Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Extreme Sports Presentation
Érica Martins
Created on March 13, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Éticas na Participação nas Atividades Física Desportivas
Ana do Mar e ÉRICA MARTINS 12ºA
01. INTERESSES SOCIAIS
02. INTERESSES ECONÓMICOS
INDICE
03. INTERESSES POLÍTICOS
04. ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE
05. ABANDONO PRECOCE
06. Verdade desportiva
07. CORRUPÇÃO
INTERESSES SOCIAIS
SUBTITLE HERE
Em termos sociais podemos aplicar a pratica de atividade física ao ar livre. Por vezes uma simples corrida ajuda imenso, alivia a mente e é o pulo para a iniciação da pratica desportiva. A criação de ciclovias é uma iniciativa à pratica desportiva que por vezes acaba por reunir pessoas de varias faixas etárias.
INTERESSES ECONÓMICOS
SUBTITLE HERE
Para a existência de interesses económicos no desporto necessita se de recursos humanos fisicamentre ativos. É uma vantagem a existência de patrocinios, consumo de bens e serviços por parte das familias, investimento privado e patrocinio no setor .
INTERESSES POLITICOS
SUBTITLE HERE
Construção de parques desportivos e a dinamização de atividades desportivas. O desporto e atividade desportiva divulga a cultura de um pais.
ESPECIALIZAÇÃO precoce
SUBTITLE HERE
A especialização precoce é quando o atleta se depara com treinos mais intensos e tarefas mais complexas do que a sua idade exije e a pressão excessiva seja ela psicológica ou física. Pontos negativos: lesões, descante física, psicológico e emocional, incapacidade funcional cognitiva, abandono escolar.
Abandono precoce
SUBTITLE HERE
Nestes casos, ou o atleta abandona a modalidade, mas continua a praticar desporto numa modalidade diferente, ou acaba por abandonar completamente o desporto e a atividade desportiva. - (ex: um jogador de basquetebol (poste) não utiliza a posição de base devido a altura logo ele é defesa mas o que ele gostava de ser era atacante com isso o atleta pode se sentir desmotivado e acabar por desistir da modalidade)
VERDADE DESPORTIVA
A verdade desportiva pode ser vista como um obstáculo à procura da vitória, especialmente para aqueles atletas que procuram ganhar a qualquer custo, vencer é uma componente essencial do espetáculo. Contudo, isto não significa que seja necessário recorrer a agressões, violência, subornos, doping, etc.
Assim, as regras da ética desportiva exigem que, além de respeitar o adversário, se saiba reconhecer o mérito do vencedor, guardando para si os sentimentos de tristeza e desapontamento.
CORRUPÇÃO
A corrupção no desporto pode ser definida como uma qualquer atividade ilegal, imortal e antiética que tende a distorcer, deliberadamente, o resultado de um evento desportivo, com um objetivo de ganho pessoal para as pessoas que se dedicam a essas atividades.
CONCLUSÃO
A análise dos tópicos relacionados ao desporto como fenômeno social revela uma interconexão complexa entre a especialização precoce, os interesses sociais, econômicos e políticos, o abandono da modalidade, a liberdade desportiva e a corrupção.
Este estudo destaca a necessidade de abordagens holísticas e políticas abrangentes para promover práticas desportivas mais inclusivas, transparentes e benéficas para toda a sociedade.