Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

..

De: patrick suskind

O Perfume

opinião

proposta de trabalho

excerto da obra

resumo da história

biografia do autor

tópicos

Patrick Süskind, nascido em 26 de março de 1949 na Baviera ( Alemanha), é um escritor alemão conhecido pela sua obra-prima "O Perfume: História de um Assassino" (1985). Formado em história, Süskind trabalhou como guionista antes de alcançar a fama literária.É um dos principais escritores comtemporanios da Alemanha.

biografia do autor

O livro conta a história de um assassino chamado Jean-Baptiste Grenouille, que nasceu em Páris, no século XVIII, num mercado, rodeado de cabeças e tripas de peixe, debaixo da banca onde a sua mãe trabalhava. Foi rejeitado pela sua própria mãe e pelo Padre a quem foi entregue, ficando ao cuidado de uma senhora chamada Madame Gaillard. Ele era uma criatura feia, com aspeto demoníaco e um nariz enorme, daí a sua grande capacidade de olfato, tomando consciência de cheiros que "o comum dos mortais" não tem perceção. Como, por exemplo, o ar, e acima de tudo, a essência das pessoas. Para além do seu aspeto demoníaco, Jean Baptiste não emanava qualquer odor, o que fazia como que as pessoas não se sentissem atraídas por ele, logo, era repudiado por todos à sua volta. Assim que consegue arranjar trabalho numa casa de Perfumes, aprende a conservar o cheiro das coisas em frasquinhos de vidro. E é aqui que começa a sua procura pelo perfume ideal, capaz de conquistar as pessoas, e de despertar nelas as melhores das sensações. Um dia, enquanto assistia a um festival, o seu nariz capta uma essência única de uma jovem. O Assasino foi atraído até a jovem devido ao seu perfume em vez da sua beleza, e quis conserva-lo para sempre. Na tentativa de extrair-lhe a sua essência, acaba por mata-la. E este é o seu primeiro crime. Depois disso, descobre que conservar a essência das pessoas e utiliza-las em seu proveito permitia que a sociedade o aceitasse sem atender ao seu aspeto. O livro acaba com ele a ser devorado por pessoas após ter despejado sobre si mesmo o frasco da melhor das essências que algum vez havia produzido.

resumo da história

Este excerto, é importante para a história, pois representa a obecessão do personagem principal para criar um perfume perfeito de forma a distorcer a sua imagem e realizar os seus desejos.

excerto da obra

"Naquele instante, ele sabia, mas apenas ele, o que poderia ser produzido com o aroma. O que ele sabia era que se o quisesse, poderia ser uma pessoa diferente. Podia ter uma nova identidade. Podia sair do nada, entrar na história, fazer parte dela, como aquele que tinha chegado a sua vez."

o Grito de Edvard Munch

Esta pintura pode relacionar-se com o livro, pois é de alguma forma semelhante com a feiura da personagem principal e também representa a angústia e o desespero da mesma para mudar a sua aparência .

proposta de trabalho

esta obra é muito cativante, intrigante , Única e com uma narrativa fora do comum.

opinião sobre o livro

obrigado pela vossa atenção