Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Corrupção na justiça
Dinis Santos (2022/EBSAS/10D)
Created on March 13, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Higher Education Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Modern Zen Presentation
View
Newspaper Presentation
Transcript
Corrupção na justiça nos Os Maias e Amor de perdição
Dinis Santos Nº4 11ºD
Abordagem
A corrupção na justiça é retratada de diferentes formas nas duas obras literárias, dependendo da abordagem do autor:
- Os Maias de Eça de Queirós, a corrupção é representada através do personagem João da Ega e suas relações com a elite política e judicial;
- Em Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, a corrupção na justiça é refletida nas injustiças sofridas pelos personagens principais, especialmente no contexto do sistema judicial da época.
Os Maias
O romance aborda a corrupção moral dos próprios personagens da elite, como Carlos da Maia e João da Ega, que muitas vezes agem de forma egoísta e irresponsável, pondo a frente interesses pessoais acima dos princípios éticos. Têm ações e atitudes que revelam falta de moral de uma classe social que está mais preocupada com o próprio lucro do que com o bem-estar da sociedade como um todo. Um exemplo disto é claramente visível no caso adúltero de Ega com Raquel Cohen, mulher do banqueiro Cohen onde, Ega não sofre consequências, apenas é expulso por Cohen, esta ação poderia ter contornos trágicos, que acabam por ser encobertos pelo facto de ele estar mascarado e ela estar de vestido.
Amor de perdição
Na novela também se encontram ações semelhantes no personagem Domingo Botelho que por sinal é um personagem orgulhoso, preconceituoso, autoritário e inflexível. Como pode ser visto no capítulo I, este frequentava a corte onde recebia do bolsinho uma grande pensão da rainha. Ele era um aspirante a juiz mas não tinha as capacidades para tal,"se esqueceu de si do futuro e do ministro da justiça" . Assim este vive a sua vida à custa das pensões da rainha.
Comparação com a atualidade :
Obrigado!!