Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

lARA FRANCISCO Nº13 10ª1

Ilhas das berlengas

OPINIÃO PESSOAL

CLIMA

HIDROGEOLOGIA

GEOLOGIA

FLORA E FAUNA

FACTOS

HABITATS

CARACTERIZAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO

TOPICOS

Desde 30 de Julho de 2011 a Reserva Natural das Berlengas foi elegida a 5º Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

CLASSIFICAÇÃO

As ilhas situam se no Oceano Atlântico.

  • Berlenga Grande
  • Estelas
  • Farilhões

O Arquipelago das Berlengas, situado em Portugal na região do Oeste em Peniche, é composto por 3 ilhas graníticas.

CARACTERIZAÇÃO

Grutas Marinhas - Valiosos refugios para várias especies e com grande valor de biodiversidade. Recifes - Zona rochosa submarina, onde em locais pouco profundos encontramos uma grande quantidade de algas.-E zonas mais profundas, as comunidades são muito diferentes e encontramos espécies menos comuns de esponjas, gorgérias e corais de água fria.

HABITATS

Nas ilhas existe uma grande diversidade de animais marinhos e terrestres. A maioria dos animais são aves, como, o Roque-de-castro, Hydrobates Castro, ou o Corvo-marinho-de-crista, Phalacrocorax aristotelis.

Plantas Endomicas, plantas cuja distribuição está restrita a uma área pequena. São caracteristicas e somente encontradas na ilha tal como a Armeria das Berlengas, Armeria Berlengansis, a Pulicária das Berlengas, Pulicaria Microcephala, ou a Viboreira, Echium Microcephala.

fauna

FLORA

O arquipelago das Berlengas é formado por um complexo de rochas graniticas e metamorficas, que representa o ultimo vestigio do "horst" das Berlengas ou seja, formação integrada na Cadeia Varisca, formada durante o Devónico e o Carbónico como resultado da colisão dos supercontinentes, Gondwana e Laurásia.

A Ilha Berlenga Grande divide se em 2 partes, quase totalmente separadas por uma falha sismica que a norte deu origem ao chamado Carreiro das Cações e a sul ao Carreiro do Mosteiro.

geologia

O clima da Reserva Natural das Berlengas, tem características marcadamente oceânicas. Em especial nas encostas viradas a norte e a noroeste, onde se fazem sentir ventos muito fortes.As chuvas intensas são caracteristicas do inverno nas ilhas. Alternando com períodos de aridez, entre a primavera e o outono.

CLIMA

  • Arribas espraiadas que levam há existência de vales;
  • Grande fraturação onde é possivel a acumulação de águas pluviais de escorrência.

hidrogeologia

2- Foi a primeira área protegida do país em 1465.

1- O rei Afonso V de Portugal proibiu a pratica de caça na ilha principal da Reserva Natural das Belergas.

FACTOS

3- O instituto de conservação da natureza está a eliminar ovos das gaivotas que proliferam na ilha devido ao excesso das mesmas.

Opinião Pessoal

Na minha opinião eu gostava muito de ter a expêrincia de visitar o arquipélago das Berlengas. Parece me um lugar agradável e acolhedor, já ouvi falar muito bem sobre o local.

eSPERO QUE A PROFESSORA TENHA GOSTADO

OBRIGADA PELA ATENÇÃO!