Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Blimunda

Rute Dimas

Created on March 14, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Trabalho realizado por:Margarida Matias Nº6 Rute Dimas Nº13

Blimunda

nks

Música

Relevância

Imagem

Cracterização

Conclusão

Relação com personagens

Introdução

Índice

Introdução

Blimunda pertence a uma longa linhagem de personagens femininas importantes das obras de Saramago. É uma personagem complexa e essencial, tendo uma capacidade enorme de transcender limitações.

Blimunda (caracterização)

Personagem principal, fictícia e individual. Fisicamemte: Bonita, esbelta, típica rapariga do povo. Psicologicamente: Inteligente, resiliente, perseverante, fiel, honesta, sensível, corajosa, independente e livre. Blimunda é, ainda, uma mulher muito "à frente do seu tempo", sendo dominante e exercendo os mesmos trabalhos que os homens (algo impensável para a época). Além disso, é uma mulher misteriosa, uma vez que tem poderes sobrenaturais.

Fica responsável pela construção da passarola, primeiro, por inspecionar as peças, depois passa a recolher as vontades.

Capítulo 8 - Baltasar passa a conhecer os poderes de Blimunda e acredita neles após o episódio da moeda

Blimunda consegue "ver por dentro das pessoas" através do seu poder sobrenatural

Ecovisão

Sendo uma das personagens principais, é bastante importamte para o desenrolar da trama.

Contributo para o enredo:

Contrasta com o casamento contratual do Rei e da Rainha

A lealdade, a dedicação e a perserverança de Blimunda está muito presente no Capítulo 25 - Onde viajou por Portugal durante anos à procura de Baltasar e ficou conhecida como a "Voadora" devido às histórias que contava.

Não há casamento oficial, têm relações muito cedo e ambos têm os mesmos direitos (algo improvável no séc.XVIII)

Relação subversiva

Completam-se e dedicam-se um ao outro

Diversa simbologia associada

Amor carnal e espiritual

O seu relacionamento com Baltasar

Domenico Scarlatti

O padre Bartolomeu de Gusmão

A sua mãe

Relação com os restantes personagens

"São onze os supliciados. A queima já vai adiantada, os rostos mal se distinguem. Naquele extremo arde um homem a quem falta a mão esquerda. Talvez por ter a barba enegrecida, prodígio cosmético da fuligem, parece mais novo. E uma nuvem fechada está no centro do seu corpo. Então Blimunda disse, Vem. Desprendeu-se a vontade de Baltasar Sete-Sóis, mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia e a Blimunda."

Imagem relacionada

Música relacionada

Assim, podemos concluir que a Blimunda é uma mulher determinada e independente, porém muito fiel ao seu amor. Desafia os ideais da sua época e simboliza a liberdade, a coragem, a busca pelo conhecimento e a espiritualidade. Além de tudo isto, permite ainda a análise de críticas ainda atuais aos nossos dias.

Conclusão

Simbologias associadas

Número 7 - Resultado da soma do número perfeito com o número da totalidade ( 3 + 4) e representa a totalidade do espaço e do tempo, o universo em movimento, o destino. - Blimunda Sete-Luas, Baltasar Sete-Sóis Número 9 - Simboliza a recompensa após o esforço e o fim de uma busca difícil - "Durante 9 anos procurou o seu amado" "Colher, Sopa, Porta Aberta, Lareira" - Ideia de partilha, lar e conforto - Blimunda deixa a porta aberta, deixando Baltasar entrar não só na sua casa como na sua vida; acende a lareira, serve uma sopa e come com a mesma colher que ele usou.

"Milhares de léguas andou Blimunda, quase sempre descalça. A sola dos seus pés tornou-se espessa, fendida como uma cortiça. Portugal inteiro esteve debaixo destes passos, algumas vezes atravessou a raia de Espanha porque não via no chão qualquer risco a separar a terra de lá da terra de, cá, só ouvia falar outra língua, e voltava para trás. Em dois anos, foi das praias e das arribas do oceano à fronteira, depois recomeçou a procurar por outros lugares, por outros caminhos, e andando e buscando veio a descobrir como é pequeno este país onde nasceu"

Excerto

Capítulo 25

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

"É uma trindade terrestre, o pai, o filho e o espírito santo, Eu e Baltasar temos a mesma idade, trinta e cinco anos, não poderíamos ser pai e filho naturais, isto é, segundo a natureza, mais facilmente irmãos, mas, sendo-o, gémeos teríamos de ser, ora ele nasceu em Mafra, eu no Brasil, e as parecenças são nenhumas, Quando ao espírito, Esse seria Blimunda, talvez seja ela a que mais perto estaria de ser parte de uma trindade terrestre"

Excerto - Uma trindade terrestre

A mãe de Blimunda

A mãe de Blimunda é um personagem importante devido à sua relação complexa com a filha, ajudando-nos a perceber o carácter de Blimunda, de forma indireta.A sua mãe é uma mulher com poderes sobrenaturais e é considerada bruxa. A sua relação com Blimunda é uma mistura de proteção maternal e ensinamentos sobre os mistérios da vida e do universo, para além de a ajudar a perceber o seu próprio destino.

Domenico Scarlatti

Blimunda e Scarlatti têm uma relação peculiar, uma vez que ela é capaz de ver as notas musicais que as pessoas emanam quando tocam instrumentos. Essa habilidade permite que ela tenha uma relação especial com Scarlatti, através da música que ele cria. A sua conexão é um elemento significativo no romance, uma vez que destaca a capacidade da música de unir as pessoas de formas incomuns e poderosas, além de as curar.

O olhar

Os olhos e o olhar ocupam um espaço de destaque na obra "Memorial do Convento" devido ao poder de Blimunda. O seu olhar mágico seduz Baltasar e será muitas vezes uma forma de comunicação entre o casal. "Olha só, olha com esses olhos que tudo são capazes de ver" "Nunca te olharei por dentro"

Padre Bartolomeu de Gusmão

Representa a autoridade da Igreja Católica, ao mesmo tempo que representa um sonhador e um cientista. Devido à sua busca cientifica, envolve-se no projeto da passarola com Baltasar e Blimunda. A sua relação com Blimunda é marcada pela colaboração em torno do projeto da passarola e por discussões sobre fé, ciência e liberdade. Estão unidos pelo poder do sonho.