Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
A ascensão europeia
Afonso Gonçalves Relva
Created on March 14, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
A Ascensão Europeia
O Projeto Europeu
A CEE
A União Europeia
Trabalho realizado por: Afonso Relva nº1 Inês França nº13 Martim Correia nº17
Obrigado!
No discurso que acompanhava o plano, Schuman propôs o controlo conjunto da produção de carvão e aço, os materiais mais importantes para a indústria do armamento. A ideia subjacente era que os países que ficassem privados do controlo da produção desses materiais não teriam meios para fazer a guerra.
Robert Schuman
Com o seu Plano Schuman de 09 de maio de 1950, Robert Schuman foi o idealista da CECA - Comunidade Europeia de Carvão e Aço.
- Parlamento Europeu
- Conselho Europeu
- Conselho da União Europeia
- Comissão Europeia
- Tribunal de Justiça da União
- Tribunal de Contas Europeu
- Banco Central Europeu
Orgãos consultivos
União Europeia
- Comité económico e social europeu
- Comité das regiões
- Constituída por 16 países europeus e os EUA;
- Concretizar os objetivos do Plano Marshall;
Criação da OECE (1947)
Algumas características do plano:
Plano Marshall
O plano Marshall foi um plano criado para a recuperação económica e financeira dos países europeus afetados pela II Guerra Mundial.
- Carácter unilateral;
- Ajuda maioritariamente financeira (90%);
- Reconstruir em moldes capitalistas as economias europeias;
- Garantir a liberdade e impedir o avanço do comunismo;
Tratado de Roma
Realizado a 25 de Março de 1957, este tratado criou a EURATOM (Comunidade Europeia da Energia Atómica) e a CEE (Comunidade Económica Europeia) e implementaram um mercado comum que alavancou o livre comércio entre os países membros.
Tratado de Paris
Realizado a 18 de Abril de 1951, este tratado criou a CECA constituida pela França, RFA, Itália e a BeNeLux.Este organização teve como idealista Robert Schuman com o Plano Shuman criado a 9 de maio de 1950, sendo assim considerado o pai da europa.
Projeto Europeu
O projeto europeu consistiu em dois tratados nos quais foram criados organismos com o objetivo da recontrução económica dos países a que eles pertencem, cooperando entre si.
Em 1993, a Comunidade Económica Europeia (CEE) passou a chamar-se União Europeia (UE).
4 Liberdades:
CEE
Comunidade Económica Europeia
Criada no tratado de Roma a 1957, a CEE tinha como principal objetivo a criação de um mercado comum que favorecesse o livre comércio. Desta forma foram implementadas 4 liberdades para favorecer o livre comércio.
- Liberdade de circulação de pessoas;
- Liberdade de circulação de mercadorias;
- Liberdade de circulação de capitais;
- Liberdade de circulação de serviços.
O Ato Único Europeu foi adotado a 28 de Fevereiro de 1986, em Bruxelas, no entanto só entoru em vigor a 1 de Julho de 1987.
Ato Único Europeu
O Ato Único Europeu introduziu alterações nos Tratados que instituem as Comunidades Europeias e consagrou a cooperação política europeia. Alterações:
- O título "Parlamento Europeu" (PE) (em uso pela Assembleia desde 1962) foi tornado oficial;
- Aumento dos poderes legislativos do PE com a introdução dos processos de cooperação e de parecer favorável.
- Assinado em: Roma (Itália), 29 de Outubro de 2004
- Entrada em vigor: Não ratificado por todos os Estados-Membros.
O projeto da constituição europeia
O Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa foi adoptado pelo Conselho Europeu a 18 de Junho de 2004 e assinado em Roma. Depois de aprovado pelo Parlamento Europeu, o Tratado foi rejeitado pela França (29/05/2005) e pela Holanda (1/06/2005), em referendos nacionais. No seguimento da rejeição do Tratado Constitucional, os Estados-Membros começaram a trabalhar no Tratado de Lisboa..
3 Pilares:
União Europeia
Criada no Tratado de Maastricht a 7 de fevereiro de 1992, entrou em vigor a 1 de novembro de 1993. O Tratado de Maastricht alterou os tratados europeus anteriores e criou uma União Europeia assente em três pilares: as Comunidades Europeias, a política externa e de segurança comum e a cooperação nos domínios da justiça e dos assuntos internos.
- A comunidade Europeia;
- A Política Externa e de Segurança Comum;
- A ooperação nos domínios da justiça e dos assuntos internos.
Divisão da ajuda económica dos EUA:
13.3 mil milhões de dólares foram enviados para a reconstrução e recuperação dos países da europa ocidental em modelos capitalistas.
- Assinado em: Lisboa (Portugal), 13 de Dezembro de 2007
- Entrada em vigor: 1 de Dezembro de 2009
Tratado de Lisboa
Assinado a 13 de Dezembro de 2007, o Tratado de Lisboa consistiu na apliação dos poderes legislativos do Parlamento Europeu. Com ele, o Parlamento passou a ter o direito de nomear o Presidente da Comissão e participar em pé de igualdade com o Conselho Europeu em diversas áreas, como a definição do orçamento da UE, política agrícola e assuntos jurídicos e internos. Isso representa um fortalecimento do papel do Parlamento Europeu na governanção da União Europeia.
Em que consistiu a BENELUX?
Em 1944, representantes exilados de Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos assinaram a Convenção Aduaneira de Londres , o tratado que estabeleceu a União Aduaneira do Benelux. Ratificado em 1947, o tratado vigorou desde 1948 até ser substituído pela União Económica do Benelux. A forma inicial de cooperação económica expandiu-se de forma constante ao longo do tempo, levando à assinatura do tratado que institui a União Económica do Benelux em 3 de Fevereiro de 1958 em Haia , que entrou em vigor em 1 de Novembro de 1960.
A Evolução da CEE
O que começou por ser uma união meramente económica evoluiu para uma organização com uma vasta gama de domínios de intervenção, desde o clima, o ambiente e a saúde até às relações externas e a segurança, passando pela justiça e a migração. Assim sendo, em 1993, a Comunidade Económica Europeia (CEE) passou a chamar-se União Europeia (UE), refletindo esta evolução.
Foi a primeira vez em que houve transferência dos direitos de soberania de alguns estados para uma instituição europeia.
CECA
Comunidade Europeia do Carvão e do Aço
O Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) foi assinado em Paris em 18 de Abril de 1951 pela Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.
Ojetivo:
- Integração das indústrias do carvão e do aço dos Países europeus ocidentais.