Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Ana Franco e Mariana Deus12ºB

TEMA 2

Bibliografia

Conclusão

InDICE

Corrupção e realidade desportiva

Violencia e espírito desportivo

Dopping

Especialização Precoce

Atividade física e a sociedade

Introdução

O tema que escolhemos foi o segundo, isto é a análise da ética na participação de Atividades Fisícas Desportivas tendo em conta os interesses nas mais diversas áreas da sociedade.A ética desportiva baseia-se nas regras comportamentais de todos aqueles que estão ligados, de alguma forma, à prática desportiva e isto aborda todas as escolhas que podem ser moralmente questionáveis e é isso que vamos abordar.

Introdução

Atividade fisica e a sociedade

Tanto o desporto quanto o exercício fisíco são extremamente necessários para o desenvolvimento da sociedade. Tanto o exercício físico quanto o desporto permitem a socialização, embora no desporto isso possa atingir proporções mais negativas devido à rivalidade e competição, o que pode acabar levando à violência.

  • Menos despesas do governo com a saúde pública.
  • Os trabalhadores tornam-se mais produtivos, o que aumenta as receitas da empresa.
  • Desporto, na sua generalidade, afeta a economia, por exemplo: futebol que é uma das maiores atrações do país. Consoante o dinheiro do Concelho mais provável é uma equipa de ter sucesso.
  • Marketing, merchadising e prémios.

economia

A verdade é que o desporto consegue unir o mundo e tornar possível o fenômeno da "interculturalidade". Dada a sua capacidade de tocar no coração das pessoas, o desporto consegue provocar mudanças sociais significativas tendo o poder de mudar a sociedade para todos: aqueles que o praticam e aqueles que o assistem. Para os espectadores, proporciona socialização tanto em núcleos desportivos como nos campos, além de promover interações entre jogadores de diferentes equipas, seja num desporto individual ou coletivo.

Fenómeno Cultural

sociedade

O desporto serve como forma de educação, estimulando o processo cognitivo, a linguagem, o raciocínio e tocando na moralidade. Afinal, para praticar um desporto é necessário aprender as suas metodologias. Isso faz com que o desporto e a atividade física ultrapassem o tangível, tornando-se parte integrante do desenvolvimento humano. Vejamos alguns exemplos:

Fenómeno Cultural

sociedade

Escolher a que colega de equipa passar, calcular a velocidade para chegar à bola ou à pena, perceber onde o outro tem mais dificuldades e atacar, adaptarmo-nos ao jogo.

Raciocínio

Hábitos antes dos jogos, como por exemplo, hábitos de sorte, ou seja, rituais de sorte... O que os espectadores fazem durante os jogos, o que é aceitável ou não. Relevância do desporto masculino e feminino que cada país dá.

Cultural

O desporto é frequentemente uma reflexão do que estamos a sentir... isto é claramente visível quando analisamos as estatísticas de violência e percebemos que quando a sociedade está instável, como por exemplo em crises, a violência é mais recorrente. Muitas vezes, aquilo que vemos no desporto acaba por ser uma reflexão de nós mesmos, e daí virem as reações exageradas ao presenciarmos uma injustiça, a frustração ao perdermos…

Afetividade/capacidade de lidarmos com os nossos sentimentos

Presenciarmos uma situação que achamos justa, ou não. A escolha de como lidamos com aquilo que estamos a sentir: reagimos e tornamo-nos agressivos ou gerenciamos as nossas emoções de outra maneira.

moralidade

Tudo isto afeta as pessoas e, portanto, é algo social. O desporto é tão importante na sociedade que a ONU - Organização das Nações Unidas, uma organização cujo objetivo principal é manter a paz, declarou em 2005 o ano do desporto, tornando claro o desporto enquanto "meio para promover a educação, a saúde, o desenvolvimento e a paz no mundo". O desporto acaba por ser uma fuga da realidade, uma forma de prazer, e isso conecta as pessoas. Afinal, para além de aspectos globais em que o desporto une todos, como a FIFA e os Jogos Olímpicos, a atividade física também fortalece as relações mais íntimasNem tudo é positivo; às vezes, a rivalidade torna-se excessiva, o que acaba por causar problemas sociais mais graves, como a agressividade desportiva, e isto não acontece apenas entre opositores, mas também entre membros da mesma equipa ou até entre dois irmãos que discutem após um conseguir fazer mais flexões que o outro. No entanto, abordaremos isso mais adiante.

O que mexe na sociedade ?

Apesar de ser algo tao antigo como os Homens, como diz x (frase do homem primitivo)- o desporto, na sua globalidade, tem vindo a ser cada vez mais assistido… podemos observar nas televisores que passaram a ter canais desportivos, os canais oficiais que seguem os jogos, a subida de audiencias nos comentadores, as radios passam cada vez mais relatos… A atividade desportiva fortalece tambem a solidariedade, os jogos leais (ou seja sem batota), etc.

A especialização precoce é quando todas atividades ou procedimentos relacionados à prática desportiva são adiantados em relação ao nível do praticante, isto pode ser tanto na intensidade do treino como na complexidade das tarefas, no nível de exigência e pressão excessiva.

+Info

Especialização precoceO que é ?

Ambos são extremamente necessários para o desenvolvimento da sociedade. Tanto o exercício físico quanto o desporto permitem a socialização, embora no desporto isso possa atingir proporções mais negativas devido à rivalidade e competição, o que pode acabar levando à violência.

Info

Existem várias causas distintas para a especialização precoce destacando-se a pressão social, sobretudo dos pais, o ambiente de competição que é bastante intenso, a má orientação no que toca aos treinadores e, uma aceleração biológica.

quais são As causas ?

Com tantas expectativas, as habilidades físicas do atleta acabam por ser testadas de forma contínua até que atinja o seu limite, isto inclui a sua entrada em competições de alto nível de uma forma antecipada. As consequências influenciam a vida do atleta em vários níveis, sendo esses :

Consequências

Info

O abandono precoce é quando o jogador retira-se da sua modalidade antes do previsto, é comprovado por estudos que a especialização precoce é o que motiva este deixar antecipadamente a modalidade.

O que é o abnadono precoce ?

O treino intenso leva ao desgaste físico que origina na sua generalidade lesões mas pode contar com problemas de saúde mais graves (articulares, cardíacos, ósseos…)

FISÍCAS

Um dos principais desafios desportivos é o “passar à próxima fase” quando o desempenho já é altíssimo, a dificuldade é muita e muitas vezes o rendimento esperado não é alcançado. Acontece também que bastantes atletas não chegam a fases competitivas mais avançadas porque já estão esgotados, acabando por abandonar a carreira mais cedo do que suposto.

Existe também a dificuldade em conciliar a escola com os requisitos desportivos, o que leva ao risco de abandono escolar uma vez que passa a haver uma diminuição de atividades fundamentais para o desenvolvimento.

Os altos níveis de stress ansiedade e frustração origina um desgaste emocional que pode suceder problemas ainda mais graves no desenvolvimento da sua personalidade.

DESPORTIVAS

CONSEQUêNCIAS

PSICOLOGICIAS

SOCIAIS

Temos dois tipos de abandono precoce :

O Drop Out é a desistência da prática específica, mas continua envolvido no universo desportivo e na atividade física, por meio de outra modalidade.

Info

O DRop out :

Info

O Burn Out é a desistência total do desporto e da atividade física. Geralmente relacionada a experiências traumáticas na modalidade praticada, devido a situações específicas não superadas durante esse período.

O burn out :

o que é a exclusão no desporto ?

A exclusão no desporto é quando os atletas, equipas ou entidades desportivas são proibidas de participar em competições pois violaram as regras. Isso pode incluir doping entre outros motivos como a manipulação de resultados, o comportamento antidesportivo, etc. Estas e podem ser temporárias ou permanentes, dependendo da gravidade e da política das organização desportiva.

O dopping

Info

O doping é o uso de substâncias, que são proibidas, com propósito de fortificar as habilidades deportivas da pessoa, quer pelo aumento de força, diminuição do cansaço e fatiga, ganho de velocidade… Contudo qualquer que seja a capacidade aumentada é o apenas durante um período de tempo.

o que é o dopping ?

Uma vez que esta prática é desonesta, afinal o potencial máximo não é por mérito próprio e sim pelo efeito destas substâncias no corpo, qualquer jogador que seja apanhado a conseguir através do exame antidoping é imediatamente eliminado, este exame consiste na coleta de urina pós competição e muitas vezes de forma inesperada. O dopping afeta também a saúde dos atletas.

O uso destas substâncias vê-se sobretudo em competições de nível mundial, por exemplo ns Olímpiadas uma vez que os candidatos querem a todo custo aumentar as suas capacidades, mesmo que já estejam no seu ápice. Apesar desta ser a normalidade de utilizadores, vê-se cada vez mais, a propagação destas substâncias nos ginásios, sobretudo entre aqueles que querem melhorar o seu corpo a nível estético.

Diferentes tipos de substâncias causam diferentes efeitos no corpo, as substâncias mais encontradas em atletas são:

Quais os efeitos do dopping no corpo ?

Hormónios peptídeos e análogos

Fortalecem os músculos

Diuréticos

Regulam o peso e também tendem a disfarçar outros tipos de dopping

Narcóticos

Reduzem a percepção da dor

Estimulantes

Diminui o cançasso e elevam a adrenalina

Vejamos por categoria: Estimulantes- Taquicardia, ansiedade, insónia, hipertensão, psicose e dependência química. Anabolizantes- Problemas cardíacos,hepáticos, renais, mudanças hormonais, aumento da agressividade para além de acne e perda de cabelo, esterilidade, impotência.

Mas para além dos efeitos desejados, há os indesejados… os predujiciais à saúde não só física como mental . No geral os efeitos deste uso passam por danos aos orgãos (coração,fígado, rins) e sistema nervoso.

Info

Lance Armstrong, um ciclista que venceu 7x a volta à França através do dopping afirmou que o cancro nos testículos que descobriu pode ser devido ao uso de dopping. “ Não posso descartar o vínculo dos meus vários anos de dopping com o crancro” afirmou no seu documentário.

Exemplos:

Violência vs Espírito desportivo

Violência no desporto é quando um desportista, adepto ou entidades reguladoras sofrem/infligem agressões quer sejam físicas, verbais ou psicológicas e geralmente acontece por impaciência tanto dos jogadores como treinadores e árbitros isto é algo que mancha o desporto assim como prejudica a experiência dos envolvidos.

O que é a violência?

-As competições estão muito renhidas.-A sociedade encontra-se em crise quer seja económica ou política. Apesar disto os jogos tendem a ser pacíficos e as regras seguidas.

Tende-se a sentir mais violência no desporto quando:

Não existe uma ação única que resolva os episódios de violência, afinal o desporto une muitas pessoas, a única forma de evitar é cada um agir com consciência e responsabilidade.Claro que os treinadores podem influenciar, afinal cabe-lhes criar um bom ambiente entre a equipa e gerir o espírito competitivo para que não entre no campo da agressividade. Cabe aos atletas respeitarem as sanções que lhe são dadas, assim como seguir as orientsações do treinador. É dever dos atletas comportarem-se de forma ética tanto dentro como fora do campo, de modo a contribuir para um ambiente esportivo justo e para o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

como resolver ?

O espiríto desportivo (ou fair play) é o tão fundamental que pode ser considerar uma das bases do mundo desportivo. É o respeito por todos os envolvidos: o adversário, árbitro, colegas e até adeptos… é o jogar de forma justa e precisa de ser ensinado desde a juventude, de modo a possibilitar um bom ambiente desportivo.

O que é o espírito desportivo (fair play)?

Corrupção vs realidade desportiva

A corrupção no desporto é qualquer atividade ilegal, imoral e antiética que procura alterar o resultado do jogo, com um objetivo pessoal. A corrupção envolve sempre dinheiro e, apesar de ser crime, tem um lugar de destaque nas competições deportivas, como futebol, voleibol, basquetebol, andebol…

O que é a corrupção?

A realidade desportiva é o contrário da corrupção ou seja é quando as atividades relacionadas ao desporto são legítimas e autênticas, mas isto não significa que sejam meramente positivas. Existem valores que devem ser levados em consideração quando falamos de verdade desportiva como a verdade, cooperação, imparcialidade, tolerância, determinação, respeito, coragem, justiça e entreajuda.

O que é a realidade desportiva?

A ética desportiva abrange inúmeros temas havendo diversas formas de a seguir ou violar.É importante que se a siga de forma a garantir o futuro do desporto, uma vez que é algo tão importante na sociedade. A ética desportiva não é apenas o comportamento em jogo, acaba por ser uma representação de toda a sociedade e os seus valores!Acreditamos ainda os valores presentes na ética desportiva devem ser levados para todos os aspetos da vida, uma vez que são tão complexos e variados, procuram o entendimento e a verdade.

Conclusão

https://fenacerci.pt/web/publicacoes/outras/Etica_Desportiva_para_todos.pdf https://pt.slideshare.net/SrtaFantasma/atividades-desportivas-e-a-sua-influencia-na-politica-economia-e-sociedade https://www.scielo.br/j/sausoc/a/tSBNXRVnhFbZVbmf8Z7Qx8b/ https://viveodesportofintaadroga.blogs.sapo.pt/2580.html https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/detalhe/economia-e-desporto--a-mesma-luta https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/detalhe/despesa-publica--no-desporto https://recursos.fitescola.dge.mec.pt/wp-content/uploads/2015/10/desporto_01Set.2015.pdf https://www.clsbe.lisboa.ucp.pt/pt-pt/system/files/assets/files/edesporto.pdf https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/4292/1/master_jo%C3%A3o_real_ribeiro.pdf https://www.taxfile.pt/file_bank/news5218_30_1.pdf https://www.statista.com/statistics/1347401/prize-money-distribution-qatar-world-cup/#:~:text=Prize%20money%20at%20the%20FIFA,for%20winning%20the%202022%20tournament.

BIBLIOGRAFIA

https://pt.linkedin.com/pulse/o-desporto-como-fator-de-mundan%C3%A7a-social-fausto-david-pires#:~:text=Gera%20valores%20importantes%2C%20como%20o,%2C%20consequentemente%2C%20a%20cidadania%20ativa. https://www.aepombal.edu.pt/sem-categoria/o-papel-do-desporto-na-sociedade/ file:///C:/Users/ricar/Downloads/15664-Texto%20do%20Trabalho-30118-1-10-20200505.pdf https://pt.slideshare.net/danicarvcosta/especializao-precoce-educao-fisica https://prezi.com/grkhlz9uubay/especializacao-precoce-e-abandono-ou-exclusao-precoce-pafd-12opagd/ https://www.einstein.br/noticias/noticia/o-que-e-o-doping https://www.tuasaude.com/o-que-e-doping-no-esporte/ https://hospitalsantamonica.com.br/quais-sao-os-tipos-de-doping-e-suas-consequencias/ https://blog.bikeregistrada.com.br/perigos-do-doping-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre/#Quais_sao_os_riscos_de_fazer_doping https://ge.globo.com/ciclismo/noticia/lance-armstrong-admite-que-doping-pode-ter-sido-a-causa-do-seu-cancer-nos-testiculos.ghtml https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/01/150126_lance_armstrong_entrevista_rm

BIBLIOGRAFIA

https://trabalhador.pt/verdade-desportiva-o-que-e-objetivos-e-valores/?utm_content=cmp-true#O_que_e_verdade_desportiva https://prezi.com/p/dcy47q131ztf/realidade-desportiva/ https://prezi.com/cy4xjr9lol-x/a-corrupcao-vs-verdade-desportiva/ https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/29357/1/19.04.22%20-%20A%20Corrupção%20Desportiva%20%28Versão%20Final%29%20-%20pdf%20-%20versão%20final.pdf

https://prezi.com/mxofjw4tbz-u/violencia-desportiva-vs-espirito-desportivo/ https://pt.slideshare.net/TomsRodrigues15/fair-play-toms-rodrigues

https://prezi.com/mxofjw4tbz-u/violencia-desportiva-vs-espirito-desportivo/

BIBLIOGRAFIA

Got an idea?

Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions!Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:

  • Visit the Analytics settings;
  • Activate user tracking;
  • Let the communication flow!