Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

START

Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de julho de 1918 em Mvezo, uma pequena vila na África do sul, e morreu a 5/12/2013. Foi advogado, líder rebelde, e presidente da África do Sul. Foi considerado como o líder mais importante da África subsaariana, vencedor do prêmio nobel da paz em 1993.

BIOGRAFIA

Mandela se juntou ao Congresso Nacional Africano (ANC) em 1943. Ele estava na vanguarda da resistência não violenta contra as políticas de segregação racial do governo sul-africano. Nos anos 50, mandela liderou a campanha do desafio, promovendo a desobediência civil contra as leis de passaporte de restringiam a movimentação dos negros.

Luta contra o Apartheid

Em decorrência da luta contra o regime racista, Mandela foi preso e mantido em cárcere por 27 anos, em condições duras e trabalhos forçados. Durante esse tempo,sua fama cresceu, tornando-se um símbolo global da luta contra o apartheid.

Prisão

Em 1990, diante de pressões internacionais e distúrbios civis, o presidente F.W. de Klerk liberou Mandela. Sua libertação marcou o inicio do fim do apartheid. Mandela foi eleito presidente da África do Sul em 1994, tornando-se o primeiro presidente negro do país. Seu governo focou na promoção da igualdade racial e na reconstrução de uma nação dividida. Após deixar a presidencia em 1999, Mandela continuou trabalhando em várias questoes sociais, incluindo a luta contra a AIDS/HIV e a promoção da paz em outras regioes do mundo.

Libertação e Presidencia

Nelson Mandela faleceu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos. Sua morte foi um momento de luta global,mas seu legado continua inspirando lutas por justiça e igualdade ao redor do mundo.

Falecimento