Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Apresentação de Português

Realizado por: Victória Passos 10D nº26

"Astrónomos detetam um buraco negro a fazer uma birra"

ÍNDICE

apresentação da notícia;

como é que se identifica um buraco negro;

O QUE É UM BURACO NEGRO;

O QUE É UM BURACO NEGRO?

Este objeto cósmico extremamente misterioso forma-se a partir do colapso de estrelas massivas após uma explosão de supernova. Os buracos negros possuem uma fronteira conhecida como horizonte de eventos, uma vez transposto, nada pode regressar. A velocidade que é necessária para escapar teria de superar a atração gravitacional do buraco negro, que é superior à velocidade da luz.

É esse fenómeno que torna os buracos negros "negros", pois não emitem nem refletem luz, tornando-os invisíveis para observações diretas. O estudo dos buracos negros é desafiante uma vez que as suas características desafiam as leis da física em escalas extremas, onde as teorias atuais, como a relatividade geral de Einstein, atingem o seu limite.

como é que se identifica um buraco negro?

Podemos observar uma galáxia, estrelas, asteroides, mas não podemos ver literalmente um buraco negro, uma vez que é tão denso que nem a luz consegue escapar, o que o torna invisível. A técnica de deteção a que os astrónomos recorrem é o efeito de lente gravitacional.

apresentação da notícia

Para esta apresentação: sic notícias dia 1 de fev 2024

  • A gravidade atrai o gás que existe à sua volta. À medida que o gás começa a entrar em espiral no buraco negro, forma um disco de acreção plano que aquece e se ilumina.
  • Os buracos negros consomem apenas uma fração desse gás, sendo uma parte da matéria lançada de volta ao espaço.

fim!