Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
HIGH FLIGHTS PRESENTATION
Margarida Manita
Created on March 13, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Áreas protegidas em Portugal
Parque Natural da Serra da Estrela
9. Opinião pessoal
8. Clima
7. Hidrogeologia
6. Geologia
5. Flora
4. Fauna
3. Habitats
2. Caracterização
1. Classificação do local
Tópicos
do local
Classificação
01
De acordo com o Decreto-Lei n.557/76, classificou a Estrela como Parque Natural, referindo que se trata de "uma região de característica economia de montanha" onde subsistem "refúgios de vida selvagem e formações vegetais endémicas de importância nacional
Caracterização
02
Aqui, encontra-se o ponto mais alto de Portugal continental com 1993 metros e uma parte importante de 3 bacias hidrográficas (Douro, Tejo e Mondego).A paisagem superior da serra, por ter sofrido uma forte influência da glaciação quaternária, tem uma morfologia peculiar. Podem distinguir-se 5 prinicipais unidades paisagisticas:
os planaltos a menor altitude
05
os vales percorridos por linhas de água
02
os picos e algumas cristas
04
01
03
as encostas
o planalto central
Habitats
03
A Serra da Estrela contém habitats de água doce, charnecas e matos das zonas temperadas, matos esclerófilos, formações herbáceas naturais e seminaturais, turfeiras altas, turfeiras baixas e pântanos, habitats rochosos e grutas e, por fim, florestas.
Este parque natural apresenta um variado mosaico de habitats, conjugando elementos representativos de diversas regiões biogeográficas. É muito importante para diversas espécies do género Festuca, caso da festuca-das-rochas , do laborinho-elegante e de F. henriquesii, sendo o único local conhecido para esta última. É ainda o parque natural onde se observa o maior número de narciso-das-astúrias .Inclui linhas de água bem conservadas, de grande importância para a lontra
Fauna
04
A fauna distribui-se pelos cinco grandes meios que são facilmente reconhecíveis na serra da Estrela:
É geralmente muito denso e inclui zonas raramente visitadas pelas pessoas, pelo que constitui assim um local de refúgio para vários mamíferos
Meio arbustivo
Abrange essencialmente os andares basal e médio, sendo constituído pelas áreas cuja vegetação tem o estrato arbóreo como dominante. Nele podem diferenciar-se por um lado, as matas de espécies autóctones
Meio florestal
Envolvendo a serra, numa cintura que vai até aos 900 m de altitude, vamos encontrar uma zona onde se situam as principais povoações e se pratica uma agricultura assente na pequena propriedade. Este meio, onde os solos são mais férteis e há agua em abundância .
Meio rural
A fauna acompanha as modificações operadas nas margens dos rios e ribeiros,
Cursos de água
No maciço central, acima dos 1600 m, onde os solos são praticamente inexistentes, a lagartixa-da-montanha (Lacerta monticola) é um animal bem adaptado à vida nas rochas, sobre as quais pode ser vista a caçar pequenos insetos.
Meio subalpino
Flora
05
No que se refere à zonação altitudinal, a vegetação da serra da Estrela encontra-se diferenciada em três andares, cujos limites podem variar, de acordo com o local: -andar basal (até 800-900 m); -andar intermédio (de 800 a 1600 m); -andar superior (acima dos 1600 m).
A flora e a vegetação do Parque Natural da Serra da Estrela apresentam características únicas em Portugal, que se traduzem, por um lado, na existência de cinco espécies, duas subespécies e sete formas e variedades estritamente endémicas da serra da Estrela e, por outro, numa zonação altitudinal muito característica, que é fruto da altitude da serra.
Geologia
06
A serra da Estrela é dominada pela ocorrência de rochas graníticas, com idades entre os 340 - 280 milhões de anos, que se encaixam nos metassedimentos de idade Precâmbrica-Câmbrica, entre os 500 - 650 milhões de anos. Em épocas mais recentes, os agentes de erosão levaram à formação de depósitos sedimentares, alguns dos quais com características muito particulares, como os provocados pela ação dos glaciares, há cerca de 20.000 anos.
Hidrogeologia
07
Nascentes e fios de água, assim como inúmeras linhas de água de caráter torrencial alimentados pelos ventos húmidos de oeste, multiplicando-se pelo interior do maciço, fazendo do mesmo, o grande castelo de água das Beiras. Três importantes rios portugueses - o Mondego, o Zêzere e o Alva - nascem na serra da Estrela.
Clima
08
Os padrões de distribuição de temperatura e da precipitação são muito complexos, devido às diferentes influências do clima Temperado e Mediterrânico e da proximidade do Atlântico e do interior da Península Ibérica. Estes processos são intensificados ou enfraquecidos pelo relevo, pelo efeito altitude, orientação e "efeito barreira". Normalmente, com o aumento da altitude a velocidade do vento e a precipitação aumentam, enquanto a temperatura desce.
Opinião pessoal
09
.Prós e contras de visitar a Serra Da Estrela: Vantagens: - pode se praticar esqui ou andar de trenó -provar o melhor queijo de Portugal -passear a apreciar a natureza Desvantagens: -Distância longa
Depois de analisar todos os dados para além dos apresentados sobre este Parque Natural o que me levará a visitá-lo seria o clima diferente, as bonitas paisagens, a gastronomia, entre outros...
Margarida Manita 10.1 n.16