Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
MÓDULO DIDÁCTICO HISTORIA
Geovanna Beatriz Machado cardoso
Created on March 12, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Essential Learning Unit
View
Akihabara Learning Unit
View
Genial learning unit
View
History Learning Unit
View
Primary Unit Plan
View
Vibrant Learning Unit
View
Art learning unit
Transcript
Estilos Culturais e artísticoS da:
1° Guerra mundial
Apresentado por Geovanna n°8
HISTORIA
Dadaísmo-
O que é o Dadaísmo?
Dadaísmo foi um dos movimentos de vanguarda do início do século XX. Seu nome é derivado da palavra dadá, que pode ter múltiplos significados e não significar coisa alguma. Surgiu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como um movimento de contestação aos valores culturais. Contrário à racionalidade e à arte acadêmica, privilegiou o nonsense (ausência de significado) e defendeu a arte espontânea.
O Dadaísmo surgiu dentro de um cabaré em Zurique, Suíça.
Obra criada em- 1920 pelo pintor alemão Otto Dix.
ALGUNS DOS PRINCIPAIS ARTISTAS
Dadaísmo
Raoul Hausmann, 1886 – 1971, Viena, Áustria
Max Ernst, 1891 – 1976, Brühl, Alemanha
Hugo Ball, 1886-1927, Pirmasens, Alemanha
Marcel Duchamp, 1887 – 1968, Blainville-Crevon, França
Hans Arp, 1886 – 1966, Estrasburgo, França
Francis Picabia, 1879 – 1953, Paris, França
PAPEIS QUE CADA UM EXERCERAM NA HISTORIA DO DADAÍSMO
Hugo Ball-
Poeta, escritor e filósofo alemão. Foi um dos principais artistas do movimento e escreveu o Manifesto Dadaísta, sendo considerado por muitos teóricos o inventor da poesia fonética.
Marcel Duchamp-
Pintor, escultor, poeta francês e um dos precursores da arte conceitual.deixou um legado importante para as experimentações artísticas subsequentes, tais como o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo abstrato, a Arte conceitual
Raoul Hausmann-
Artista plástico, poeta e romancista austríaco. Com o pseudônimo Der Dadasophe exerceu um destacado papel como dadaísta, participando dos grupos de Zurique e posteriormente de Berlim. Foi crítico às instituições da Alemanha durante os anos transcorridos entre as duas guerras mundiais.
Max Ernst-
Aprendeu a técnica de pintura com seu pai, um pintor de temas religiosos. Aos 15 anos já copiava paisagens de Van Gogh. Estudou na Universidade de Bonn, entre 1910 e 1914. Depois de uma breve passagem pelo Cubismo fundou, em 1919, em Colônia, junto com Jean Arp, o grupo dadaísta
Francis Picabia-
Foi um pintor e poeta francês. Recebeu uma forte influência do impressionismo e do fauvismo.De 1909 a 1911 esteve vinculado ao cubismo e foi membro do grupo “Puteaux”
Figura marcante no cenário das Vanguardas Europeias, participou do Grupo Cavaleiro Azul, foi importante artista dadaísta, surrealista e ligado ao abstracionismo.Pintor, escultor, artista gráfico e poeta, Hans Arp buscou em sua arte a simplicidade e a pureza das formas. Um dos pioneiros da Arte Abstrata, já não se preocupava com a expressão plástica do ser e do objeto, mas com a “forma pela forma”.
Hans Arp-
MINHA OPNIÃO
Em minha opinião o Dadaísmo é uma forma artística de representar o movimento de oposição radical Valorizando a arte espontânea, como um movimento de contestação aos valores culturais. Contrário à racionalidade, sendo um movimento que era pautado pela ironia
https://arteref.com/movimentos/os-7-principais-artistas-do-dadaismo/
https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/dadaismo.htm