Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

start

PRESENTAtion

Diversidade biológica / Biodiversidade

Bibliografia e Webgrafia

variação da biodiversidade na Terra

Biodiversidade no mundo

Biodiversidade em Portugal

Reinos

diversidade de espécies

Diversidade genética e de ecossistemas

seres eucariontes

Seres procariontes

Diversdidade biológica

Biosfera

Introdução

Índice

Introdução

A biosfera é o sistema global que inclui toda a vida na Terra, e todas as relações que se estabelecem entre todos os seus elementos.

O que é a biosfera?

A biodiversidade também pode ser chamada de Diversidade biológica.

Diversidade biológica

  • Existe mais de um milhão e seiscentos mil espécies de seres vivos
  • Existe mais de dez milhões de espécies de organismos
  • A biodiversidade, ou diversidade biológica, é variedade de espécies na Terra e as relações que as espécies estabelecem entre si e o meio ambiente.

Seres Procariontes

  • Têm um nível de organização mais simples;
  • Os procariontes são organismos unicelulares pertencentes aos domínios Bacteria e Archae;
  • As células procarióticas são muito menores que as células eucarióticas, não apresentam núcleo, e não necessitam de organelos;

Seres Eucariontes

Seres procariontes e eucariontes

  • Têm um nível de organização mais complexo;
  • Os eucariontes são seres pluricelulares pertencentes ao domínio Eukarya;
  • As células eucariontes são maiores que as células procariontes, apresentam núcleo e membrana celular.

Diversidade de ecossistemas

Diversidade genética

  • São todas as diferenças entre organismos da mesma espécie;
  • A explicação é simples: apesar da semelhança entre os indivíduos, cada um possui uma estrutura genética diferente.

Diversidade genética e de ecossistemas

  • É a diversidade de comunidades que se encontra em diferentes ecossistemas;
  • Isto acontece quando as populações de uma mesma espécie e de espécies diferentes vivem pacificamente, formando um tipo de comunidade.

Diversidade de espécies

É a quantidade de espécies que existem num determinado local, formando uma comunidade.É as diferenças existentes entre organismos de diferentes espécies.

Diversidade de espécies

Reino Monera

Os seres vivos que fazem parte do Reino Monera são aqueles que possuem uma só célula, que deve ser obrigatoriamente procarionte, ou seja, que não apresenta núcleo celular envolto por carioteca e nem organelas membranosas como os retículos endoplasmáticos e o complexo de golgi.

Os Reinos

Reino Protista

O Reino Protista integra todos os organismos eucariontes, uni e multicelulares com reduzida diferenciação, autotróficos (fotossíntese) e heterotróficos (absorção e ingestão), produtores, micro e macroconsumidores.

Os Reinos

Reino FunGi

O reino dos fungos (Reino Fungi) constitui um dos reinos em que, segundo o sistema de classificação atualmente mais utilizado, os seres vivos se encontram divididos. Os fungos são maioritariamente pluricelulares embora também existam os unicelulares, como, por exemplo, as leveduras.

Os Reinos

Reino Plantae

O Reino Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia (Vegetal) é um dos maiores grupos de seres vivos na Terra (com cerca de 400.000 espécies conhecidas, incluindo uma grande variedade de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc).

Os Reinos

Reino Animalia

Reino dos animais (reino Animalia ou Metazoa) - Engloba todos os seres vivos pluricelulares, heterotróficos e com tecidos especializados. Suas células não possuem parede celular.

Os Reinos

Os dados estatísticos sobre biodiversidade em Portugal variam dependendo das fontes e dos estudos específicos. Geralmente, eles incluem informações sobre a variedade de espécies de fauna e flora, áreas protegidas, ameaças à biodiversidade e esforços de conservação. Recomendo verificar fontes como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ou o Instituto Nacional de Estatística (INE) para informações mais atualizadas.

Dados estatísticos da biodiversidade em Portugal

Os dados estatísticos da biodiversidade mundial podem variar dependendo de várias fontes e critérios de análise. Geralmente, incluem estimativas do número total de espécies conhecidas e desconhecidas em diferentes grupos taxonômicos [Ciência que classifica os seres vivos], taxas de extinção, áreas protegidas, entre outros. Organizações como a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) compilam e controlam esses dados regularmente.

Dados estatísticos da biodiversidade mundial

Assim, a evolução geológica do planeta pode ter influenciado diretamente a biodiversidade através de eventos catastróficos que moldaram os ambientes ecológicos e as pressões seletivas sobre as espécies.

O ponto de vista neocatastrofista sugere que significantes eventos geológicos, como impactos de asteroides ou atividade vulcânica intensa, podem ter desempenhado um papel importante na variação da biodiversidade ao longo da história da Terra. Esses eventos catastróficos podem ter causado extinções em massa, criando oportunidades para a evolução rápida e a diversificação das espécies sobreviventes em novos nichos ecológicos

A variação da biodiversidade na Terra

MATIAS, Osório;MARTINS, Pedro- BioFOCO10. Lisboa: AREAL, 2021. ISBN 978-989-647-523-9

SANTOS, Vanessa- Biodiversidade Guia-TemáticoEd. ABAE, Lisboa: Associação Bandeira Azul da Europa, 2020.[Consult. 01 Março 2024]

Terra Magna- O que é biodiversidade? Entenda sua importância e por que preservá-la. Lisboa: 2019[Consult. 01 Março 2024

Khan Academy- Estrutura procarionte.Lisboa: 2020 [Consult. 01 Março 2024]

Bibliografia

Francisca Bento N6Maria Beatriz Pereira N17Maria Inês Carvalho N18

Thanks!