Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

MÓDULO DIDÁCTICO HISTORIA

Geovanna Beatriz Machado cardoso

Created on March 12, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Apresentado por Geovanna n°8

Estilos Culturais e artísticoS da:

1° Guerra mundial

Obra criada em- 1920 pelo pintor alemão Otto Dix.

O Dadaísmo surgiu dentro de um cabaré em Zurique, Suíça.

Dadaísmo-

Dadaísmo foi um dos movimentos de vanguarda do início do século XX. Seu nome é derivado da palavra dadá, que pode ter múltiplos significados e não significar coisa alguma. Surgiu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como um movimento de contestação aos valores culturais. Contrário à racionalidade e à arte acadêmica, privilegiou o nonsense (ausência de significado) e defendeu a arte espontânea.

HISTORIA

O que é o Dadaísmo?

Francis Picabia, 1879 – 1953, Paris, França

Max Ernst, 1891 – 1976, Brühl, Alemanha

Hans Arp, 1886 – 1966, Estrasburgo, França

Raoul Hausmann, 1886 – 1971, Viena, Áustria

Hugo Ball, 1886-1927, Pirmasens, Alemanha

Marcel Duchamp, 1887 – 1968, Blainville-Crevon, França

ALGUNS DOS PRINCIPAIS ARTISTAS

Dadaísmo

Figura marcante no cenário das Vanguardas Europeias, participou do Grupo Cavaleiro Azul, foi importante artista dadaísta, surrealista e ligado ao abstracionismo.Pintor, escultor, artista gráfico e poeta, Hans Arp buscou em sua arte a simplicidade e a pureza das formas. Um dos pioneiros da Arte Abstrata, já não se preocupava com a expressão plástica do ser e do objeto, mas com a “forma pela forma”.

Hans Arp-

Pintor, escultor, poeta francês e um dos precursores da arte conceitual.deixou um legado importante para as experimentações artísticas subsequentes, tais como o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo abstrato, a Arte conceitual

PAPEIS QUE CADA UM EXERCERAM NA HISTORIA DO DADAÍSMO

Max Ernst-

Artista plástico, poeta e romancista austríaco. Com o pseudônimo Der Dadasophe exerceu um destacado papel como dadaísta, participando dos grupos de Zurique e posteriormente de Berlim. Foi crítico às instituições da Alemanha durante os anos transcorridos entre as duas guerras mundiais.

Raoul Hausmann-

Aprendeu a técnica de pintura com seu pai, um pintor de temas religiosos. Aos 15 anos já copiava paisagens de Van Gogh. Estudou na Universidade de Bonn, entre 1910 e 1914. Depois de uma breve passagem pelo Cubismo fundou, em 1919, em Colônia, junto com Jean Arp, o grupo dadaísta

Marcel Duchamp-

Francis Picabia-

Foi um pintor e poeta francês. Recebeu uma forte influência do impressionismo e do fauvismo.De 1909 a 1911 esteve vinculado ao cubismo e foi membro do grupo “Puteaux”

Hugo Ball-

Poeta, escritor e filósofo alemão. Foi um dos principais artistas do movimento e escreveu o Manifesto Dadaísta, sendo considerado por muitos teóricos o inventor da poesia fonética.

https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/dadaismo.htm

https://arteref.com/movimentos/os-7-principais-artistas-do-dadaismo/

Em minha opinião o Dadaísmo é uma forma artística de representar o movimento de oposição radical Valorizando a arte espontânea, como um movimento de contestação aos valores culturais. Contrário à racionalidade, sendo um movimento que era pautado pela ironia

MINHA OPNIÃO