zeca Afonso não só pelas músicas de intervenção e pela coragem que ele tinha para as fazer, mas também pelo facto das mensagens que ele queria transmitir pelos versos que escrevia. Por mais que as suas obras fossem abafadas pela PIDE, ele fazia-as para tentar mudar o regime político. A minha escolha também se baseia na importância do seu trabalho na Revolução do 25 de abril.

Relação entre Zeca e uma personagem do conto "vicente"

Zeca Afonso e vicente

Embora Zeca seja um músico de intervençãos e Vicente ser um pássaro eles demonstram atitudes que se assemelham.

Resumo

Estas duas personagens aproximam-se graças às adiversidades que passaram durante a vida. Emboras as de Vicente sejam na sua aldeia, as dificuldades de Zeca são políticas. Outra coisa que os aproxima é a forma de expressar a opinião através da arte. Zeca usa a música para se expressar e Vicente usa a escultura.