Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Comportamentos de Risco

Luís

Created on March 13, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Freqência dos diferentes comportamentosde risco

Luís, nº 11, 12º A
Fiscalização pelas Autoridades
Prevenção:
  • Não se expor a qualquer tipo de substância psicotrópica ou estupefaciente;
  • Evitar comportamentos de risco incuindo relações sexuais desprotegidas, inconscientes e/ou involuntárias
Os comportamentos de risco para a saúde incluem o uso de substâncias, comportamento sexual (arriscado), comportamento alimentar não saudável, condução perigosa, agressão, uso desadequado das redes socias, delinquência de menores.

Consequências reais de comportamentos de risco

Comportamentos Sexuais de Risco

Como evitar comportamentos de risco

Definição

Para Refletir...

Comportamentos de Risco na Adolescência

O que são?

Comportamentos de Risco

Definição

Podemos entender “comportamentos de risco” os atos, atitudes e ações que podem configurar uma potencial situação que pode provocar danos individuais e que podem colocar em risco a integridade física e social de cada pessoa. Os mais comuns desses riscos estão relacionados com o consumo de drogas, álcool e tabaco, mas também com a saúde sexual e doenças transmissíveis.

https://sol.sapo.pt/2017/04/24/finalistas-em-viagem-um-paraiso-infernal/

Algumas Viagens que Não Acabaram como Esperado (ou nem começaram)

Vandalismo, quartos partidos, e não só. As viagens de finalistas em algumas zonas de Espanha já acabaram na morte de pelo menos dois portugueses. Apesar de haver controlo na fronteira, onde a PSP tenta certificar que os jovens não levam drogas e álcool, acaba sempre por haver registo de incidentes e até de acidentes. Para trás ficou o destino favorito de muitos: Lloret de Mar depois de, em 2010, ter morrido um jovem que caiu de uma varanda. Uma situação que se voltou a repetir em 2012. E foram exatamente estas tragédias que ditaram uma maior atenção em torno das viagens de estudantes finalistas. Em 2007, Lloret de Mar voltava às notícias depois de uma estudante ter sido violada. Tinha então 17 anos, era estudante do 12º ano e foi encontrada seminua e inconsciente num hotel naquela região de Espanha. Depois de ter sido levada para o hospital, a jovem acabou por denunciar o facto de ser sido violada e o depoimento levou mesmo à detenção de dois funcionários de uma das agências de viagem. A vítima era, nesta altura, uma jovem no meio de cerca de 20 mil finalistas que tinham invadido Espanha. Também nesse ano, houve registos de jovens a serem expulsos de um hotel depois de terem causado distúrbios vários e de terem incomodado outros clientes da unidade hoteleira. Também há registo de anos em que foram vistos frigoríficos a voar pelas janelas e até de jovens para quem a viagem terminou ainda antes de começar. Este ano, por exemplo, um aluno de uma escola de Oeiras acabou a viagem de finalistas antes de ter chegado ao destino, depois de ter sido apanhado com 100 gramas de haxixe durante uma intervenção da PSP. Foi detido pela polícia. Este foi um dos casos detetados, mas a maioria das situações não são identificadas. E todos os relatos indicam que o que não falta nestas viagens é excessos cometidos por consumo de álcool e de drogas. E, a julgar pelas notícias que se repetem todos os anos, (auto) controlo comportamental.

Os pais são os primeiros modelos dos filhos. Logo, eles devem:
Papel dos pais na prevenção de comportamentos de risco
  • estar disponíveis para ouvir e perceber os anseios e problemas dos filhos;
  • aprender a negociar com os filhos, ou seja, aceitar os seus pedidos, embora impondo limites razoáveis;
  • providenciar para que haja disciplina, ou seja, regras o mais claras possíveis que a família deverá cumprir.