Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Corrupção na justiça

Dinis Santos (2022/EBSAS/10D)

Created on March 13, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Dinis Santos Nº4 11ºD

Corrupção na justiça nos Os Maias e Amor de perdição

  • Os Maias de Eça de Queirós, a corrupção é representada através do personagem João da Ega e suas relações com a elite política e judicial;
  • Em Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, a corrupção na justiça é refletida nas injustiças sofridas pelos personagens principais, especialmente no contexto do sistema judicial da época.

A corrupção na justiça é retratada de diferentes formas nas duas obras literárias, dependendo da abordagem do autor:

Abordagem

O romance aborda a corrupção moral dos próprios personagens da elite, como Carlos da Maia e João da Ega, que muitas vezes agem de forma egoísta e irresponsável, pondo a frente interesses pessoais acima dos princípios éticos. Têm ações e atitudes que revelam falta de moral de uma classe social que está mais preocupada com o próprio lucro do que com o bem-estar da sociedade como um todo. Um exemplo disto é claramente visível no caso adúltero de Ega com Raquel Cohen, mulher do banqueiro Cohen onde, Ega não sofre consequências, apenas é expulso por Cohen, esta ação poderia ter contornos trágicos, que acabam por ser encobertos pelo facto de ele estar mascarado e ela estar de vestido.

Os Maias

Na novela também se encontram ações semelhantes no personagem Domingo Botelho que por sinal é um personagem orgulhoso, preconceituoso, autoritário e inflexível. Como pode ser visto no capítulo I, este frequentava a corte onde recebia do bolsinho uma grande pensão da rainha. Ele era um aspirante a juiz mas não tinha as capacidades para tal,"se esqueceu de si do futuro e do ministro da justiça" . Assim este vive a sua vida à custa das pensões da rainha.

Amor de perdição

Comparação com a atualidade :

Obrigado!!